PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DE SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64645 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 430 "inscrito_id" => 663 "titulo" => "PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DE SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A PRÁTICA DA ESCRITA EM SALA DE AULA ? UMA ATIVIDADE QUE BUSCA CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE ? COMPETÊNCIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL DOS MAIS DIVERSOS GÊNEROS. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA AULA DE PRODUÇÃO TEXTUAL, DESENVOLVIDA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE TEM POR OBJETIVO CONDUZIR OS ALUNOS PARA A DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE UM TEMA PROPOSTO NA AULA, A FIM DE QUE, APÓS A DISCUSSÃO TEMÁTICA, PRODUZAM UMA REDAÇÃO QUE ATENDA ? TIPOLOGIA TEXTUAL ESPERADA PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). NOSSA PESQUISA TEM POR BASE OS ESTUDOS TEÓRICOS DE ANTUNES (2003) E GERALDI (2012), SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, E, NESSE CASO, SOBRE A PRÁTICA DA ESCRITA, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS DO NOSSO TRABALHO AFIRMAM QUE, A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL ? UMA ATIVIDADE IMPRESCIND?VEL NO PROCESSO EDUCACIONAL DOS ALUNOS, QUE VISA ? PREPARAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA A COMUNICAÇÃO EM DIVERSAS SITUAÇÕES SOCIAIS, SEJAM ELAS ORAIS OU ESCRITAS. ASSIM, A ATUAÇÃO DOS LICENCIANDOS NO ÂMBITO DA ESCOLA, ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM SIDO UM CONTRIBUINTE NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO COM A DOCÊNCIA, ENQUANTO PROFESSORES EM FORMAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "SALA DE AULA, PRODUÇÃO TEXTUAL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID663_19102019214741.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FERNANDES DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "GABRIEL FERNANDES " "autor_email" => "gabrisfernandes13@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64645 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 430 "inscrito_id" => 663 "titulo" => "PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DE SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A PRÁTICA DA ESCRITA EM SALA DE AULA ? UMA ATIVIDADE QUE BUSCA CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE ? COMPETÊNCIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL DOS MAIS DIVERSOS GÊNEROS. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA AULA DE PRODUÇÃO TEXTUAL, DESENVOLVIDA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE TEM POR OBJETIVO CONDUZIR OS ALUNOS PARA A DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE UM TEMA PROPOSTO NA AULA, A FIM DE QUE, APÓS A DISCUSSÃO TEMÁTICA, PRODUZAM UMA REDAÇÃO QUE ATENDA ? TIPOLOGIA TEXTUAL ESPERADA PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). NOSSA PESQUISA TEM POR BASE OS ESTUDOS TEÓRICOS DE ANTUNES (2003) E GERALDI (2012), SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, E, NESSE CASO, SOBRE A PRÁTICA DA ESCRITA, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS DO NOSSO TRABALHO AFIRMAM QUE, A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL ? UMA ATIVIDADE IMPRESCIND?VEL NO PROCESSO EDUCACIONAL DOS ALUNOS, QUE VISA ? PREPARAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA A COMUNICAÇÃO EM DIVERSAS SITUAÇÕES SOCIAIS, SEJAM ELAS ORAIS OU ESCRITAS. ASSIM, A ATUAÇÃO DOS LICENCIANDOS NO ÂMBITO DA ESCOLA, ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM SIDO UM CONTRIBUINTE NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO COM A DOCÊNCIA, ENQUANTO PROFESSORES EM FORMAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "SALA DE AULA, PRODUÇÃO TEXTUAL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID663_19102019214741.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FERNANDES DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "GABRIEL FERNANDES " "autor_email" => "gabrisfernandes13@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }