ESTE TRABALHO É DECORRENTE DE NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTA DO PROGRAMA
INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PROGRAMA QUE VISA MELHORAR E
VALORIZAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA PARA O ENSINO DA
EDUCAÇÃO BÁSICA, PROMOVENDO A INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA DAS
ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, DE MANEIRA QUE SE POSSA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA
QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS.
O PIBID É, POIS, UMA POLÍTICA PÚBLICA PIONEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE
TEM INCIDIDO POSITIVAMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUE ATUA E NAS UNIVERSIDADES QUE
DESENVOLVEM SUBPROJETOS VINCULADOS AO PROGRAMA. CABE RESSALTARMOS QUE UMA DAS AÇÕES
IMPORTANTES DO PIBID É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA E FAZER COM QUE
OS LICENCIANDOS VIVENCIEM SITUAÇÕES CONCRETAS DE ENSINO E POSSAM SE INTEIRAR DA DINÂMICA DE
FUNCIONAMENTO DA ESCOLA, DA SALA DE AULA, ENFIM, DA DOCÊNCIA COMO UM TODO. MUITOS DESSES
LICENCIANDOS, COMO É O NOSSO CASO, NUNCA TIVERAM EXPERIÊNCIA ALGUMA EM SALA DE AULA DE
FORMA QUE A INSERÇÃO NO PIBID É A PRIMEIRA VIVÊNCIA COMO REGENTE DE ENSINO. ISSO É BASTANTE
POSITIVO E INCIDE POSITIVAMENTE NA FORMAÇÃO DESSES LICENCIANDOS.
COMO ESTA FOI A NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE, ENSEJAMOS REFLETIR NESTE
TRABALHO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA COMO BOLSISTA NO REFERIDO PROGRAMA PARA AMPLIAR
EM NÓS A NOSSA PERCEPÇÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, AMPLIANDO, ASSIM, A NOSSA PRÓPRIA
COMPREENSÃO ACERCA DAS AÇÕES QUE DESENVOLVEMOS E DO PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO
DOS ALUNOS. NESSE PROCESSO, VAMOS TRAZER À TONA, PORTANTO, MUITO DE NOSSAS MEMÓRIAS COMO
DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL E, À LUZ DO QUE AFIRMA SILVEIRA (2015) SOBRE O PIBID E DO QUE
FREIRE (2001) FALA DOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE, VAMOS REFLETIR SOBRE AS
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A NOSSA PRÓPRIA FORMAÇÃO COMO FUTURO DOCENTE DE LÍNGUA
PORTUGUESA