O PRESENTE TRABALHO, VEM MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DENTRO DAS INSTITUIÇÕES QUE TIVERAM BOLSISTA INSERIDOS NA MESMA, NESSE CASO ESPEC?FICO, A ESCOLA RODRIGUES DE CARVALHO, SITUADA NA CIDADE DE ARAÇAGI/PB. DESSE MODO, VEM APONTAR PROPOSTA E AÇÕES DE INTERVENÇÃO EM SITUAÇÕES ONDE SE EXISTIA CERTOS PROBLEMAS E ERROS. SENDO ASSIM, FOI TRABALHO O USO DAS TECNOLOGIAS PARA UM MELHOR SUPORTE E INOVAÇÃO NAS AULAS, COM A UTILIZAÇÃO DO RETROPROJETOR, ANTES NÃO USADO COM FREQU?NCIA PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA ESCOLA. ENTENDE-SE QUE ESSE MATERIAL METODOLÓGICO, OFERECE MUITAS OPÇÕES A SEREM TRABALHADAS EM SALA, COMO POR EXEMPLO A EXPOSIÇÃO DE IMAGENS, FILMES, TABELAS, GRÁFICOS, ENTRE VÁRIOS OUTROS QUE O LIVRO DIDÁTICO NÃO CONT?M EM SEU CONTEXTO. ATRELADO ÀS INFORMAÇÕES OBTIDAS NA OBSERVAÇÃO, CONSEGUIU-SE INTRODUZIR NAS AULAS O LÚDICO, COMO FORMA DE INTERVENÇÃO, POIS FOI ANALISADO NESSE MOMENTO, A FALTA DE NOVOS MÉTODOS QUE VIESSEM A CONTRIBUIR COM AS AULAS DE GEOGRAFIA. DESTA FEITA, FOI CONSTRUÍDO E PLANEJADO O USO DE PARÓDIAS E MÚSICAS, CANTADAS E TOCADAS AO VIVO, COM O VIOL?O COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO. OS RESULTADOS DESSAS ATIVIDADES SE DERAM DE FORMA POSITIVA, MELHORANDO A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO, CONTRIBUINDO PARA UM MAIOR INTERESSE NAS AULAS, E UMA MAIOR AFINIDADE COM O PROFESSOR, AFINIDADE ESSA TRABALHA DE FORMA MODERADA E PROFISSIONAL.