Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE HISTÓRIA E A PEDAGOGIA DECOLONIAL: DESCOLONIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS POVOS INDÍGENAS

Palavra-chaves: DECOLONIALIDADE, EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA CRÍTICA, POVOS INDÍGENAS Pôster (PO) GT-06 – Ensino de História e formação docente
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Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A DESCOLONIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DOS POVOS INDÍGENA ? IMPRESCIND?VEL NA LUTA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ESSES POVOS. O PRESENTE TRABALHO BUSCA RELACIONAR A CONJUNTURA HISTÓRICA VIOLENTA E COLONIAL DO BRASIL E A CONSTRUÇÃO DESSES MATERIAIS DIDÁTICO. NESSE SENTIDO, A PEDAGOGIA CRÍTICA COMO PR?XIS DA REVOLUÇÃO MARXISTA HUMANISTA SERIA A SUPERAÇÃO DO CAPITALISMO ENQUANTO ESTRUTURA QUE OPRIME OS POVOS INDÍGENAS NA SUA EXPLORAÇÃO ATRAVÉS DA PEDAGOGIA TRADICIONAL. COMO METODOLOGIA, O RAP ? ABORDADO COMO FERRAMENTA DE DIÁLOGO COM A JUVENTUDE BRASILEIRA E OS ESCRITOS DO RAPPER KUNUMI MC PARA TRABALHAR A IDENTIDADE INDÍGENA E A QUESTÃO DA DEMARCAÇÃO DE TERRA. COMO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA TROUXE PAULO FREIRE COM SUA ABORDAGEM PEDAGÓGICA CRITICISTA E A HISTORIADORA ALMEIDA NA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTORIOGRÁFICA SOBRE OS POVOS INDÍGENAS.

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