NOSSO TRABALHO TEM A FINALIDADE DE RELATAR NOSSA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DESDE A ETAPA INICIAL DE FORMAÇÃO ATÉ A ETAPA DE INTERVENÇÃO, E, A PARTIR DA?, FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. NOSSO INTUITO NÃO ? DE FAZER JULGAMENTOS, MAS ANALISAR SE NO ENSINO DE LÍNGUA HÁ UMA PREOCUPAÇÃO EM TRABALHAR E DESENVOLVER HABILIDADES ORAIS, AUDITIVAS, ESCRITAS E DE INTERPRETAÇÃO, DE MODO QUE AS AULAS SE TORNEM MAIS DIVERSIFICADAS E ABRANGENTES. NÃO PRETENDEMOS MUDAR TUDO QUE JÁ VEM SENDO FEITO, MAS ALMEJAMOS AJUDAR NO APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM DE ELE. A PARTIR DAS QUESTÕES COLOCADAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO NAS ESCOLAS, COMEÇAMOS A CRIAR EXPECTATIVAS SOBRE COMO PODER?AMOS, POSTERIORMENTE, AJUDAR A TORNAR AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA MAIS DINÂMICAS E DIVERSIFICADAS. PORÉM, AO INICIARMOS AS INTERVENÇÕES E NOS COLOCARMOS NO LUGAR DE PROFESSORAS, NOTAMOS O QUANTO ? COMPLEXO ESSE TRABALHO, DESDE O PLANEJAMENTO DE UMA AULA ATÉ SUA EXECUÇÃO ? NEM SEMPRE UM MÉTODO DE ENSINO SE APLICA A TODAS AS TURMAS OU A TODOS OS ALUNOS, CADA UM TEM SUA PECULIARIDADE E ISTO DEVE SER LEVADO EM CONTA NO MOMENTO DE PREPARAÇÃO. NESSE SENTIDO, NOSSA REFLEXÃO PAUTA-AS NA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E EM NOSSA INTERVENÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO DE OLIVEIRA CHAVES, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO-PB.