EM 2018 FOI PROMULGADA PELO MEC A BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR), QUE APRESENTA AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS AO LONGO DE SUA CARREIRA ESCOLAR. DENTRE AS PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SURGE COMO FOCO A PRÁTICA DA ORALIDADE, ALGO INOVADOR, VISTO QUE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA COSTUMAM FOCAR APENAS NO ENSINO DA GRAMÁTICA ESCRITA. A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR O TRABALHO COM GÊNEROS ORAIS EM SALA DE AULA, TENDO COMO FOCO O DEBATE REGRADO, OBSERVANDO ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA SUA ABORDAGEM E AS INFLUÊNCIAS DO MESMO NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS DO ALUNADO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BASEADA NOS ESTUDOS DE BAKHTIN (2011), BAZERMAN (2006) E NO PRÓPRIO DOCUMENTO DA BNCC, BEM COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UM PROJETO REALIZADO NO DECORRER DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL CIDADE INTEGRAL E TÉCNICA DE CATOLÉ DO ROCHA-PB. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O TRABALHO COM TAIS GÊNEROS PODE FACILITAR PARA O PROFESSOR O APERFEIÇOAMENTO DAS CAPACIDADES ORAIS DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE OS PERMITIR? UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ACERCA DOS MOMENTOS DE FALA, PROGRESSÃO DE IDEIAS E SELEÇÃO DE DADOS PARA APROFUNDAR AS ARGUMENTAÇÕES, BEM COMO APRENDER A EXPOR SUAS IDEIAS RESPEITANDO AS IDEOLOGIAS DO PRÓXIMO, VISANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O COMBATE A QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO.