Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE TRABALHO COM MITOLOGIA GREGA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO FILME E DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS "H?RCULES"

Palavra-chaves: CINEMA, ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIA EM QUADRINHOS, MITOLOGIA GREGA Pôster (PO) GT-06 – Ensino de História e formação docente
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64679
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 995
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE TRABALHO COM MITOLOGIA GREGA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO FILME E DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS "H?RCULES""
    "resumo" => """
      RELAT?RIO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE TRABALHO COM MITILOGIA GREGA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO FILME ? HISTÓRIA EM QUADRINHOS ?H?RCULES? \r\n
      \r\n
      JOSEFA MAIARA DA SILVA\r\n
      RENATA MEDEIROS V. MARINHO\r\n
      VALDELICE DA SILVA ANDRADE\r\n
      SENYRA MARTINS CAVALCANTI\r\n
       \r\n
      RESUMO: ESTE TRABALHO APRESENTA A EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR NÓS NO PROJETO DE EXTENSÃO ?CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL? (PROEX-UEPB), REALIZADA ENTRE MAIO E JUNHO DE 2018 COM ADOLESCENTES DO 8º E 9º ANOS DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NA QUAL UTILIZAMOS COMO RECURSO DIDÁTICO O FILME ?H?RCULES? NO TRABALHO COM O CONCEITO DE MITO NA ANTIGUIDADE CL?SSICA. NO DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA, PROCEDEMOS A UMA SELEÇÃO, EDIÇÃO E EXIBI??O DO FILME, CONFECÇÃO DE ROTEIRO DE SENSIBILIZAÇÃO ? TEMÁTICA E DISCUSSÃO, BEM COMO A LEITURA COLETIVA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ?H?RCULES? (RYAN FOLEY, 2014) DIGITALIZADA. AS DISCUSSÕES ESTAVAM VOLTADAS PARA A COMPREENSÃO DA RELIGI?O E DA SOCIEDADE GREGA, SEUS DEUSES, SEMIDEUSES E MORTAIS E SUAS RELAÇÕES, ALÉM DO LUGAR DOS ORÁCULOS NA MITOLOGIA GREGA E O CAMINHO PERCORRIDO POR H?RCULES. NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO FOI COMPOSTO POR: FERRO (1992), ROSENSTONE (2010) E MORETTIN (2011), NA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E HISTÓRIA; CAMBI (1999), EM RELAÇÃO AOS DEUSES E SEU PAPEL NA VIDA EM SOCIEDADE DEVIDO A RITUAIS E INTERPRETAÇÕES SOBRE O MUNDO E DEMAIS EPIS?DIOS QUE TINHAM DESCONHECIMENTO. A PROPOSTA FOI BEM ACEITA PELA DIREÇÃO ESCOLAR E CONSEGUIMOS FAZER UM TRABALHO DIN?MICO ARTICULANDO A MITOLOGIA COM O CINEMA E OS CONTEÚDOS DE ENSINO DE HISTÓRIA DO FUNDAMENTAL II.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: CINEMA; ENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA EM QUADRINHOS; MITOLOGIA GREGA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "CINEMA, ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIA EM QUADRINHOS, MITOLOGIA GREGA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID995_19102019105400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA MAIARA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEFA MAIARA "
    "autor_email" => "maiara.silvaped@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64679
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 995
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE TRABALHO COM MITOLOGIA GREGA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO FILME E DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS "H?RCULES""
    "resumo" => """
      RELAT?RIO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE TRABALHO COM MITILOGIA GREGA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO FILME ? HISTÓRIA EM QUADRINHOS ?H?RCULES? \r\n
      \r\n
      JOSEFA MAIARA DA SILVA\r\n
      RENATA MEDEIROS V. MARINHO\r\n
      VALDELICE DA SILVA ANDRADE\r\n
      SENYRA MARTINS CAVALCANTI\r\n
       \r\n
      RESUMO: ESTE TRABALHO APRESENTA A EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR NÓS NO PROJETO DE EXTENSÃO ?CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL? (PROEX-UEPB), REALIZADA ENTRE MAIO E JUNHO DE 2018 COM ADOLESCENTES DO 8º E 9º ANOS DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NA QUAL UTILIZAMOS COMO RECURSO DIDÁTICO O FILME ?H?RCULES? NO TRABALHO COM O CONCEITO DE MITO NA ANTIGUIDADE CL?SSICA. NO DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA, PROCEDEMOS A UMA SELEÇÃO, EDIÇÃO E EXIBI??O DO FILME, CONFECÇÃO DE ROTEIRO DE SENSIBILIZAÇÃO ? TEMÁTICA E DISCUSSÃO, BEM COMO A LEITURA COLETIVA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ?H?RCULES? (RYAN FOLEY, 2014) DIGITALIZADA. AS DISCUSSÕES ESTAVAM VOLTADAS PARA A COMPREENSÃO DA RELIGI?O E DA SOCIEDADE GREGA, SEUS DEUSES, SEMIDEUSES E MORTAIS E SUAS RELAÇÕES, ALÉM DO LUGAR DOS ORÁCULOS NA MITOLOGIA GREGA E O CAMINHO PERCORRIDO POR H?RCULES. NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO FOI COMPOSTO POR: FERRO (1992), ROSENSTONE (2010) E MORETTIN (2011), NA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E HISTÓRIA; CAMBI (1999), EM RELAÇÃO AOS DEUSES E SEU PAPEL NA VIDA EM SOCIEDADE DEVIDO A RITUAIS E INTERPRETAÇÕES SOBRE O MUNDO E DEMAIS EPIS?DIOS QUE TINHAM DESCONHECIMENTO. A PROPOSTA FOI BEM ACEITA PELA DIREÇÃO ESCOLAR E CONSEGUIMOS FAZER UM TRABALHO DIN?MICO ARTICULANDO A MITOLOGIA COM O CINEMA E OS CONTEÚDOS DE ENSINO DE HISTÓRIA DO FUNDAMENTAL II.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: CINEMA; ENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA EM QUADRINHOS; MITOLOGIA GREGA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "CINEMA, ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIA EM QUADRINHOS, MITOLOGIA GREGA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID995_19102019105400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA MAIARA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEFA MAIARA "
    "autor_email" => "maiara.silvaped@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

RELAT?RIO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE TRABALHO COM MITILOGIA GREGA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO FILME ? HISTÓRIA EM QUADRINHOS ?H?RCULES? JOSEFA MAIARA DA SILVA RENATA MEDEIROS V. MARINHO VALDELICE DA SILVA ANDRADE SENYRA MARTINS CAVALCANTI RESUMO: ESTE TRABALHO APRESENTA A EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR NÓS NO PROJETO DE EXTENSÃO ?CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL? (PROEX-UEPB), REALIZADA ENTRE MAIO E JUNHO DE 2018 COM ADOLESCENTES DO 8º E 9º ANOS DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NA QUAL UTILIZAMOS COMO RECURSO DIDÁTICO O FILME ?H?RCULES? NO TRABALHO COM O CONCEITO DE MITO NA ANTIGUIDADE CL?SSICA. NO DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA, PROCEDEMOS A UMA SELEÇÃO, EDIÇÃO E EXIBI??O DO FILME, CONFECÇÃO DE ROTEIRO DE SENSIBILIZAÇÃO ? TEMÁTICA E DISCUSSÃO, BEM COMO A LEITURA COLETIVA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ?H?RCULES? (RYAN FOLEY, 2014) DIGITALIZADA. AS DISCUSSÕES ESTAVAM VOLTADAS PARA A COMPREENSÃO DA RELIGI?O E DA SOCIEDADE GREGA, SEUS DEUSES, SEMIDEUSES E MORTAIS E SUAS RELAÇÕES, ALÉM DO LUGAR DOS ORÁCULOS NA MITOLOGIA GREGA E O CAMINHO PERCORRIDO POR H?RCULES. NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO FOI COMPOSTO POR: FERRO (1992), ROSENSTONE (2010) E MORETTIN (2011), NA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E HISTÓRIA; CAMBI (1999), EM RELAÇÃO AOS DEUSES E SEU PAPEL NA VIDA EM SOCIEDADE DEVIDO A RITUAIS E INTERPRETAÇÕES SOBRE O MUNDO E DEMAIS EPIS?DIOS QUE TINHAM DESCONHECIMENTO. A PROPOSTA FOI BEM ACEITA PELA DIREÇÃO ESCOLAR E CONSEGUIMOS FAZER UM TRABALHO DIN?MICO ARTICULANDO A MITOLOGIA COM O CINEMA E OS CONTEÚDOS DE ENSINO DE HISTÓRIA DO FUNDAMENTAL II. PALAVRAS-CHAVE: CINEMA; ENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA EM QUADRINHOS; MITOLOGIA GREGA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.