O SEGUINTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PROFESSOR ITAN PEREIRA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. NA QUAL, DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, OS BOLSISTAS ENCONTRARAM ALGUMAS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ALGUNS ASSUNTOS BÁSICOS, COMO FRAÇÕES. ALÉM DISSO, POR SE TRATAR DE UMA ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL, OS BOLSISTAS TAMBÉM TIVERAM OUTRO DESAFIO: TRAZER ALGO QUE DESPERTASSE O INTERESSE DOS ALUNOS E QUE CONTRIBU?SSE DE FORMA POSITIVA, LEVANDO EM CONTA O PESO DA CARGA HORÁRIA DELES. DESSA FORMA, TRABALHAMOS EM SALA, DUAS ATIVIDADES, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ASSUNTO DE FRAÇÃO E TAMBÉM DE UTILIZAR O DOMIN? COMO FERRAMENTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. NA PRIMEIRA ATIVIDADE TRABALHAMOS ALGUMAS CURIOSIDADES E A CONSTRUÇÃO DE UM DOMIN?, E TAMBÉM TROUXEMOS O DESAFIO DOS SETE QUADRADOS; JÁ NA SEGUNDA ATIVIDADE TRABALHAMOS O JOGO DOMIN? DE FRAÇÕES. DURANTE AS ATIVIDADES, FOI N?TIDO O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, QUE SE EMPENHARAM EM CONCLUIR OS DESAFIOS E QUE BUSCARAM APRENDER COM OS BOLSISTAS E TIRAR DÍVIDAS QUANDO NÃO SABIAM. CONSEQUENTEMENTE, OBSERVAMOS MELHORAS SOBRE O CONTEÚDO E CONSEGUIMOS ATRAVÉS DO DOMIN? RELEMBRAR CONCEITOS DE FRAÇÃO. PORTANTO, NOTOU-SE QUE ? POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO UM BOM ALIADO E RECURSO EDUCATIVO.