O PRESENTE TRABALHO VISA ANALIZAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL AUZANIR LACERDA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM TESTE ACERCA DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS PELOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO FÍSICA, LOTADOS NA REFERIDA ESCOLA E QUE DESENVOLVERAM ESTE TRABALHO. PARA ISSO, UTILIZAMOS COMO BASE REFERENCIAL OS CONHECIMENTOS DE K?HNLEIN EM SUA MONOGRAFIA ''UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE CALOR E TEMPERATURA'' DE 2001 E OS APONTAMENTOS DE KRAUSE E SCHEID EM SEU ARTIGO ''CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE CONCEITOS BÁSICOS DE FÍSICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM CURSO SUPERIOR DA ÁREA TECNOLÓGICA: UM ESTUDO COMPARATIVO'' DE 2018. JÁ PARA O TESTE ANÔNIMO UTILIZAMOS OS TRABALHOS DE LUIZ O. Q. PEDUZZI E S?NIA S. PEDUZZI EM SEU ARTIGO ''O CONCEITO DE FOR?A NO MOVIMENTO E AS DUAS PRIMEIRAS LEIS DE NEWTON'' DE 2004 ALÉM DE ''UM TESTE PARA DETECTAR CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE TÓPICOS INTRODUT?RIOS DE ÉTICA GEOMÉTRICA'' DE 1993 APLICADO POR JOÃO BASTISTA SIQUEIRA HARRES EM DOIS GRUPOS DE ESTUDANTES DO 2º GRAU. ESSA ANÁLISE TORNOU PERCEPTÍVEL A FRAGILIDADE DA APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, UMA VEZ QUE MESMO COM A FAMILIARIZAÇÃO DO ASSUNTO HOUVE UMA DEFICIÊNCIA NAS RESOLUÇÕES DOS TESTES.