FORMAÇÃO DOCENTE: OS DESAFIOS DA PRÁTICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64502 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 495 "inscrito_id" => 985 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: OS DESAFIOS DA PRÁTICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO, TEM POR OBJETIVO GERAL DESENVOLVER UMA ABORDAGEM ? RESPEITO DA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA E DE SUAS DIFICULDADES EM ALFABETIZAR. TENDO COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS, COMPREENDER COMO LIDA COM EVENTUAIS DIFICULDADES E OBSERVAR QUE PROVIDÊNCIAS O (A)S PROFESSORES (A)S ALFABETIZADORES (A)S TOMAM A PARTIR DO SURGIMENTO DAS MESMAS. ENTRETANTO, ESSE ESTUDO CENTRA-SE NUMA PESQUISA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA, DO TIPO DE PESQUISA QUE ENVOLVE UMA ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE AROEIRAS-PB, ONDE PROCURAMOS COMPREENDER QUAIS AS REFLEXÕES QUE A MESMA TEM SOBRE O QUE VEM A SER ?ALFABETIZAÇÃO?, E QUAIS AS DIFICULDADES QUE ENCONTRA PARA ALFABETIZAR, JÁ QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO INDIV?DUO ? BASTANTE COMPLEXO, E QUE EXIGE UMA MAIOR ATENÇÃO E DEDICAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A) PARA QUE ASSIM O MESMO SEJA INSERIDO NO MUNDO DA LEITURA. COMO APORTE TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE KLEIMAN (2001) PARA UMA COMPREENSÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE A TEMÁTICA ALFABETIZAÇÃO; CARVALHO (S.D) QUE POSSIBILITOU UMA COMPREENSÃO SOBRE OS PERFIS DE EDUCADORES, E AS COLABORAÇÕES DE BRAGAGNOLO (S.D) QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE SE ATENTAR PARA OS DIFERENTES CONTEXTOS, COM OS QUAIS OS PROFESSORES LIDAM COTIDIANAMENTE. ENTRETANTO, A PARTIR DESSA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONSTATAR A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS (AS) PROFESSORES (AS) E QUE BUSQUE ATENDER AS NECESSIDADES DOS ALUNOS DE ACORDO COM SUAS PARTICULARIDADES, PROMOVENDO ASSIM A INCLUSÃO DE TODOS NO ÂMBITO DA SALA DE AULA, INDEPENDENTE DE SUAS DIFICULDADES E CRIANDO SUBS?DIOS PARA ISSO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID985_21102019000153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAMIRES RAMOS LACERDA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES LACERDA" "autor_email" => "tamireslacerda16@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64502 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 495 "inscrito_id" => 985 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: OS DESAFIOS DA PRÁTICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO, TEM POR OBJETIVO GERAL DESENVOLVER UMA ABORDAGEM ? RESPEITO DA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA E DE SUAS DIFICULDADES EM ALFABETIZAR. TENDO COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS, COMPREENDER COMO LIDA COM EVENTUAIS DIFICULDADES E OBSERVAR QUE PROVIDÊNCIAS O (A)S PROFESSORES (A)S ALFABETIZADORES (A)S TOMAM A PARTIR DO SURGIMENTO DAS MESMAS. ENTRETANTO, ESSE ESTUDO CENTRA-SE NUMA PESQUISA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA, DO TIPO DE PESQUISA QUE ENVOLVE UMA ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE AROEIRAS-PB, ONDE PROCURAMOS COMPREENDER QUAIS AS REFLEXÕES QUE A MESMA TEM SOBRE O QUE VEM A SER ?ALFABETIZAÇÃO?, E QUAIS AS DIFICULDADES QUE ENCONTRA PARA ALFABETIZAR, JÁ QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO INDIV?DUO ? BASTANTE COMPLEXO, E QUE EXIGE UMA MAIOR ATENÇÃO E DEDICAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A) PARA QUE ASSIM O MESMO SEJA INSERIDO NO MUNDO DA LEITURA. COMO APORTE TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE KLEIMAN (2001) PARA UMA COMPREENSÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE A TEMÁTICA ALFABETIZAÇÃO; CARVALHO (S.D) QUE POSSIBILITOU UMA COMPREENSÃO SOBRE OS PERFIS DE EDUCADORES, E AS COLABORAÇÕES DE BRAGAGNOLO (S.D) QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE SE ATENTAR PARA OS DIFERENTES CONTEXTOS, COM OS QUAIS OS PROFESSORES LIDAM COTIDIANAMENTE. ENTRETANTO, A PARTIR DESSA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONSTATAR A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS (AS) PROFESSORES (AS) E QUE BUSQUE ATENDER AS NECESSIDADES DOS ALUNOS DE ACORDO COM SUAS PARTICULARIDADES, PROMOVENDO ASSIM A INCLUSÃO DE TODOS NO ÂMBITO DA SALA DE AULA, INDEPENDENTE DE SUAS DIFICULDADES E CRIANDO SUBS?DIOS PARA ISSO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID985_21102019000153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAMIRES RAMOS LACERDA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES LACERDA" "autor_email" => "tamireslacerda16@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }