ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) QUE CONTEMPLA A LITERATURA DE CORDEL COMO RESPEIT?VEL MECANISMO PARA O APRENDIZADO EM SALA DE AULA E DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DE LEITORES. A SD FOI APLICADA PELOS ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID 2018/2020), DO CURSO DE LETRAS ? PORTUGUÊS ? UEPB. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS FORAM CONSULTADOS ALVES (2013), DIEGUES (1977), ROJO (2009), ZILBERMAN (1988), ENTRE OUTROS. A PROPOSTA FOI DIRECIONADA ÀS TURMAS DE 6º ANOS DA ESCOLA E.M.E.F ANTÔNIO VITAL DO RÊGO EM QUEIMADAS - PB. AS ATIVIDADES PROPOSTAS ENVOLVERAM APROXIMAÇÃO AO TEXTO LITERÁRIO DE MANEIRA LÚDICA, POR MEIO DE LEITURAS, DRAMATIZAÇÕES E DECLAMAÇÕES REALIZADAS POR PARTE DOS ALUNOS E PARTICIPANTES DO PROGRAMA PIBID; ALÉM DO CONHECIMENTO DO CONTEXTO HISTÓRICO NO QUAL O CORDEL FORA PRODUZIDO INICIALMENTE. DESSA MANEIRA, AS EXPERIÊNCIAS COM A LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA, FOI CAPAZ DE PROPORCIONAR MELHOR APROPRIAÇÃO DA LEITURA, PROPICIANDO UM NOVO OLHAR PARA O TEXTO, POR PARTE DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, LEVANDO-OS A PERCEBEREM O QUANTO A LITERATURA POPULAR ? VALIOSA PARA A SUA FORMAÇÃO COMO INDIV?DUO QUE ESTIMA E CONHECE A SUA CULTURA.