POR MUITO TEMPO, NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, A LITERATURA ESTEVE SUBJUGADA AO ENSINO MECANIZADO DE ELEMENTOS GRAMATICAIS E A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA DEIXOU DE SER VALORIZADA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS. TENDO ISSO COMO HORIZONTE, O PRESENTE TRABALHO SE PROP?E A TRAZER A LUME A ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE AULAS VOLTADA PARA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA ATRAVÉS DA LEITURA DE POEMAS VISUAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O TRABALHO QUE AQUI EXPOMOS ESTÁ VINCULADO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA TOBIAS REM?GIO GOMES, ZONA RURAL DA CIDADE DE MONTEIRO-PB, NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, EM UMA TURMA DE SÉTIMO ANO COM DEZENOVE ALUNOS NA FAIXA ET?RIA DE 12 A 14 ANOS. PARA SUBSIDIAR TEORICAMENTE A EXPERIÊNCIA, PAUTAMOS-NOS EM COSSON (2006), CANDIDO (2004) E JOUVE (2012), PARA OS QUAIS A LITERATURA ? FATOR DE HUMANIZAÇÃO INDISPENS?VEL AO AMBIENTE ESCOLAR. NOSSA EXPERIÊNCIA DEMONSTROU SOBREMANEIRA QUE O TRABALHO INTEGRAL COM O TEXTO LITERÁRIO RENDE BONS FRUTOS. O CONJUNTO DE AULAS QUE DESTINAMOS A ESSE TRABALHO CONFERE DUAS SEMANAS: NA PRIMEIRA SEMANA, DESTINAMOS OS PRIMEIROS MOMENTOS A ATIVIDADES DE MOTIVAÇÃO E INTRODUÇÃO ? LEITURA, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, E ? LEITURA DE POEMAS VISUAIS, EM UM SEGUNDO MOMENTO. NA SEMANA SEGUINTE, TRABALHAMOS O GÊNERO EM OUTROS SUPORTES, COMO O VÍDEO E A MÚSICA. O TRABALHO CULMINOU NA PRODUÇÃO DE UM POEMA VISUAL CONFECCIONADO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS.
PALAVRAS-CHAVE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ENSINO DE LITERATURA. POEMA VISUAL.