Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CRÍTICA AO ESTUDO E AO ENSINO DE FILOSOFIA ENQUANTO VOLVER SOMENTE AO CL?SSICO EUROPEU, E O ASSERIR SOBRE O ANTOLHAR OUTRAS FORMAS DE FILOSOFAR

Palavra-chaves: FILOSOFIAS MARGINAIS, CRÍTICA AO EUROCENTRISMO, EDUCAÇÃO, ENSINO Pôster (PO) GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64446
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "CRÍTICA AO ESTUDO E AO ENSINO DE FILOSOFIA ENQUANTO VOLVER SOMENTE AO CL?SSICO EUROPEU, E O ASSERIR SOBRE O ANTOLHAR OUTRAS FORMAS DE FILOSOFAR"
    "resumo" => "NESSE TRABALHO, DELIBERAREMOS E FAREMOS UMA CRÍTICA AO ENSINO DE FILOSOFIA QUE SE VOLVE SOMENTE AO ?CL?SSICO?, ESTE ÚLTIMO QUE NEGA QUALQUER OUTRO TIPO DE ACEPÇÃO QUE NÃO A SUA. ASSIM, PARTIREMOS DA ANÁLISE DE ALGUNS TEXTOS QUE SÃO A BASE E QUE ORIENTAM O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL, DE MODO QUE MOSTRAREMOS COMO ESSES TEXTOS MORMENTE OLVIDAM AS FILOSOFIAS QUE NÃO SÃO EUROPEIA/ESTADUNIDENSE. POR FIM, TRATAREMOS DE ALGUMAS FILOSOFIAS QUE SÃO TIDAS COMO MERO PENSAMENTO, MAS QUE SÃO TÃO GENU?NAS QUANTO OS ?CL?SSICOS?. POR ÚLTIMO, LABORAREMOS ACERCA DA SUMIDADE DO VOLVER PARA TUDO AQUILO QUE QUER DIZER ALGO DO MUNDO, E DISSO MESMO COMO SUBSTRATO PARA QUE EM SALA DE AULA SEJA POSSÍVEL CRIAR NOVAS FORMAS DE VISLUMBRAR A REALIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "FILOSOFIAS MARGINAIS, CRÍTICA AO EUROCENTRISMO, EDUCAÇÃO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA19_ID181_17102019110408.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NALBERTY MEDEIROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NALBERTY "
    "autor_email" => "nnalbertyy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64446
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "CRÍTICA AO ESTUDO E AO ENSINO DE FILOSOFIA ENQUANTO VOLVER SOMENTE AO CL?SSICO EUROPEU, E O ASSERIR SOBRE O ANTOLHAR OUTRAS FORMAS DE FILOSOFAR"
    "resumo" => "NESSE TRABALHO, DELIBERAREMOS E FAREMOS UMA CRÍTICA AO ENSINO DE FILOSOFIA QUE SE VOLVE SOMENTE AO ?CL?SSICO?, ESTE ÚLTIMO QUE NEGA QUALQUER OUTRO TIPO DE ACEPÇÃO QUE NÃO A SUA. ASSIM, PARTIREMOS DA ANÁLISE DE ALGUNS TEXTOS QUE SÃO A BASE E QUE ORIENTAM O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL, DE MODO QUE MOSTRAREMOS COMO ESSES TEXTOS MORMENTE OLVIDAM AS FILOSOFIAS QUE NÃO SÃO EUROPEIA/ESTADUNIDENSE. POR FIM, TRATAREMOS DE ALGUMAS FILOSOFIAS QUE SÃO TIDAS COMO MERO PENSAMENTO, MAS QUE SÃO TÃO GENU?NAS QUANTO OS ?CL?SSICOS?. POR ÚLTIMO, LABORAREMOS ACERCA DA SUMIDADE DO VOLVER PARA TUDO AQUILO QUE QUER DIZER ALGO DO MUNDO, E DISSO MESMO COMO SUBSTRATO PARA QUE EM SALA DE AULA SEJA POSSÍVEL CRIAR NOVAS FORMAS DE VISLUMBRAR A REALIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "FILOSOFIAS MARGINAIS, CRÍTICA AO EUROCENTRISMO, EDUCAÇÃO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA19_ID181_17102019110408.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NALBERTY MEDEIROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NALBERTY "
    "autor_email" => "nnalbertyy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

NESSE TRABALHO, DELIBERAREMOS E FAREMOS UMA CRÍTICA AO ENSINO DE FILOSOFIA QUE SE VOLVE SOMENTE AO ?CL?SSICO?, ESTE ÚLTIMO QUE NEGA QUALQUER OUTRO TIPO DE ACEPÇÃO QUE NÃO A SUA. ASSIM, PARTIREMOS DA ANÁLISE DE ALGUNS TEXTOS QUE SÃO A BASE E QUE ORIENTAM O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL, DE MODO QUE MOSTRAREMOS COMO ESSES TEXTOS MORMENTE OLVIDAM AS FILOSOFIAS QUE NÃO SÃO EUROPEIA/ESTADUNIDENSE. POR FIM, TRATAREMOS DE ALGUMAS FILOSOFIAS QUE SÃO TIDAS COMO MERO PENSAMENTO, MAS QUE SÃO TÃO GENU?NAS QUANTO OS ?CL?SSICOS?. POR ÚLTIMO, LABORAREMOS ACERCA DA SUMIDADE DO VOLVER PARA TUDO AQUILO QUE QUER DIZER ALGO DO MUNDO, E DISSO MESMO COMO SUBSTRATO PARA QUE EM SALA DE AULA SEJA POSSÍVEL CRIAR NOVAS FORMAS DE VISLUMBRAR A REALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.