Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GEOMETRIA ANALÍTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64476
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 162
    "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => """
      O OBJETIVO DESTA PESQUISA ? INVESTIGAR COMO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PODE\r\n
      CONTRIBUIR PARA INSERÇÃO DE CONHECIMENTOS DE GEOMETRIA ANALITICA NA ESCOLA BASICA. COMO\r\n
      SUJEITOS, FOI UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA, NA\r\n
      CIDADE DE ZABEL?-PB, TENDO COMO AMBIENTE DE INTERVENÇÃO A PRÓPRIA SALA DE AULA. TAL\r\n
      PESQUISA SE DESENVOLVEU A PARTIR DA NOSSA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA\r\n
      PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA, QUE ? ESTIMULADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL\r\n
      SUPERIOR (CAPES), NA ESCOLA PROFESSORA MARIA CELESTE DO NASCIMENTO. NOSSO TRABALHO PARTE\r\n
      DA CONCEPÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO, DE ACORDO COM\r\n
      VAN DE WALLE (2009) ESSA DIMENSÃO COMPREENDE QUE TODA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PASSA\r\n
      PELO PROCESSO DE RESOLVER PROBLEMAS. A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA NÓS PLANEJAMOS E\r\n
      REALIZAMOS TRÊS ENCONTROS, ONDE FOI APLICADO DUAS SITUAÇÕES PROBLEMA, A PRIMEIRA COM O INTUITO\r\n
      DE INTRODUZIR O CONTEÚDO E A SEGUNDA COMO VERIFICAÇÃO DO PROCESSO. NESTE TRABALHO\r\n
      APRESENTAREMOS APENAS OS RESULTADOS DA PRIMEIRA PARTE. O CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA APLICAÇÃO\r\n
      DAS SITUAÇÕES PROBLEMA FOI INTERSEC??O ENTRE DUAS RETAS. AO TÉRMINO DOS ENCONTROS OBSERVAMOS\r\n
      QUE OS ALUNOS APRESENTARAM ALGUMAS DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO DA SITUAÇÕES PROBLEMA\r\n
      DEVIDO SUA POUCA FAMILIARIDADE COM A METODOLOGIA UTILIZADA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GEOMETRIA ANALÍTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID162_19102019113634.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS FELIX DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JONAS FELIX"
    "autor_email" => "jonas-felix-oneboy@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64476
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 162
    "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => """
      O OBJETIVO DESTA PESQUISA ? INVESTIGAR COMO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PODE\r\n
      CONTRIBUIR PARA INSERÇÃO DE CONHECIMENTOS DE GEOMETRIA ANALITICA NA ESCOLA BASICA. COMO\r\n
      SUJEITOS, FOI UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA, NA\r\n
      CIDADE DE ZABEL?-PB, TENDO COMO AMBIENTE DE INTERVENÇÃO A PRÓPRIA SALA DE AULA. TAL\r\n
      PESQUISA SE DESENVOLVEU A PARTIR DA NOSSA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA\r\n
      PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA, QUE ? ESTIMULADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL\r\n
      SUPERIOR (CAPES), NA ESCOLA PROFESSORA MARIA CELESTE DO NASCIMENTO. NOSSO TRABALHO PARTE\r\n
      DA CONCEPÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO, DE ACORDO COM\r\n
      VAN DE WALLE (2009) ESSA DIMENSÃO COMPREENDE QUE TODA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PASSA\r\n
      PELO PROCESSO DE RESOLVER PROBLEMAS. A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA NÓS PLANEJAMOS E\r\n
      REALIZAMOS TRÊS ENCONTROS, ONDE FOI APLICADO DUAS SITUAÇÕES PROBLEMA, A PRIMEIRA COM O INTUITO\r\n
      DE INTRODUZIR O CONTEÚDO E A SEGUNDA COMO VERIFICAÇÃO DO PROCESSO. NESTE TRABALHO\r\n
      APRESENTAREMOS APENAS OS RESULTADOS DA PRIMEIRA PARTE. O CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA APLICAÇÃO\r\n
      DAS SITUAÇÕES PROBLEMA FOI INTERSEC??O ENTRE DUAS RETAS. AO TÉRMINO DOS ENCONTROS OBSERVAMOS\r\n
      QUE OS ALUNOS APRESENTARAM ALGUMAS DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO DA SITUAÇÕES PROBLEMA\r\n
      DEVIDO SUA POUCA FAMILIARIDADE COM A METODOLOGIA UTILIZADA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, GEOMETRIA ANALÍTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID162_19102019113634.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS FELIX DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JONAS FELIX"
    "autor_email" => "jonas-felix-oneboy@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESTA PESQUISA ? INVESTIGAR COMO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PODE CONTRIBUIR PARA INSERÇÃO DE CONHECIMENTOS DE GEOMETRIA ANALITICA NA ESCOLA BASICA. COMO SUJEITOS, FOI UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA, NA CIDADE DE ZABEL?-PB, TENDO COMO AMBIENTE DE INTERVENÇÃO A PRÓPRIA SALA DE AULA. TAL PESQUISA SE DESENVOLVEU A PARTIR DA NOSSA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA, QUE ? ESTIMULADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), NA ESCOLA PROFESSORA MARIA CELESTE DO NASCIMENTO. NOSSO TRABALHO PARTE DA CONCEPÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO, DE ACORDO COM VAN DE WALLE (2009) ESSA DIMENSÃO COMPREENDE QUE TODA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PASSA PELO PROCESSO DE RESOLVER PROBLEMAS. A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA NÓS PLANEJAMOS E REALIZAMOS TRÊS ENCONTROS, ONDE FOI APLICADO DUAS SITUAÇÕES PROBLEMA, A PRIMEIRA COM O INTUITO DE INTRODUZIR O CONTEÚDO E A SEGUNDA COMO VERIFICAÇÃO DO PROCESSO. NESTE TRABALHO APRESENTAREMOS APENAS OS RESULTADOS DA PRIMEIRA PARTE. O CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA APLICAÇÃO DAS SITUAÇÕES PROBLEMA FOI INTERSEC??O ENTRE DUAS RETAS. AO TÉRMINO DOS ENCONTROS OBSERVAMOS QUE OS ALUNOS APRESENTARAM ALGUMAS DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO DA SITUAÇÕES PROBLEMA DEVIDO SUA POUCA FAMILIARIDADE COM A METODOLOGIA UTILIZADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.