TRABALHO INFANTIL E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O FILME ?OLIVER TWIST?
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64726 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 318 "inscrito_id" => 1043 "titulo" => "TRABALHO INFANTIL E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O FILME ?OLIVER TWIST?" "resumo" => "EM UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSIT?RIA QUE TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL O TRABALHO COM FILMES HISTÓRICOS NO ENSINO DA HISTÓRIA NAS SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA, DESENVOLVEMOS UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA JUNTO AOS JOVENS DE 3 TURMAS DO 8º ANO DA ESCOLA E. E. F. M. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA ABORDOU O TEMA DO TRABALHO INFANTIL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA, A PARTIR DO FILME ?OLIVER TWIST? (DIR. ROMAN POLANSKI, 2005), BASEADO EM LIVRO HOM?NIMO (PUBLICADO EM 1837) DE AUTORIA DE CHARLES DICKENS. A NARRATIVA F?LMICA CONTA A HISTÓRIA DO ÓRFÃO OLIVER E O DILEMA VIVIDO POR ELE NOS ORFANATOS E RUAS DE LONDRES NO PERÍODO VITORIANO, A HISTÓRIA RETRATA AINDA O MOMENTO VIVIDO POR CRIANÇAS E JOVENS ABANDONADOS E EXPLORADOS, VIVENDO ? MARGEM DA SOCIEDADE. A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAR?O E ABRIL DE 2018, SENDO NECESSÁRIA A SELEÇÃO, EDIÇÃO E EXIBI??O DO FILME, CRIAÇÃO DE ROTEIROS COM TÓPICOS DE SENSIBILIZAÇÃO E DISCUSSÃO, BEM COMO DA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM. A TEMÁTICA DO FILME ESCOLHIDO APRESENTOU UM TEOR QUE, POR SI S?, INSTIGOU DEBATES ACALORADOS ENTRE OS ALUNOS, E FOI BEM ACOLHIDA. OS QUAIS DEMONSTRARAM INQUIETAÇÃO DIANTE DOS FATOS HISTÓRICOS APRESENTADOS E FORAM BASTANTE PARTICIPATIVOS. O FILME CONTRIBUIU PARA A MELHOR COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E A CONDIÇÃO DE ÓRFÃO NO PERÍODO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, CONFIRMANDO A CONTRIBUIÇÃO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "TRABALHO INFANTIL, REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ENSINO DE HISTÓRIA, FILMES HISTÓRICOS, FILMES HISTÓRICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID1043_19102019115745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA RAYLA DA COSTA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "JESSICA RAYLA" "autor_email" => "jessicaraylaarruda@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64726 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 318 "inscrito_id" => 1043 "titulo" => "TRABALHO INFANTIL E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O FILME ?OLIVER TWIST?" "resumo" => "EM UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSIT?RIA QUE TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL O TRABALHO COM FILMES HISTÓRICOS NO ENSINO DA HISTÓRIA NAS SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA, DESENVOLVEMOS UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA JUNTO AOS JOVENS DE 3 TURMAS DO 8º ANO DA ESCOLA E. E. F. M. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA ABORDOU O TEMA DO TRABALHO INFANTIL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA, A PARTIR DO FILME ?OLIVER TWIST? (DIR. ROMAN POLANSKI, 2005), BASEADO EM LIVRO HOM?NIMO (PUBLICADO EM 1837) DE AUTORIA DE CHARLES DICKENS. A NARRATIVA F?LMICA CONTA A HISTÓRIA DO ÓRFÃO OLIVER E O DILEMA VIVIDO POR ELE NOS ORFANATOS E RUAS DE LONDRES NO PERÍODO VITORIANO, A HISTÓRIA RETRATA AINDA O MOMENTO VIVIDO POR CRIANÇAS E JOVENS ABANDONADOS E EXPLORADOS, VIVENDO ? MARGEM DA SOCIEDADE. A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAR?O E ABRIL DE 2018, SENDO NECESSÁRIA A SELEÇÃO, EDIÇÃO E EXIBI??O DO FILME, CRIAÇÃO DE ROTEIROS COM TÓPICOS DE SENSIBILIZAÇÃO E DISCUSSÃO, BEM COMO DA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM. A TEMÁTICA DO FILME ESCOLHIDO APRESENTOU UM TEOR QUE, POR SI S?, INSTIGOU DEBATES ACALORADOS ENTRE OS ALUNOS, E FOI BEM ACOLHIDA. OS QUAIS DEMONSTRARAM INQUIETAÇÃO DIANTE DOS FATOS HISTÓRICOS APRESENTADOS E FORAM BASTANTE PARTICIPATIVOS. O FILME CONTRIBUIU PARA A MELHOR COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E A CONDIÇÃO DE ÓRFÃO NO PERÍODO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, CONFIRMANDO A CONTRIBUIÇÃO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "TRABALHO INFANTIL, REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ENSINO DE HISTÓRIA, FILMES HISTÓRICOS, FILMES HISTÓRICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID1043_19102019115745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA RAYLA DA COSTA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "JESSICA RAYLA" "autor_email" => "jessicaraylaarruda@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }