A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) ? UM PROJETO DESENVOLVIDO NO INTUITO DE DESPERTAR O INTERESSE PELA MATEMÁTICA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS BRASILEIRAS E AINDA, APRESENT?-LA COMO UMA DISCIPLINA PRESENTE NO COTIDIANO ALÉM DA SALA DE AULA. ? DISPONIBILIZADO EM SEU PORTAL ONLINE UM VASTO MATERIAL DIDÁTICO PROPORCIONANDO ÀS ESCOLAS PARTICIPANTES OFERECEREM A SEUS ALUNOS UMA PREPARAÇÃO DEDICADA A OLIMPÍADA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO TEM COMO FOCO FUNDAMENTAL RELATAR A PREPARAÇÃO DOS DOZE (12) ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A SEGUNDA FASE DA EDIÇÃO DE 2019 DA OBMEP EM UMA DAS ESCOLAS CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB. O OBJETIVO DA OBRA ? ADAPTAR OS ALUNOS DA ESCOLA AO MODELO DE QUESTÕES DA SEGUNDA FASE DA OBMEP, EXPLICANDO O PASSO A PASSO DAS RESOLUÇÕES DE PROVAS ANTERIORES UTILIZANDO O MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEORGE P?LYA, OBJETIVANDO CONSTRUIR COM A PRÁTICA A AUTONOMIA DOS DISCENTES PARA CONSEGUIREM SOLUCIONAR OS PROBLEMAS PROPOSTOS. PERCEBEU-SE QUE O USO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO RESULTOU EM MELHORIAS NA APRENDIZAGEM E NO INTERESSE DOS ALUNOS PELA MATEMÁTICA. O MÉTODO DE P?LYA SE TORNOU EFICAZ NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PARA QUE OS ALUNOS PERCEBESSEM QUE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROCESSO PARA EXPLORAR E SOLUCIONAR OS PROBLEMAS ? MAIS IMPORTANTE DO QUE APENAS CONSEGUIR ENCONTRAR A RESPOSTA FINAL.