Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DO SIL?NCIO ? POTENCIALIZAÇÃO DA VOZ DO ALUNO: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO DIÁRIO PESSOAL

Palavra-chaves: ALUNO, SILENCIAMENTO, VOZ, ESCRITA, ESCRITA Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64463
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 438
    "inscrito_id" => 631
    "titulo" => "DO SIL?NCIO ? POTENCIALIZAÇÃO DA VOZ DO ALUNO: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO DIÁRIO PESSOAL"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA RESULTA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO EXERCÍCIO DA REGÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM QUE FOI POSSÍVEL OBSERVARMOS A DIFICULDADE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS TIVERAM EM SE POSICIONAR ORALMENTE NAS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), FREIRE (2009), FERRAREZI  (2014), ENTRE OUTROS. DURANTE A VIVÊNCIA,  APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE OITO ENCONTROS QUE ABRIA ESPAÇOS PARA DEBATES E REFLEXÕES, E GRADUALMENTE INCENTIVAVA OS ALUNOS A DAR VAZ?O AO PENSAMENTO SE POSICIONANDO E INTERAGINDO NA SALA DE AULA. DESSA FORMA, DEPREENDEMOS QUE NA MAIORIA DAS VEZES, OS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO NEM SEMPRE TÊM SUAS VOZES VALORIZADAS, O QUE OS LEVA A CRER QUE SUAS OPINIÕES NÃO TÊM VALOR OU IMPORTÂNCIA NA SALA DE AULA E CONSEQUENTEMENTE PARA A ESCOLA. ENTRETANTO, NO DECORRER DA REGÊNCIA FOI POSSÍVEL NOTAR OS AVANÇOS DOS ALUNOS. DESSE MODO, INFERIMOS QUE CABE AO PROFESSOR PROPORCIONAR MEIOS PARA QUE OS DISCENTES ARGUMENTEM, SE POSICIONEM, SEJAM ATIVOS E PROTAGONISTAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ALUNO, SILENCIAMENTO, VOZ, ESCRITA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID631_19102019222657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALUIZIA PESSOA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ALUIZIA ARAUJO"
    "autor_email" => "aluiziaaraujo07@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64463
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 438
    "inscrito_id" => 631
    "titulo" => "DO SIL?NCIO ? POTENCIALIZAÇÃO DA VOZ DO ALUNO: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO DIÁRIO PESSOAL"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA RESULTA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO EXERCÍCIO DA REGÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM QUE FOI POSSÍVEL OBSERVARMOS A DIFICULDADE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS TIVERAM EM SE POSICIONAR ORALMENTE NAS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), FREIRE (2009), FERRAREZI  (2014), ENTRE OUTROS. DURANTE A VIVÊNCIA,  APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE OITO ENCONTROS QUE ABRIA ESPAÇOS PARA DEBATES E REFLEXÕES, E GRADUALMENTE INCENTIVAVA OS ALUNOS A DAR VAZ?O AO PENSAMENTO SE POSICIONANDO E INTERAGINDO NA SALA DE AULA. DESSA FORMA, DEPREENDEMOS QUE NA MAIORIA DAS VEZES, OS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO NEM SEMPRE TÊM SUAS VOZES VALORIZADAS, O QUE OS LEVA A CRER QUE SUAS OPINIÕES NÃO TÊM VALOR OU IMPORTÂNCIA NA SALA DE AULA E CONSEQUENTEMENTE PARA A ESCOLA. ENTRETANTO, NO DECORRER DA REGÊNCIA FOI POSSÍVEL NOTAR OS AVANÇOS DOS ALUNOS. DESSE MODO, INFERIMOS QUE CABE AO PROFESSOR PROPORCIONAR MEIOS PARA QUE OS DISCENTES ARGUMENTEM, SE POSICIONEM, SEJAM ATIVOS E PROTAGONISTAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ALUNO, SILENCIAMENTO, VOZ, ESCRITA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID631_19102019222657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALUIZIA PESSOA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ALUIZIA ARAUJO"
    "autor_email" => "aluiziaaraujo07@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA RESULTA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO EXERCÍCIO DA REGÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM QUE FOI POSSÍVEL OBSERVARMOS A DIFICULDADE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS TIVERAM EM SE POSICIONAR ORALMENTE NAS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), FREIRE (2009), FERRAREZI (2014), ENTRE OUTROS. DURANTE A VIVÊNCIA, APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE OITO ENCONTROS QUE ABRIA ESPAÇOS PARA DEBATES E REFLEXÕES, E GRADUALMENTE INCENTIVAVA OS ALUNOS A DAR VAZ?O AO PENSAMENTO SE POSICIONANDO E INTERAGINDO NA SALA DE AULA. DESSA FORMA, DEPREENDEMOS QUE NA MAIORIA DAS VEZES, OS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO NEM SEMPRE TÊM SUAS VOZES VALORIZADAS, O QUE OS LEVA A CRER QUE SUAS OPINIÕES NÃO TÊM VALOR OU IMPORTÂNCIA NA SALA DE AULA E CONSEQUENTEMENTE PARA A ESCOLA. ENTRETANTO, NO DECORRER DA REGÊNCIA FOI POSSÍVEL NOTAR OS AVANÇOS DOS ALUNOS. DESSE MODO, INFERIMOS QUE CABE AO PROFESSOR PROPORCIONAR MEIOS PARA QUE OS DISCENTES ARGUMENTEM, SE POSICIONEM, SEJAM ATIVOS E PROTAGONISTAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.