A FIM DE REFLETIR SOBRE O TRABALHO COM UM GÊNERO TEXTUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE, MEMÓRIAS LITERÁRIAS, E SOBRE A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ÂMBITO DA OL?MPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA, O PRESENTE ESTUDO VISA DISCUTIR COMO SE DEU O FUNCIONAMENTO DAS OFICINAS DIRECIONADAS POR ESSE CONCURSO; E REFLETIR SOBRE O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL EM QUESTÃO. A PESQUISA ? DE CUNHO QUALITATIVO (TRIVI?OS, 1987), TENDO COMO BASE A EXPERIÊNCIA OCASIONADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL II E EJA, NA CIDADE DE ALAGOA NOAVA/PB. EMBORA ALGUNS PERCAL?OS TENHAM SIDO ENCONTRADOS DURANTE O PERÍODO DO TRABALHO NO TOCANTE ? SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COMO SUGEREM DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004) E POR COSTA-H?BES E SIMINONI (2014), OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS. O TRABALHO DOCENTE, MESMO QUE SEGUINDO ORIENTAÇÕES, DEVE SER SEMPRE REPENSADO DE FORMA QUE O OBJETIVO FINAL SEJA ALCANÇADO.