O PRESENTE ESTUDO VISA APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA DE ESTABELECER AÇÕES INOVADORAS REFERENTES AOS NOVOS PARADIGMAS DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, NOS QUAL AS METODOLOGIAS ATIVAS E AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EDUCACIONAIS ESTIVERAM PRESENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, MEDIANTE A AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO E AVALIATIVO INDIVIDUAL DO ALUNO ATRAVÉS DO APP GRADEPEN, SÃO ALGUNS DESAFIOS VIVENCIADOS NAS TURMAS DO 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F. JUDITH BARBOSA DO RÊGO PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS BRINCADEIRAS E JOGOS E DANÇAS NA PRODUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESTE REQUER METODOLOGIAS EFICIENTES E INOVADORAS DURANTE AS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, PARA ISSO, TRABALHAR A POTENCIALIZAÇÃO A NOVOS MÉTODOS ATIVOS E TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO FORMATIVOS, REPRESENTAM AVANÇOS PARA ENSINO-APRENDIZAGEM