NESSE TRABALHO, DELIBERAREMOS E FAREMOS UMA CRÍTICA AO ENSINO DE FILOSOFIA QUE SE VOLVE SOMENTE AO ?CL?SSICO?, ESTE ÚLTIMO QUE NEGA QUALQUER OUTRO TIPO DE ACEPÇÃO QUE NÃO A SUA. ASSIM, PARTIREMOS DA ANÁLISE DE ALGUNS TEXTOS QUE SÃO A BASE E QUE ORIENTAM O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL, DE MODO QUE MOSTRAREMOS COMO ESSES TEXTOS MORMENTE OLVIDAM AS FILOSOFIAS QUE NÃO SÃO EUROPEIA/ESTADUNIDENSE. POR FIM, TRATAREMOS DE ALGUMAS FILOSOFIAS QUE SÃO TIDAS COMO MERO PENSAMENTO, MAS QUE SÃO TÃO GENU?NAS QUANTO OS ?CL?SSICOS?. POR ÚLTIMO, LABORAREMOS ACERCA DA SUMIDADE DO VOLVER PARA TUDO AQUILO QUE QUER DIZER ALGO DO MUNDO, E DISSO MESMO COMO SUBSTRATO PARA QUE EM SALA DE AULA SEJA POSSÍVEL CRIAR NOVAS FORMAS DE VISLUMBRAR A REALIDADE.