A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA, COMO FORMA DE FACILITAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA, TENDO EM VISTA QUE A QUÍMICA ? UMA CIÊNCIA PRESENTE NO COTIDIANO, E SE FAZ NECESSÁRIO RELACIONAR OS CONCEITOS COM A REALIDADE VIVIDA PELO ALUNO, POIS, SEM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS TORNA-SE DIFÍCIL COMPREENDER A ÁREA CIENTIFICA . ANALISAR QUAL A MELHOR METODOLOGIA UTILIZADA PARA ABORDAR OS CONTEÚDOS NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS. BEM COMO TAMBÉM, APRESENTAR ALGUMAS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. A PESQUISA FOI REALIZADA COM A OBSERVAÇÃO DA REALIDADE DO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DE REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE NOVA FLORESTA-PB, CURIMATA? PARAIBANO, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO, QUE POSSIBILITOU A OBTENÇÃO DE UM BREVE DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DA REFERIDA ESCOLA, QUANTO A EXISTÊNCIA E UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO. COM BASE NA ANÁLISE DOS DADOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL, SUGERIMOS AO DOCENTE, MÉTODOS EFICAZES QUE POSSIBILITAM REALIZAR EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA, QUE ? A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, POSSIBILITANDO A CRIATIVIDADE, RACIOC?NIO E ESTÍMULO AO ALUNO, PARA PARTICIPAR DAS AULAS.