EM UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSIT?RIA QUE TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL O TRABALHO COM FILMES HISTÓRICOS NO ENSINO DA HISTÓRIA NAS SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA, DESENVOLVEMOS UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA JUNTO AOS JOVENS DE 3 TURMAS DO 8º ANO DA ESCOLA E. E. F. M. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA ABORDOU O TEMA DO TRABALHO INFANTIL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA, A PARTIR DO FILME ?OLIVER TWIST? (DIR. ROMAN POLANSKI, 2005), BASEADO EM LIVRO HOM?NIMO (PUBLICADO EM 1837) DE AUTORIA DE CHARLES DICKENS. A NARRATIVA F?LMICA CONTA A HISTÓRIA DO ÓRFÃO OLIVER E O DILEMA VIVIDO POR ELE NOS ORFANATOS E RUAS DE LONDRES NO PERÍODO VITORIANO, A HISTÓRIA RETRATA AINDA O MOMENTO VIVIDO POR CRIANÇAS E JOVENS ABANDONADOS E EXPLORADOS, VIVENDO ? MARGEM DA SOCIEDADE. A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA FOI REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAR?O E ABRIL DE 2018, SENDO NECESSÁRIA A SELEÇÃO, EDIÇÃO E EXIBI??O DO FILME, CRIAÇÃO DE ROTEIROS COM TÓPICOS DE SENSIBILIZAÇÃO E DISCUSSÃO, BEM COMO DA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM. A TEMÁTICA DO FILME ESCOLHIDO APRESENTOU UM TEOR QUE, POR SI S?, INSTIGOU DEBATES ACALORADOS ENTRE OS ALUNOS, E FOI BEM ACOLHIDA. OS QUAIS DEMONSTRARAM INQUIETAÇÃO DIANTE DOS FATOS HISTÓRICOS APRESENTADOS E FORAM BASTANTE PARTICIPATIVOS. O FILME CONTRIBUIU PARA A MELHOR COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E A CONDIÇÃO DE ÓRFÃO NO PERÍODO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, CONFIRMANDO A CONTRIBUIÇÃO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.