A PRÁTICA DA ESCRITA EM SALA DE AULA ? UMA ATIVIDADE QUE BUSCA CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE ? COMPETÊNCIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL DOS MAIS DIVERSOS GÊNEROS. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA AULA DE PRODUÇÃO TEXTUAL, DESENVOLVIDA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE TEM POR OBJETIVO CONDUZIR OS ALUNOS PARA A DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE UM TEMA PROPOSTO NA AULA, A FIM DE QUE, APÓS A DISCUSSÃO TEMÁTICA, PRODUZAM UMA REDAÇÃO QUE ATENDA ? TIPOLOGIA TEXTUAL ESPERADA PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). NOSSA PESQUISA TEM POR BASE OS ESTUDOS TEÓRICOS DE ANTUNES (2003) E GERALDI (2012), SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, E, NESSE CASO, SOBRE A PRÁTICA DA ESCRITA, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS DO NOSSO TRABALHO AFIRMAM QUE, A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL ? UMA ATIVIDADE IMPRESCIND?VEL NO PROCESSO EDUCACIONAL DOS ALUNOS, QUE VISA ? PREPARAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA A COMUNICAÇÃO EM DIVERSAS SITUAÇÕES SOCIAIS, SEJAM ELAS ORAIS OU ESCRITAS. ASSIM, A ATUAÇÃO DOS LICENCIANDOS NO ÂMBITO DA ESCOLA, ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM SIDO UM CONTRIBUINTE NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO COM A DOCÊNCIA, ENQUANTO PROFESSORES EM FORMAÇÃO.