O PRESENTE ARTIGO VEM TRAZER UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS QUE FAZ PARTE DO CURRÍCULO DE QUÍMICA DO1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA FORMA CONTEXTUALIZADA COM O TEMA GERADOR FOCADO NA ALIMENTAÇÃO. A PARTIR DO LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES PREVIAS DOS ALUNOS, MOSTRAR QUE AS REAÇÕES QUÍMICAS ESTÃO PRESENTES NO NOSSO DIA A DIA E PRINCIPALMENTE NA PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS QUE CONSUMIMOS, TRATANDO TAMBÉM OS MALEF?CIOS DO USO DE FERTILIZANTES DE FORMA INADEQUADA PROPICIANDO DANOS A SAÚDE, A PARTIR DA NOSSA ALIMENTAÇÃO, TRAZER A DISCUSSÃO SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUD?VEL. ESSA SEQUENCIA DIDÁTICA ELABORADA TAMBÉM BUSCA MOSTRAR QUE SE TRABALHANDO COM AULAS EXPERIMENTAIS EXPOSITIVAS MELHORAM SIGNIFICATIVAMENTE O APRENDIZADO E A ATE A CONVIVÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESCOLA. PARA QUE ACONTE?A UMA RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO DO SENSO COMUM, ? NECESSÁRIA UMA INTERMEDIAÇÃO SIGNIFICATIVA PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR. ? IMPORTANTE QUE O PROFESSOR PROVOQUE A PERCEPÇÃO DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO FREIRE (1996) OBSERV?VEIS E MENSUR?VEIS, JÁ QUE OS CONCEITOS TRAZIDOS PARA A SALA DE AULA MUITAS VEZES NÃO SEGUEM ESSE PADRÃO, POIS A PARTIR DA COMPREENSÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS ? TEMÁTICA PROPOSTA, TEM-SE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES BÁSICAS RELATIVAS ? FORMAÇÃO DA CIDADANIA.