ESTE TRABALHO CONSISTE EM UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, DECORRENTE DO CURSO DE FORMAÇÃO REALIZADO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COORDENADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE ENSINO SUPERIOR (CAPES), ?RG?O DO MINIST?RIO DA EDUCAÇÃO (MEC), EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), COM O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA ? CAMPUS I. O CURSO TEVE COMO OBJETIVO, AMPLIAR E OU CONSTRUIR UM REPERTÓRIO TEÓRICO METODOLÓGICO ACERCA DE ATINENTES ? FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, NA QUAL, ESTE TRABALHO TEM COMO ENFOQUE: A AVALIAÇÃO E OS SEUS INSTRUMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. UTILIZANDO COMO EMBASAMENTO DIVERSOS AUTORES, TAIS COMO: FERNANDES E FREITAS (2008), HOFFMANN (2014), SOBRAL E SALVINO (2015). ATUALMENTE A AVALIAÇÃO ESCOLAR TEM SIDO QUESTIONADA COMO FUNÇÃO ESSENCIALMENTE CLASSIFICATÓRIA E NÃO FORMATIVA. SEGUNDO AS CRÍTICAS, O JULGAMENTO DE VALOR, POSSIBILITARIA QUE SE TOMASSE UMA NOVA DECISÃO SOBRE O QUE SERÁ AVALIADO, TEM SOMENTE A FUNÇÃO DE CLASSIFICAR UTILIZANDO UM PADRÃO DETERMINADO PARA TODOS. ESSA CLASSIFICAÇÃO ? DETERMINADA EM NÚMEROS QUE SOMADAS E DIVIDIDAS SE TORNAM MÍDIAS. DESSE MODO, ENQUANTO CLASSIFICATÓRIA, A AVALIAÇÃO NÃO AUXILIA NA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA. CONCLUI-SE QUE, AO AVALIAR O PROFESSOR DEVE UTILIZAR TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DIVERSIFICADOS, POSSIBILITANDO QUE SE REALIZE A ANÁLISE DE TODO O CAMINHO REALIZADO NO PROCESSO AVALIATIVO, PARA QUE A PARTIR DE ENTÃO SE POSSA AVANÇAR NO PROCESSO EDUCATIVO E MELHORAR O QUE FOI FALHO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.