AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO SER DOCENTE
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64407 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 376 "inscrito_id" => 669 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO SER DOCENTE" "resumo" => "OS CURSOS DE LICENCIATURA, DE FORMA GERAL, POSSIBILITAM AO DISCENTE UMA IMERSÃO NO CAMPO DE TRABALHO COM O PROP?SITO DE QUE ESTE, DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO, COMESSE A RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA DE FORMA REFLEXIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE. UMA DESSAS POSSIBILIDADES ? O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), FINANCIADO PELA CAPES/CNPQ, EM QUE PERMITE AOS LICENCIANDOS INSERÇÃO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO, NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO, PROPORCIONANDO CONTATO COM A PRÁTICA DOCENTE. PARTINDO DISSO, A PROPOSTA PRINCIPAL DESTE TRABALHO ? RELATAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, BASEADAS EM EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA E DE COMO FOI POSSÍVEL O CRESCIMENTO PROFISSIONAL TANTO POR MEIO DE LEITURAS E DISCUSSÕES DE TEXTOS TEÓRICOS E REFLEX??ES SOBRE A DIDATIZAÇÃO EM SALA DE AULA, EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO. ASSIM, NOS APROPRIAMOS DE CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS, COMO: CONCEITOS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD) QUE COMPREENDE O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO POR MEIO DA LINGUAGEM (BRONCKART, 1999) E SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR, (MACHADO, 2009); (MACENHAN; TOZETTO; BRANDT, 2016) DISCUTEM SOBRE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. LOGO, OS OBJETIVOS DO PROGRAMA FORAM ALCANÇADOS, VISTO QUE TEM RESULTADO POSITIVO NA CARREIRA ACADÊMICA DO DISCENTE. ADEMAIS, ? UMA ?TIMA OPORTUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE, POIS CORRELACIONA A TEORIA COM A PRÁTICA, COMO TAMBÉM PELO FATO DESSE PROCESSO INICIAR COM ANTECEDÊNCIA (SE COMPARARMOS COM O ESTÁGIO) AS POSSIBILIDADES DE TORNAR-SE UM ÓTIMO PROFISSIONAL AUMENTAM EXACERBADAMENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PIBID, CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES DO AGIR DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID669_19102019180435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLECINARA DE FREITAS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLECINARA BARBOSA" "autor_email" => "clecinara321@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64407 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 376 "inscrito_id" => 669 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO SER DOCENTE" "resumo" => "OS CURSOS DE LICENCIATURA, DE FORMA GERAL, POSSIBILITAM AO DISCENTE UMA IMERSÃO NO CAMPO DE TRABALHO COM O PROP?SITO DE QUE ESTE, DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO, COMESSE A RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA DE FORMA REFLEXIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE. UMA DESSAS POSSIBILIDADES ? O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), FINANCIADO PELA CAPES/CNPQ, EM QUE PERMITE AOS LICENCIANDOS INSERÇÃO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO, NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO, PROPORCIONANDO CONTATO COM A PRÁTICA DOCENTE. PARTINDO DISSO, A PROPOSTA PRINCIPAL DESTE TRABALHO ? RELATAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, BASEADAS EM EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA E DE COMO FOI POSSÍVEL O CRESCIMENTO PROFISSIONAL TANTO POR MEIO DE LEITURAS E DISCUSSÕES DE TEXTOS TEÓRICOS E REFLEX??ES SOBRE A DIDATIZAÇÃO EM SALA DE AULA, EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO. ASSIM, NOS APROPRIAMOS DE CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS, COMO: CONCEITOS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD) QUE COMPREENDE O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO POR MEIO DA LINGUAGEM (BRONCKART, 1999) E SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR, (MACHADO, 2009); (MACENHAN; TOZETTO; BRANDT, 2016) DISCUTEM SOBRE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. LOGO, OS OBJETIVOS DO PROGRAMA FORAM ALCANÇADOS, VISTO QUE TEM RESULTADO POSITIVO NA CARREIRA ACADÊMICA DO DISCENTE. ADEMAIS, ? UMA ?TIMA OPORTUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE, POIS CORRELACIONA A TEORIA COM A PRÁTICA, COMO TAMBÉM PELO FATO DESSE PROCESSO INICIAR COM ANTECEDÊNCIA (SE COMPARARMOS COM O ESTÁGIO) AS POSSIBILIDADES DE TORNAR-SE UM ÓTIMO PROFISSIONAL AUMENTAM EXACERBADAMENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PIBID, CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES DO AGIR DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID669_19102019180435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLECINARA DE FREITAS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLECINARA BARBOSA" "autor_email" => "clecinara321@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }