A PRESENTE REFLEXÃO TEM PROP?SITO DE CONTRIBUIR COM O DEBATE DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO ENSINO E DA DESMISTIFICAÇÃO SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS NO ÂMBITO ESCOLAR. DESTE MODO, CONSIDERAMOS IMPORTANTE O ESTUDO PARA MOSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DO CONTEÚDO BRINCADEIRAS E JOGOS E SEUS GANHOS NA VIDA DE UMA CRIANÇA, TAIS COMO: COORDENAÇÃO MOTORA, BEM ESTAR, DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL E DISCERNIMENTO SOBRE O QUE ? COMPETIR E COOPERAR, ALÉM DE RESGATAR SUAS MEMÓRIAS PARA COM SUAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS, COMO POR EXEMPLO, AS BRINCADEIRAS POPULARES. POR ISSO, UTILIZAMOS UMA PESQUISA DE CAMPO TRANSVERSAL, EM QUE FOI ANALISADA A ATUAÇÃO DE DUAS TURMAS DO PR? II DO ENSINO INFANTIL DE UMA ESCOLA SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, NA QUAL FORAM AVALIADAS AS HABILIDADES MOTORAS DAS CRIANÇAS ASSIM PRESENTES, O EMPENHO E DESENVOLVIMENTO LÚDICO DESTAS, DESENVOLTURA SOBRE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS COLEGAS.