A DESCOLONIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DOS POVOS INDÍGENA ? IMPRESCIND?VEL NA LUTA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ESSES POVOS. O PRESENTE TRABALHO BUSCA RELACIONAR A CONJUNTURA HISTÓRICA VIOLENTA E COLONIAL DO BRASIL E A CONSTRUÇÃO DESSES MATERIAIS DIDÁTICO. NESSE SENTIDO, A PEDAGOGIA CRÍTICA COMO PR?XIS DA REVOLUÇÃO MARXISTA HUMANISTA SERIA A SUPERAÇÃO DO CAPITALISMO ENQUANTO ESTRUTURA QUE OPRIME OS POVOS INDÍGENAS NA SUA EXPLORAÇÃO ATRAVÉS DA PEDAGOGIA TRADICIONAL. COMO METODOLOGIA, O RAP ? ABORDADO COMO FERRAMENTA DE DIÁLOGO COM A JUVENTUDE BRASILEIRA E OS ESCRITOS DO RAPPER KUNUMI MC PARA TRABALHAR A IDENTIDADE INDÍGENA E A QUESTÃO DA DEMARCAÇÃO DE TERRA. COMO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA TROUXE PAULO FREIRE COM SUA ABORDAGEM PEDAGÓGICA CRITICISTA E A HISTORIADORA ALMEIDA NA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTORIOGRÁFICA SOBRE OS POVOS INDÍGENAS.