O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS DIFICULDADES DE UM PROFESSOR INICIANTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA, AVALIANDO O DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS PROGRAMADOS, A INFRAESTRUTURA DA ESCOLA, OS RECURSOS DISPONÍVEIS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. A INTENÇÃO FOI VERIFICAR SE A ESCOLA DÁ O SUPORTE QUE O PROFESSOR NECESSITA PARA UM BOM DESEMPENHO DE SUAS AULAS, BEM COMO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS. ESTE ARTIGO REFERE-SE AOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE BASE EMPÍRICA E NATUREZA QUALITATIVA, BASEADO NO MÉTODO OBSERVACIONAL, NO QUAL FOI DIRECIONADO A ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE QUEIMADAS-PB. DE ACORDO COM AS OBSERVAÇÕES FEITAS E DEVIDAMENTE ANALISADAS, ? POSSÍVEL CONSIDERAR QUE HAJA NECESSIDADE DE MUDANÇAS, NO SENTIDO DE MELHORAR A QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA EM QUESTÃO, ASSIM COMO O INCENTIVO DE PROGRAMAS DE ATUAÇÃO DOCENTE DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL.