Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DA IMAGEM ? POESIA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE LITERATURA, POEMA VISUAL Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64448
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 464
    "inscrito_id" => 277
    "titulo" => "DA IMAGEM ? POESIA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      POR MUITO TEMPO, NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, A LITERATURA ESTEVE SUBJUGADA AO ENSINO MECANIZADO DE ELEMENTOS GRAMATICAIS E A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA DEIXOU DE SER VALORIZADA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS. TENDO ISSO COMO HORIZONTE, O PRESENTE TRABALHO SE PROP?E A TRAZER A LUME A ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE AULAS VOLTADA PARA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA ATRAVÉS DA LEITURA DE POEMAS VISUAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O TRABALHO QUE AQUI EXPOMOS ESTÁ VINCULADO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA TOBIAS REM?GIO GOMES, ZONA RURAL DA CIDADE DE MONTEIRO-PB, NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, EM UMA TURMA DE SÉTIMO ANO COM DEZENOVE ALUNOS NA FAIXA ET?RIA DE 12 A 14 ANOS. PARA SUBSIDIAR TEORICAMENTE A EXPERIÊNCIA, PAUTAMOS-NOS EM COSSON (2006), CANDIDO (2004) E JOUVE (2012), PARA OS QUAIS A LITERATURA ? FATOR DE HUMANIZAÇÃO INDISPENS?VEL AO AMBIENTE ESCOLAR. NOSSA EXPERIÊNCIA DEMONSTROU SOBREMANEIRA QUE O TRABALHO INTEGRAL COM O TEXTO LITERÁRIO RENDE BONS FRUTOS. O CONJUNTO DE AULAS QUE DESTINAMOS A ESSE TRABALHO CONFERE DUAS SEMANAS: NA PRIMEIRA SEMANA, DESTINAMOS OS PRIMEIROS MOMENTOS A ATIVIDADES DE MOTIVAÇÃO E INTRODUÇÃO ? LEITURA, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, E ? LEITURA DE POEMAS VISUAIS, EM UM SEGUNDO MOMENTO. NA SEMANA SEGUINTE, TRABALHAMOS O GÊNERO EM OUTROS SUPORTES, COMO O VÍDEO E A MÚSICA. O TRABALHO CULMINOU NA PRODUÇÃO DE UM POEMA VISUAL CONFECCIONADO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ENSINO DE LITERATURA. POEMA VISUAL.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE LITERATURA, POEMA VISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID277_20102019181547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELSON DOS ANJOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "WELSON DOS ANJOS"
    "autor_email" => "welsondosanjos.jls@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64448
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 464
    "inscrito_id" => 277
    "titulo" => "DA IMAGEM ? POESIA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      POR MUITO TEMPO, NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, A LITERATURA ESTEVE SUBJUGADA AO ENSINO MECANIZADO DE ELEMENTOS GRAMATICAIS E A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA DEIXOU DE SER VALORIZADA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS. TENDO ISSO COMO HORIZONTE, O PRESENTE TRABALHO SE PROP?E A TRAZER A LUME A ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE AULAS VOLTADA PARA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA ATRAVÉS DA LEITURA DE POEMAS VISUAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O TRABALHO QUE AQUI EXPOMOS ESTÁ VINCULADO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA TOBIAS REM?GIO GOMES, ZONA RURAL DA CIDADE DE MONTEIRO-PB, NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, EM UMA TURMA DE SÉTIMO ANO COM DEZENOVE ALUNOS NA FAIXA ET?RIA DE 12 A 14 ANOS. PARA SUBSIDIAR TEORICAMENTE A EXPERIÊNCIA, PAUTAMOS-NOS EM COSSON (2006), CANDIDO (2004) E JOUVE (2012), PARA OS QUAIS A LITERATURA ? FATOR DE HUMANIZAÇÃO INDISPENS?VEL AO AMBIENTE ESCOLAR. NOSSA EXPERIÊNCIA DEMONSTROU SOBREMANEIRA QUE O TRABALHO INTEGRAL COM O TEXTO LITERÁRIO RENDE BONS FRUTOS. O CONJUNTO DE AULAS QUE DESTINAMOS A ESSE TRABALHO CONFERE DUAS SEMANAS: NA PRIMEIRA SEMANA, DESTINAMOS OS PRIMEIROS MOMENTOS A ATIVIDADES DE MOTIVAÇÃO E INTRODUÇÃO ? LEITURA, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, E ? LEITURA DE POEMAS VISUAIS, EM UM SEGUNDO MOMENTO. NA SEMANA SEGUINTE, TRABALHAMOS O GÊNERO EM OUTROS SUPORTES, COMO O VÍDEO E A MÚSICA. O TRABALHO CULMINOU NA PRODUÇÃO DE UM POEMA VISUAL CONFECCIONADO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ENSINO DE LITERATURA. POEMA VISUAL.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE LITERATURA, POEMA VISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID277_20102019181547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELSON DOS ANJOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "WELSON DOS ANJOS"
    "autor_email" => "welsondosanjos.jls@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

POR MUITO TEMPO, NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, A LITERATURA ESTEVE SUBJUGADA AO ENSINO MECANIZADO DE ELEMENTOS GRAMATICAIS E A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA DEIXOU DE SER VALORIZADA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS. TENDO ISSO COMO HORIZONTE, O PRESENTE TRABALHO SE PROP?E A TRAZER A LUME A ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE AULAS VOLTADA PARA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA ATRAVÉS DA LEITURA DE POEMAS VISUAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O TRABALHO QUE AQUI EXPOMOS ESTÁ VINCULADO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA TOBIAS REM?GIO GOMES, ZONA RURAL DA CIDADE DE MONTEIRO-PB, NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, EM UMA TURMA DE SÉTIMO ANO COM DEZENOVE ALUNOS NA FAIXA ET?RIA DE 12 A 14 ANOS. PARA SUBSIDIAR TEORICAMENTE A EXPERIÊNCIA, PAUTAMOS-NOS EM COSSON (2006), CANDIDO (2004) E JOUVE (2012), PARA OS QUAIS A LITERATURA ? FATOR DE HUMANIZAÇÃO INDISPENS?VEL AO AMBIENTE ESCOLAR. NOSSA EXPERIÊNCIA DEMONSTROU SOBREMANEIRA QUE O TRABALHO INTEGRAL COM O TEXTO LITERÁRIO RENDE BONS FRUTOS. O CONJUNTO DE AULAS QUE DESTINAMOS A ESSE TRABALHO CONFERE DUAS SEMANAS: NA PRIMEIRA SEMANA, DESTINAMOS OS PRIMEIROS MOMENTOS A ATIVIDADES DE MOTIVAÇÃO E INTRODUÇÃO ? LEITURA, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, E ? LEITURA DE POEMAS VISUAIS, EM UM SEGUNDO MOMENTO. NA SEMANA SEGUINTE, TRABALHAMOS O GÊNERO EM OUTROS SUPORTES, COMO O VÍDEO E A MÚSICA. O TRABALHO CULMINOU NA PRODUÇÃO DE UM POEMA VISUAL CONFECCIONADO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. PALAVRAS-CHAVE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ENSINO DE LITERATURA. POEMA VISUAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.