RESUMO: ESTA PESQUISA TEM POR FINALIDADE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA DINAMICIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA, A PARTIR DA VIVÊNCIA DURANTE O PERÍODO DA PRÁTICA DE ENSINO NO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LÍNGUA ESPANHOLA/UEPB/CCHE. A DIDÁTICA, QUANDO EMPREGADA ADEQUADAMENTE, PODE AJUDAR A DESENVOLVER E A TORNAR INDIV?DUOS CRÍTICOS E, SOBRETUDO, REFLEXIVOS. PODEMOS TRATAR DE QUESTÕES QUE POSSAM GERAR E DESENVOLVER ARGUMENTOS QUE PASSEM A CONSTRUIR IDEIAS NAS QUAIS SEJA POSSÍVEL LEVAR EM CONSIDERAÇÃO PENSAMENTOS QUE INSPIREM A CRIATIVIDADE, ATRAVÉS DA CRITICIDADE, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE ENTRAMOS EM SALA DE AULA E NECESSITAMOS RECORRER A MECANISMOS QUE NOS FAVORE?AM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A SALA DE AULA CONTEMPOR?NEA ENVOLVE NÃO SOMENTE QUESTÕES DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDO E DESENVOLVIMENTO, MAS TAMBÉM FATORES QUE AJUDEM O ALUNO A INTERESSAR-SE PELA APRENDIZAGEM, E ELE POSSA PRODUZIR SEUS PRÓPRIOS CONHECIMENTOS. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA PESQUISA ? DISCUTIR COMO A DINAMICIDADE SE DESENVOLVE EM SALA DE AULA, POR MEIO DE ATIVIDADES INTERATIVAS, AS QUAIS FORAM PROPOSTAS DURANTE O PLANEJAMENTO E A REALIZAÇÃO DAS AULAS E A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO DE ASSIS GONZAGA, LOCALIZADA NA CIDADE DE PRATA - PB, PARA MOSTRAR COMO A TÉCNICA DA DINÂMICA EM SALA DE AULA PODE PROPORCIONAR UMA MELHOR ELABORAÇÃO E PRODUTIVIDADE POR PARTE DOS ALUNOS, EM TERMOS DE APLICAÇÃO DE CONTEÚDO, E PROPORCIONAR UM APRENDIZADO MAIS EFICAZ AOS EDUCANDOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA REFLEXÃO NOS FUNDAMENTAMOS NOS ESTUDOS DE AUTORES COMO NEVES (2012), DUTRA E MELLO (2004).