EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA, E A LEI 10.639/03
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64466 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 232 "titulo" => "EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA, E A LEI 10.639/03" "resumo" => "A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA ? CONSTRUÍDA A PARTIR DA INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES, DOCENTES E A COMUNIDADE ONDE A ESCOLA ESTÁ INSERIDA. NESSE FAZER OS DOCENTES DEVEM RECONHECER OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE OS DISCENTES POSSUEM, VISTO NÃO SEREM TABUAS RASAS, UMA VEZ QUE A COMUNIDADE E A FAM?LIA, TAMBÉM SÃO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM. NESSE PROCESSO O DOCENTE NÃO ? O DETENTOR DO CONHECIMENTO, TÃO POUCO DAS VERDADES ABSOLUTAS, UMA VEZ QUE NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS TUDO ? TRANSIT?RIO, PASS?VEL DE TRANSFORMAÇÕES, CONSTRUÇÕES, RUPTURAS, DESCONTINUIDADES, OU CONTINUIDADES NO TEMPO E NO ESPAÇO, COMO TAMBÉM DE DESCONSTRUÇÃO. OS DOCENTES DEVEM BUSCAR A PARTIR DE TAIS CATEGORIAS UM FAZER PEDAGÓGICO QUE PARTE DA INICIATIVA DISCENTES, DE MODO QUE ESTES ADQUIRAM AUTONOMIA, E O DOCENTE ASSUMA A POSTURA DE COLABORADOR/A DA APRENDIZAGEM E ESTIMULE-OS A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ENSINAR HISTÓRIA A PARTIR DESSA PERSPECTIVA ? POSSIBILITAR AOS DISCENTES A CONSTRUÇÃO DE SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DOS FATOS ESTUDADOS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? O DE DISCORRER SOBRE A MINHA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID); AÇÃO DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RODRIGUES DE CARVALHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB. DURANTE A TRAJETÓRIA INTERVI NAS AULAS DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, E CONTRIBUI COM A DOCENTE TITULAR DO COMPONENTE DE HISTÓRIA DE TAL UNIDADE DE ENSINO. DESTE MODO TRAGO AS EXPERIÊNCIAS COMO DOCENTE NESSA ESCOLA, ONDE MINISTREI AULA SOBRE ?A DESCOLONIZAÇÃO DA ?FRICA?. A ESCOLHA DESSE TEMA SE DEVEU AO FATO DELE FAZER PARTE DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA DA ?FRICA, TEMA OBRIGAT?RIO, CONFORME A LEI 10.639/03. ESSA LEI TORNOU OBRIGAT?RIO O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DO PONTO DE VISTA DO AFROCENTRISMO, RELACIONEI O UNIVERSO AFRICANO COM O QUE A DOCENTE DE HISTÓRIA ENSINOU. PARA ALÉM DA OBRIGATORIEDADE, ENSINAR OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA SE CONSTITUI UMA OPORTUNIDADE DE LEVAR OS DISCENTES A SE RECONHECEREM PARTE DA HISTÓRIA, OU SEJA, AGENTES DE SUA HISTÓRIA, RECONHECER-SE ETNICAMENTE E PERCEBER QUE SUA HISTÓRIA ? PARTE OU ESTÁ INSERIDA NA HISTÓRIA DO BRASIL. ASSIM SENDO ESPERO TER CONTRIBUÍDO COM A FORMAÇÃO ESCOLAR DOS DISCENTES, E, SOBRETUDO, A FORMAÇÃO CIDADÃ, ? MEDIDA QUE ELES TIVERAM ACESSO AO CONHECIMENTOS SOBRE O CONTINENTE AFRICANO. ESPERO A AÇÃO TENHA DESPERTADO NOS DISCENTES O DESEJO POR NOVOS ESTUDOS RELACIONADOS COM A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA_ID232_05112019162021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "jpaulof08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64466 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 232 "titulo" => "EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA, E A LEI 10.639/03" "resumo" => "A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA ? CONSTRUÍDA A PARTIR DA INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES, DOCENTES E A COMUNIDADE ONDE A ESCOLA ESTÁ INSERIDA. NESSE FAZER OS DOCENTES DEVEM RECONHECER OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE OS DISCENTES POSSUEM, VISTO NÃO SEREM TABUAS RASAS, UMA VEZ QUE A COMUNIDADE E A FAM?LIA, TAMBÉM SÃO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM. NESSE PROCESSO O DOCENTE NÃO ? O DETENTOR DO CONHECIMENTO, TÃO POUCO DAS VERDADES ABSOLUTAS, UMA VEZ QUE NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS TUDO ? TRANSIT?RIO, PASS?VEL DE TRANSFORMAÇÕES, CONSTRUÇÕES, RUPTURAS, DESCONTINUIDADES, OU CONTINUIDADES NO TEMPO E NO ESPAÇO, COMO TAMBÉM DE DESCONSTRUÇÃO. OS DOCENTES DEVEM BUSCAR A PARTIR DE TAIS CATEGORIAS UM FAZER PEDAGÓGICO QUE PARTE DA INICIATIVA DISCENTES, DE MODO QUE ESTES ADQUIRAM AUTONOMIA, E O DOCENTE ASSUMA A POSTURA DE COLABORADOR/A DA APRENDIZAGEM E ESTIMULE-OS A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ENSINAR HISTÓRIA A PARTIR DESSA PERSPECTIVA ? POSSIBILITAR AOS DISCENTES A CONSTRUÇÃO DE SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DOS FATOS ESTUDADOS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? O DE DISCORRER SOBRE A MINHA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID); AÇÃO DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RODRIGUES DE CARVALHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB. DURANTE A TRAJETÓRIA INTERVI NAS AULAS DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, E CONTRIBUI COM A DOCENTE TITULAR DO COMPONENTE DE HISTÓRIA DE TAL UNIDADE DE ENSINO. DESTE MODO TRAGO AS EXPERIÊNCIAS COMO DOCENTE NESSA ESCOLA, ONDE MINISTREI AULA SOBRE ?A DESCOLONIZAÇÃO DA ?FRICA?. A ESCOLHA DESSE TEMA SE DEVEU AO FATO DELE FAZER PARTE DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA DA ?FRICA, TEMA OBRIGAT?RIO, CONFORME A LEI 10.639/03. ESSA LEI TORNOU OBRIGAT?RIO O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DO PONTO DE VISTA DO AFROCENTRISMO, RELACIONEI O UNIVERSO AFRICANO COM O QUE A DOCENTE DE HISTÓRIA ENSINOU. PARA ALÉM DA OBRIGATORIEDADE, ENSINAR OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA SE CONSTITUI UMA OPORTUNIDADE DE LEVAR OS DISCENTES A SE RECONHECEREM PARTE DA HISTÓRIA, OU SEJA, AGENTES DE SUA HISTÓRIA, RECONHECER-SE ETNICAMENTE E PERCEBER QUE SUA HISTÓRIA ? PARTE OU ESTÁ INSERIDA NA HISTÓRIA DO BRASIL. ASSIM SENDO ESPERO TER CONTRIBUÍDO COM A FORMAÇÃO ESCOLAR DOS DISCENTES, E, SOBRETUDO, A FORMAÇÃO CIDADÃ, ? MEDIDA QUE ELES TIVERAM ACESSO AO CONHECIMENTOS SOBRE O CONTINENTE AFRICANO. ESPERO A AÇÃO TENHA DESPERTADO NOS DISCENTES O DESEJO POR NOVOS ESTUDOS RELACIONADOS COM A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA_ID232_05112019162021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "jpaulof08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }