RELAT?RIO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE TRABALHO COM MITILOGIA GREGA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO FILME ? HISTÓRIA EM QUADRINHOS ?H?RCULES?
JOSEFA MAIARA DA SILVA
RENATA MEDEIROS V. MARINHO
VALDELICE DA SILVA ANDRADE
SENYRA MARTINS CAVALCANTI
RESUMO: ESTE TRABALHO APRESENTA A EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR NÓS NO PROJETO DE EXTENSÃO ?CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL? (PROEX-UEPB), REALIZADA ENTRE MAIO E JUNHO DE 2018 COM ADOLESCENTES DO 8º E 9º ANOS DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NA QUAL UTILIZAMOS COMO RECURSO DIDÁTICO O FILME ?H?RCULES? NO TRABALHO COM O CONCEITO DE MITO NA ANTIGUIDADE CL?SSICA. NO DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA, PROCEDEMOS A UMA SELEÇÃO, EDIÇÃO E EXIBI??O DO FILME, CONFECÇÃO DE ROTEIRO DE SENSIBILIZAÇÃO ? TEMÁTICA E DISCUSSÃO, BEM COMO A LEITURA COLETIVA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ?H?RCULES? (RYAN FOLEY, 2014) DIGITALIZADA. AS DISCUSSÕES ESTAVAM VOLTADAS PARA A COMPREENSÃO DA RELIGI?O E DA SOCIEDADE GREGA, SEUS DEUSES, SEMIDEUSES E MORTAIS E SUAS RELAÇÕES, ALÉM DO LUGAR DOS ORÁCULOS NA MITOLOGIA GREGA E O CAMINHO PERCORRIDO POR H?RCULES. NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO FOI COMPOSTO POR: FERRO (1992), ROSENSTONE (2010) E MORETTIN (2011), NA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E HISTÓRIA; CAMBI (1999), EM RELAÇÃO AOS DEUSES E SEU PAPEL NA VIDA EM SOCIEDADE DEVIDO A RITUAIS E INTERPRETAÇÕES SOBRE O MUNDO E DEMAIS EPIS?DIOS QUE TINHAM DESCONHECIMENTO. A PROPOSTA FOI BEM ACEITA PELA DIREÇÃO ESCOLAR E CONSEGUIMOS FAZER UM TRABALHO DIN?MICO ARTICULANDO A MITOLOGIA COM O CINEMA E OS CONTEÚDOS DE ENSINO DE HISTÓRIA DO FUNDAMENTAL II.
PALAVRAS-CHAVE: CINEMA; ENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA EM QUADRINHOS; MITOLOGIA GREGA.