Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DOMIN? COMO FERRAMENTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ? UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, FRAÇÃO, DOMIN? DE FRAÇÃO, JOGO DOS SETE QUADRADOS., JOGO DOS SETE QUADRADOS. Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64464
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 139
    "titulo" => "DOMIN? COMO FERRAMENTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ? UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => "O SEGUINTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PROFESSOR ITAN PEREIRA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. NA QUAL, DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, OS BOLSISTAS ENCONTRARAM ALGUMAS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ALGUNS ASSUNTOS BÁSICOS, COMO FRAÇÕES. ALÉM DISSO, POR SE TRATAR DE UMA ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL, OS BOLSISTAS TAMBÉM TIVERAM OUTRO DESAFIO: TRAZER ALGO QUE DESPERTASSE O INTERESSE DOS ALUNOS E QUE CONTRIBU?SSE DE FORMA POSITIVA, LEVANDO EM CONTA O PESO DA CARGA HORÁRIA DELES. DESSA FORMA, TRABALHAMOS EM SALA, DUAS ATIVIDADES, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ASSUNTO DE FRAÇÃO E TAMBÉM DE UTILIZAR O DOMIN? COMO FERRAMENTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. NA PRIMEIRA ATIVIDADE TRABALHAMOS ALGUMAS CURIOSIDADES E A CONSTRUÇÃO DE UM DOMIN?, E TAMBÉM TROUXEMOS O DESAFIO DOS SETE QUADRADOS; JÁ NA SEGUNDA ATIVIDADE TRABALHAMOS O JOGO DOMIN? DE FRAÇÕES. DURANTE AS ATIVIDADES, FOI N?TIDO O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, QUE SE EMPENHARAM EM CONCLUIR OS DESAFIOS E QUE BUSCARAM APRENDER COM OS BOLSISTAS E TIRAR DÍVIDAS QUANDO NÃO SABIAM. CONSEQUENTEMENTE, OBSERVAMOS MELHORAS SOBRE O CONTEÚDO E CONSEGUIMOS ATRAVÉS DO DOMIN? RELEMBRAR CONCEITOS DE FRAÇÃO. PORTANTO, NOTOU-SE QUE ? POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO UM BOM ALIADO E RECURSO EDUCATIVO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, FRAÇÃO, DOMIN? DE FRAÇÃO, JOGO DOS SETE QUADRADOS., JOGO DOS SETE QUADRADOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID139_09102019232233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA SANTOS"
    "autor_email" => "araujofabianas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64464
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 139
    "titulo" => "DOMIN? COMO FERRAMENTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ? UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => "O SEGUINTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PROFESSOR ITAN PEREIRA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. NA QUAL, DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, OS BOLSISTAS ENCONTRARAM ALGUMAS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ALGUNS ASSUNTOS BÁSICOS, COMO FRAÇÕES. ALÉM DISSO, POR SE TRATAR DE UMA ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL, OS BOLSISTAS TAMBÉM TIVERAM OUTRO DESAFIO: TRAZER ALGO QUE DESPERTASSE O INTERESSE DOS ALUNOS E QUE CONTRIBU?SSE DE FORMA POSITIVA, LEVANDO EM CONTA O PESO DA CARGA HORÁRIA DELES. DESSA FORMA, TRABALHAMOS EM SALA, DUAS ATIVIDADES, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ASSUNTO DE FRAÇÃO E TAMBÉM DE UTILIZAR O DOMIN? COMO FERRAMENTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. NA PRIMEIRA ATIVIDADE TRABALHAMOS ALGUMAS CURIOSIDADES E A CONSTRUÇÃO DE UM DOMIN?, E TAMBÉM TROUXEMOS O DESAFIO DOS SETE QUADRADOS; JÁ NA SEGUNDA ATIVIDADE TRABALHAMOS O JOGO DOMIN? DE FRAÇÕES. DURANTE AS ATIVIDADES, FOI N?TIDO O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, QUE SE EMPENHARAM EM CONCLUIR OS DESAFIOS E QUE BUSCARAM APRENDER COM OS BOLSISTAS E TIRAR DÍVIDAS QUANDO NÃO SABIAM. CONSEQUENTEMENTE, OBSERVAMOS MELHORAS SOBRE O CONTEÚDO E CONSEGUIMOS ATRAVÉS DO DOMIN? RELEMBRAR CONCEITOS DE FRAÇÃO. PORTANTO, NOTOU-SE QUE ? POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO UM BOM ALIADO E RECURSO EDUCATIVO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, FRAÇÃO, DOMIN? DE FRAÇÃO, JOGO DOS SETE QUADRADOS., JOGO DOS SETE QUADRADOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID139_09102019232233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA SANTOS"
    "autor_email" => "araujofabianas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O SEGUINTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PROFESSOR ITAN PEREIRA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. NA QUAL, DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, OS BOLSISTAS ENCONTRARAM ALGUMAS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ALGUNS ASSUNTOS BÁSICOS, COMO FRAÇÕES. ALÉM DISSO, POR SE TRATAR DE UMA ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL, OS BOLSISTAS TAMBÉM TIVERAM OUTRO DESAFIO: TRAZER ALGO QUE DESPERTASSE O INTERESSE DOS ALUNOS E QUE CONTRIBU?SSE DE FORMA POSITIVA, LEVANDO EM CONTA O PESO DA CARGA HORÁRIA DELES. DESSA FORMA, TRABALHAMOS EM SALA, DUAS ATIVIDADES, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ASSUNTO DE FRAÇÃO E TAMBÉM DE UTILIZAR O DOMIN? COMO FERRAMENTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. NA PRIMEIRA ATIVIDADE TRABALHAMOS ALGUMAS CURIOSIDADES E A CONSTRUÇÃO DE UM DOMIN?, E TAMBÉM TROUXEMOS O DESAFIO DOS SETE QUADRADOS; JÁ NA SEGUNDA ATIVIDADE TRABALHAMOS O JOGO DOMIN? DE FRAÇÕES. DURANTE AS ATIVIDADES, FOI N?TIDO O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, QUE SE EMPENHARAM EM CONCLUIR OS DESAFIOS E QUE BUSCARAM APRENDER COM OS BOLSISTAS E TIRAR DÍVIDAS QUANDO NÃO SABIAM. CONSEQUENTEMENTE, OBSERVAMOS MELHORAS SOBRE O CONTEÚDO E CONSEGUIMOS ATRAVÉS DO DOMIN? RELEMBRAR CONCEITOS DE FRAÇÃO. PORTANTO, NOTOU-SE QUE ? POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO UM BOM ALIADO E RECURSO EDUCATIVO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.