Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSCIENTIZAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO DOS AMBIENTES AQUÁTICOS POR PLÁSTICO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIÊNCIAS, PLÁSTICO, MICROPLÁSTICO, MICROPLÁSTICO Pôster (PO) GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64468
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 492
    "inscrito_id" => 378
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSCIENTIZAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO DOS AMBIENTES AQUÁTICOS POR PLÁSTICO"
    "resumo" => "A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL REFERENTE A ELEVADA QUANTIDADE DE PLÁSTICO NOS AMBIENTES AQUÁTICOS ? UMA DAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES ATUAIS NA SOCIEDADE. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICAS REFERENTE A PROBLEMÁTICA DESCRITA. VISANDO INFORMAR OS ALUNOS SOBRE COMO O USO DOS PLÁSTICOS CAUSA PROBLEMAS PARA OS SERES VIVOS E COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA DIMINUIR A DEGRADAÇÃO DO PLANETA ATRAVÉS DO CONSUMO CONSCIENTE, UTILIZANDO MANEIRAS ADEQUADAS DE DESTINAR OS RES?DUOS, RECICLA-LOS E REAPROVEITA-LOS. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OCORRERAM EM UMA TURMA DO 8º ANO, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, ESTA, FOI REALIZADA COM 30 ESTUDANTES, COM FAIXA ET?RIA ENTRE 13 E 15 ANOS, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO - QUEIMADAS, ATRAVÉS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DESTACARAM-SE DUAS QUESTÕES OBJETIVAS. NAS RESPOSTAS SELECIONADAS NA QUESTÃO ?O QUE VOC? FAZ COM O LIXO QUE VOC? PRODUZ??, FOI NOTÓRIO A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A NECESSIDADE DE JOGAR LIXO EM LOCAIS ADEQUADOS, POIS 26 ALUNOS SELECIONARAM QUE JOGAM OS RES?DUOS PLÁSTICOS NO LIXO OU GUARDAM ATÉ ACHAR UM LOCAL ADEQUADO PARA JOGAR, NO ENTANTO, APENAS DOIS ALUNOS OPTARAM PELA OP??O DE COLETA SELETIVA, DEMONSTRANDO A ESCASSEZ DESSA PRÁTICA, E OUTROS DOIS ALUNOS SELECIONARAM QUE NÃO SE PREOCUPAM E JOGAM EM QUALQUER LUGAR. REFERENTE A PERGUNTA ?VOC? SABE O QUE SÃO OS MICROPLÁSTICOS E COMO SÃO PRODUZIDOS??, ESTA QUESTÃO FOI PRODUZIDA PARA DIAGNOSTICAR QUANTOS ALUNOS POSSUÍAM ALGUM CONHECIMENTO SOBRE O QUE DE FATO ? UM MICROPLÁSTICOS, E 80% DA TURMA RESPONDEU QUE NÃO SABIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIÊNCIAS, PLÁSTICO, MICROPLÁSTICO, MICROPLÁSTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID378_20102019233847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL DE ASSIS PONTES"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL DE ASSIS"
    "autor_email" => "raquelassis0122@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64468
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 492
    "inscrito_id" => 378
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSCIENTIZAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO DOS AMBIENTES AQUÁTICOS POR PLÁSTICO"
    "resumo" => "A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL REFERENTE A ELEVADA QUANTIDADE DE PLÁSTICO NOS AMBIENTES AQUÁTICOS ? UMA DAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES ATUAIS NA SOCIEDADE. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICAS REFERENTE A PROBLEMÁTICA DESCRITA. VISANDO INFORMAR OS ALUNOS SOBRE COMO O USO DOS PLÁSTICOS CAUSA PROBLEMAS PARA OS SERES VIVOS E COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA DIMINUIR A DEGRADAÇÃO DO PLANETA ATRAVÉS DO CONSUMO CONSCIENTE, UTILIZANDO MANEIRAS ADEQUADAS DE DESTINAR OS RES?DUOS, RECICLA-LOS E REAPROVEITA-LOS. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OCORRERAM EM UMA TURMA DO 8º ANO, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, ESTA, FOI REALIZADA COM 30 ESTUDANTES, COM FAIXA ET?RIA ENTRE 13 E 15 ANOS, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO - QUEIMADAS, ATRAVÉS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DESTACARAM-SE DUAS QUESTÕES OBJETIVAS. NAS RESPOSTAS SELECIONADAS NA QUESTÃO ?O QUE VOC? FAZ COM O LIXO QUE VOC? PRODUZ??, FOI NOTÓRIO A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A NECESSIDADE DE JOGAR LIXO EM LOCAIS ADEQUADOS, POIS 26 ALUNOS SELECIONARAM QUE JOGAM OS RES?DUOS PLÁSTICOS NO LIXO OU GUARDAM ATÉ ACHAR UM LOCAL ADEQUADO PARA JOGAR, NO ENTANTO, APENAS DOIS ALUNOS OPTARAM PELA OP??O DE COLETA SELETIVA, DEMONSTRANDO A ESCASSEZ DESSA PRÁTICA, E OUTROS DOIS ALUNOS SELECIONARAM QUE NÃO SE PREOCUPAM E JOGAM EM QUALQUER LUGAR. REFERENTE A PERGUNTA ?VOC? SABE O QUE SÃO OS MICROPLÁSTICOS E COMO SÃO PRODUZIDOS??, ESTA QUESTÃO FOI PRODUZIDA PARA DIAGNOSTICAR QUANTOS ALUNOS POSSUÍAM ALGUM CONHECIMENTO SOBRE O QUE DE FATO ? UM MICROPLÁSTICOS, E 80% DA TURMA RESPONDEU QUE NÃO SABIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIÊNCIAS, PLÁSTICO, MICROPLÁSTICO, MICROPLÁSTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID378_20102019233847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL DE ASSIS PONTES"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL DE ASSIS"
    "autor_email" => "raquelassis0122@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL REFERENTE A ELEVADA QUANTIDADE DE PLÁSTICO NOS AMBIENTES AQUÁTICOS ? UMA DAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES ATUAIS NA SOCIEDADE. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICAS REFERENTE A PROBLEMÁTICA DESCRITA. VISANDO INFORMAR OS ALUNOS SOBRE COMO O USO DOS PLÁSTICOS CAUSA PROBLEMAS PARA OS SERES VIVOS E COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA DIMINUIR A DEGRADAÇÃO DO PLANETA ATRAVÉS DO CONSUMO CONSCIENTE, UTILIZANDO MANEIRAS ADEQUADAS DE DESTINAR OS RES?DUOS, RECICLA-LOS E REAPROVEITA-LOS. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OCORRERAM EM UMA TURMA DO 8º ANO, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, ESTA, FOI REALIZADA COM 30 ESTUDANTES, COM FAIXA ET?RIA ENTRE 13 E 15 ANOS, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO - QUEIMADAS, ATRAVÉS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DESTACARAM-SE DUAS QUESTÕES OBJETIVAS. NAS RESPOSTAS SELECIONADAS NA QUESTÃO ?O QUE VOC? FAZ COM O LIXO QUE VOC? PRODUZ??, FOI NOTÓRIO A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A NECESSIDADE DE JOGAR LIXO EM LOCAIS ADEQUADOS, POIS 26 ALUNOS SELECIONARAM QUE JOGAM OS RES?DUOS PLÁSTICOS NO LIXO OU GUARDAM ATÉ ACHAR UM LOCAL ADEQUADO PARA JOGAR, NO ENTANTO, APENAS DOIS ALUNOS OPTARAM PELA OP??O DE COLETA SELETIVA, DEMONSTRANDO A ESCASSEZ DESSA PRÁTICA, E OUTROS DOIS ALUNOS SELECIONARAM QUE NÃO SE PREOCUPAM E JOGAM EM QUALQUER LUGAR. REFERENTE A PERGUNTA ?VOC? SABE O QUE SÃO OS MICROPLÁSTICOS E COMO SÃO PRODUZIDOS??, ESTA QUESTÃO FOI PRODUZIDA PARA DIAGNOSTICAR QUANTOS ALUNOS POSSUÍAM ALGUM CONHECIMENTO SOBRE O QUE DE FATO ? UM MICROPLÁSTICOS, E 80% DA TURMA RESPONDEU QUE NÃO SABIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.