ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM BASE NAS OFICINAS MINISTRADAS AO LONGO DA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, TEM POR OBJETIVO DEMONSTRAR UM RELATO ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM SALA DE AULA COM BASE NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO PERCURSO DO PROGRAMA. FORAM REALIZADAS DIVERSAS OFICINAS COM OS ALUNOS, ENTRE ELAS A OFICINA DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS, TEORIZADA E DISCUTIDA A SUA IMPORTÂNCIA AO LONGO DESTA PESQUISA. FOI TAMBÉM FEITO UMA ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO DESTAS OFICINAS PEDAGÓGICAS, ASSIM COMO A CAPTAÇÃO DAS IMPRESSÕES DOS ALUNOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM UMA PERGUNTA NÃO OBJETIVA, NA TENTATIVA DE EXTRAIR AS IMPRESSÕES DOS ALUNOS DE FORMA NATURAL ACERCA DA EXPERIÊNCIA COM O ALUNO RESIDENTE EM SALA DE AULA. FICOU N?TIDO A PARTIR DAS FALAS DOS ALUNOS E A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NAS OFICINAS A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A IMPORTÂNCIA DE SEMPRE UTILIZAR NOVAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS COM OS ALUNOS, POIS HOUVE UMA MAIOR CORRESPONDÊNCIA E OS ALUNOS APRENDERAM O CONTEÚDO PROPOSTO NAS OFICINAS, FAZENDO ASSIM O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS NA RESIDÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS.