Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA, E A LEI 10.639/03

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT-06 – Ensino de História e formação docente
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Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA ? CONSTRUÍDA A PARTIR DA INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES, DOCENTES E A COMUNIDADE ONDE A ESCOLA ESTÁ INSERIDA. NESSE FAZER OS DOCENTES DEVEM RECONHECER OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE OS DISCENTES POSSUEM, VISTO NÃO SEREM TABUAS RASAS, UMA VEZ QUE A COMUNIDADE E A FAM?LIA, TAMBÉM SÃO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM. NESSE PROCESSO O DOCENTE NÃO ? O DETENTOR DO CONHECIMENTO, TÃO POUCO DAS VERDADES ABSOLUTAS, UMA VEZ QUE NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS TUDO ? TRANSIT?RIO, PASS?VEL DE TRANSFORMAÇÕES, CONSTRUÇÕES, RUPTURAS, DESCONTINUIDADES, OU CONTINUIDADES NO TEMPO E NO ESPAÇO, COMO TAMBÉM DE DESCONSTRUÇÃO. OS DOCENTES DEVEM BUSCAR A PARTIR DE TAIS CATEGORIAS UM FAZER PEDAGÓGICO QUE PARTE DA INICIATIVA DISCENTES, DE MODO QUE ESTES ADQUIRAM AUTONOMIA, E O DOCENTE ASSUMA A POSTURA DE COLABORADOR/A DA APRENDIZAGEM E ESTIMULE-OS A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ENSINAR HISTÓRIA A PARTIR DESSA PERSPECTIVA ? POSSIBILITAR AOS DISCENTES A CONSTRUÇÃO DE SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DOS FATOS ESTUDADOS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? O DE DISCORRER SOBRE A MINHA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID); AÇÃO DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RODRIGUES DE CARVALHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB. DURANTE A TRAJETÓRIA INTERVI NAS AULAS DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, E CONTRIBUI COM A DOCENTE TITULAR DO COMPONENTE DE HISTÓRIA DE TAL UNIDADE DE ENSINO. DESTE MODO TRAGO AS EXPERIÊNCIAS COMO DOCENTE NESSA ESCOLA, ONDE MINISTREI AULA SOBRE ?A DESCOLONIZAÇÃO DA ?FRICA?. A ESCOLHA DESSE TEMA SE DEVEU AO FATO DELE FAZER PARTE DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA DA ?FRICA, TEMA OBRIGAT?RIO, CONFORME A LEI 10.639/03. ESSA LEI TORNOU OBRIGAT?RIO O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DO PONTO DE VISTA DO AFROCENTRISMO, RELACIONEI O UNIVERSO AFRICANO COM O QUE A DOCENTE DE HISTÓRIA ENSINOU. PARA ALÉM DA OBRIGATORIEDADE, ENSINAR OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA SE CONSTITUI UMA OPORTUNIDADE DE LEVAR OS DISCENTES A SE RECONHECEREM PARTE DA HISTÓRIA, OU SEJA, AGENTES DE SUA HISTÓRIA, RECONHECER-SE ETNICAMENTE E PERCEBER QUE SUA HISTÓRIA ? PARTE OU ESTÁ INSERIDA NA HISTÓRIA DO BRASIL. ASSIM SENDO ESPERO TER CONTRIBUÍDO COM A FORMAÇÃO ESCOLAR DOS DISCENTES, E, SOBRETUDO, A FORMAÇÃO CIDADÃ, ? MEDIDA QUE ELES TIVERAM ACESSO AO CONHECIMENTOS SOBRE O CONTINENTE AFRICANO. ESPERO A AÇÃO TENHA DESPERTADO NOS DISCENTES O DESEJO POR NOVOS ESTUDOS RELACIONADOS COM A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA.

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