ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O ?RG?O COLEGIADO CONSELHO DE CLASSE A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DURANTE UMA DAS ETAPAS DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PARTINDO DA VISÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E SUA EFETIVA APLICAÇÃO NAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS. ALÉM DISSO, FIZEMOS UMA COMPARAÇÃO DE COMO FOI REALIZADA A REUNIÃO DO CONSELHO NA ECI MONTE CARMELO E ECI ASSIS CHATEAUBRIAND, O QUE NOS LEVOU A PERCEBER O EFEITO BEN?FICO DO PROGRAMA NA DIMINUIÇÃO DAS REPROVAÇÕES NAS DISCIPLINAS QUE PARTICIPAM DA RESIDÊNCIA, PRINCIPALMENTE, NO NOSSO CASO, LÍNGUA ESPANHOLA. PARA ISSO, PRECISAMOS ESCLARECER DO QUE SE TRATA O CONSELHO A PARTIR DE VIEGAS (2018), PARA TANTO UTILIZAMOS DA OPINIÃO DE OLIVEIRA E MACHADO [ENTRE 2006 E 2009] QUE TRAZ A IMPLANTAÇÃO DESTA REUNIÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS; LEINDECKER E BASTOS (2009) COM AS ETAPAS: PR?, CONSELHO E P?S PARA QUE HAJA UMA MELHOR EVOLUÇÃO NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS E DA ESCOLA COMO UM TODO.