O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ABORDAR O CONTEXTO SOCIAL E A BAGAGEM CULTURAL DOS ALUNOS E COMO PODEM CAUSAR IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA, QUE SÃO FATORES PREPONDERANTES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO, ASSIM A PRESENTE PESQUISA BUSCOU, POR MEIO DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) E ATRAVÉS DAS CONCEPÇÕES DO SOCI?LOGO FRANC?S PIERRE BOURDIEU, ANALISAR DE QUE FORMA ESSAS QUESTÕES SE MANIFESTAM EM NOSSAS SALAS DE AULA E COMO O PAPEL DO PROFESSOR ? IMPORTANTE PARA ATENUAR AS DESIGUALDADES CONSEQUENTES DESSES FATORES SOCIAIS E FAMILIARES. O PRESENTE TEXTO VEM AGREGAR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA QUEM BUSCA UMA MELHOR REFLEXÃO DE COMO OCORRE ? INTERFERÊNCIA DO CONTEXTO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E COMO CRIAR POSSIBILIDADES QUE PERMITAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO EDUCANDO.