PENSAR A SALA DE AULA E SEU COTIDIANO, ? UM DESAFIO CONSTANTE, UMA VEZ QUE OS SUJEITOS E A DINÂMICA DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA SALA DE AULA, MUDAM CONSTANTEMENTE, O QUE NOS FAZ REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO FAZER DOCENTE E AO MESMO TEMPO O SEU COMPROMISSO PARA COM O PROCESSO COGNITIVO DO ALUNO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO CONFIGURA-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE PROP?E UMA REFLEXÃO SOBRE COMO O ALUNADO PERCEBE AS M?LTIPLAS ?FACES? DO PRECONCEITO, DE QUE MANEIRA O ?OUTRO? ? PENSADO EM SEU CONVÍVIO COLETIVO E AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DA ESCOLA DIANTE DA QUESTÃO. NOS DETEREMOS EM PENSAR A REALIDADE ESPECÍFICA DE UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, NUMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB. EMBASANDO-SE NO QUE A BNCC PROP?E PARA A EDUCAÇÃO E NA LEITURA DE AUTORES COMO ALBUQUERQUE JÚNIOR (2016), OLIVEIRA (1994) E OUTROS, PENSAREMOS A PROBLEMÁTICA, DESTACANDO ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE NOSSA INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA.