OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELO MÉTODO DE P?LYA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64622 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELO MÉTODO DE P?LYA" "resumo" => "A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) ? UM PROJETO DESENVOLVIDO NO INTUITO DE DESPERTAR O INTERESSE PELA MATEMÁTICA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS BRASILEIRAS E AINDA, APRESENT?-LA COMO UMA DISCIPLINA PRESENTE NO COTIDIANO ALÉM DA SALA DE AULA. ? DISPONIBILIZADO EM SEU PORTAL ONLINE UM VASTO MATERIAL DIDÁTICO PROPORCIONANDO ÀS ESCOLAS PARTICIPANTES OFERECEREM A SEUS ALUNOS UMA PREPARAÇÃO DEDICADA A OLIMPÍADA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO TEM COMO FOCO FUNDAMENTAL RELATAR A PREPARAÇÃO DOS DOZE (12) ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A SEGUNDA FASE DA EDIÇÃO DE 2019 DA OBMEP EM UMA DAS ESCOLAS CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB. O OBJETIVO DA OBRA ? ADAPTAR OS ALUNOS DA ESCOLA AO MODELO DE QUESTÕES DA SEGUNDA FASE DA OBMEP, EXPLICANDO O PASSO A PASSO DAS RESOLUÇÕES DE PROVAS ANTERIORES UTILIZANDO O MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEORGE P?LYA, OBJETIVANDO CONSTRUIR COM A PRÁTICA A AUTONOMIA DOS DISCENTES PARA CONSEGUIREM SOLUCIONAR OS PROBLEMAS PROPOSTOS. PERCEBEU-SE QUE O USO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO RESULTOU EM MELHORIAS NA APRENDIZAGEM E NO INTERESSE DOS ALUNOS PELA MATEMÁTICA. O MÉTODO DE P?LYA SE TORNOU EFICAZ NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PARA QUE OS ALUNOS PERCEBESSEM QUE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROCESSO PARA EXPLORAR E SOLUCIONAR OS PROBLEMAS ? MAIS IMPORTANTE DO QUE APENAS CONSEGUIR ENCONTRAR A RESPOSTA FINAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "OBMEP, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID370_18102019113004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA CRUZ JUSTINO " "autor_nome_curto" => "EDUARDA CRUZ" "autor_email" => "eueduardacruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64622 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELO MÉTODO DE P?LYA" "resumo" => "A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) ? UM PROJETO DESENVOLVIDO NO INTUITO DE DESPERTAR O INTERESSE PELA MATEMÁTICA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS BRASILEIRAS E AINDA, APRESENT?-LA COMO UMA DISCIPLINA PRESENTE NO COTIDIANO ALÉM DA SALA DE AULA. ? DISPONIBILIZADO EM SEU PORTAL ONLINE UM VASTO MATERIAL DIDÁTICO PROPORCIONANDO ÀS ESCOLAS PARTICIPANTES OFERECEREM A SEUS ALUNOS UMA PREPARAÇÃO DEDICADA A OLIMPÍADA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO TEM COMO FOCO FUNDAMENTAL RELATAR A PREPARAÇÃO DOS DOZE (12) ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A SEGUNDA FASE DA EDIÇÃO DE 2019 DA OBMEP EM UMA DAS ESCOLAS CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB. O OBJETIVO DA OBRA ? ADAPTAR OS ALUNOS DA ESCOLA AO MODELO DE QUESTÕES DA SEGUNDA FASE DA OBMEP, EXPLICANDO O PASSO A PASSO DAS RESOLUÇÕES DE PROVAS ANTERIORES UTILIZANDO O MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEORGE P?LYA, OBJETIVANDO CONSTRUIR COM A PRÁTICA A AUTONOMIA DOS DISCENTES PARA CONSEGUIREM SOLUCIONAR OS PROBLEMAS PROPOSTOS. PERCEBEU-SE QUE O USO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO RESULTOU EM MELHORIAS NA APRENDIZAGEM E NO INTERESSE DOS ALUNOS PELA MATEMÁTICA. O MÉTODO DE P?LYA SE TORNOU EFICAZ NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PARA QUE OS ALUNOS PERCEBESSEM QUE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROCESSO PARA EXPLORAR E SOLUCIONAR OS PROBLEMAS ? MAIS IMPORTANTE DO QUE APENAS CONSEGUIR ENCONTRAR A RESPOSTA FINAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "OBMEP, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID370_18102019113004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA CRUZ JUSTINO " "autor_nome_curto" => "EDUARDA CRUZ" "autor_email" => "eueduardacruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }