Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PIBID: ENSINANDO E APRENDENDO COM A DOCÊNCIA

Palavra-chaves: PIBID, DOCENCIA, LINGUA PORTUGUESA Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64639
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 501
    "inscrito_id" => 1054
    "titulo" => "PIBID: ENSINANDO E APRENDENDO COM A DOCÊNCIA"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO É DECORRENTE DE NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTA DO PROGRAMA\r\n
      INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PROGRAMA QUE VISA MELHORAR E\r\n
      VALORIZAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA PARA O ENSINO DA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA, PROMOVENDO A INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA DAS\r\n
      ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, DE MANEIRA QUE SE POSSA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA\r\n
      QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS.\r\n
      O PIBID É, POIS, UMA POLÍTICA PÚBLICA PIONEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE\r\n
      TEM INCIDIDO POSITIVAMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUE ATUA E NAS UNIVERSIDADES QUE\r\n
      DESENVOLVEM SUBPROJETOS VINCULADOS AO PROGRAMA. CABE RESSALTARMOS QUE UMA DAS AÇÕES\r\n
      IMPORTANTES DO PIBID É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA E FAZER COM QUE\r\n
      OS LICENCIANDOS VIVENCIEM SITUAÇÕES CONCRETAS DE ENSINO E POSSAM SE INTEIRAR DA DINÂMICA DE\r\n
      FUNCIONAMENTO DA ESCOLA, DA SALA DE AULA, ENFIM, DA DOCÊNCIA COMO UM TODO. MUITOS DESSES\r\n
      LICENCIANDOS, COMO É O NOSSO CASO, NUNCA TIVERAM EXPERIÊNCIA ALGUMA EM SALA DE AULA DE\r\n
      FORMA QUE A INSERÇÃO NO PIBID É A PRIMEIRA VIVÊNCIA COMO REGENTE DE ENSINO. ISSO É BASTANTE\r\n
      POSITIVO E INCIDE POSITIVAMENTE NA FORMAÇÃO DESSES LICENCIANDOS.\r\n
      COMO ESTA FOI A NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE, ENSEJAMOS REFLETIR NESTE\r\n
      TRABALHO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA COMO BOLSISTA NO REFERIDO PROGRAMA PARA AMPLIAR\r\n
      EM NÓS A NOSSA PERCEPÇÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, AMPLIANDO, ASSIM, A NOSSA PRÓPRIA\r\n
      COMPREENSÃO ACERCA DAS AÇÕES QUE DESENVOLVEMOS E DO PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO\r\n
      DOS ALUNOS. NESSE PROCESSO, VAMOS TRAZER À TONA, PORTANTO, MUITO DE NOSSAS MEMÓRIAS COMO\r\n
      DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL E, À LUZ DO QUE AFIRMA SILVEIRA (2015) SOBRE O PIBID E DO QUE\r\n
      FREIRE (2001) FALA DOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE, VAMOS REFLETIR SOBRE AS\r\n
      CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A NOSSA PRÓPRIA FORMAÇÃO COMO FUTURO DOCENTE DE LÍNGUA\r\n
      PORTUGUESA
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID, DOCENCIA, LINGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA_ID1054_04112019115625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEYSON SILVA ESTENDIO"
    "autor_nome_curto" => "CLEYSON SILVA"
    "autor_email" => "cle8659@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64639
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 501
    "inscrito_id" => 1054
    "titulo" => "PIBID: ENSINANDO E APRENDENDO COM A DOCÊNCIA"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO É DECORRENTE DE NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTA DO PROGRAMA\r\n
      INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PROGRAMA QUE VISA MELHORAR E\r\n
      VALORIZAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA PARA O ENSINO DA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA, PROMOVENDO A INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA DAS\r\n
      ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, DE MANEIRA QUE SE POSSA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA\r\n
      QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS.\r\n
      O PIBID É, POIS, UMA POLÍTICA PÚBLICA PIONEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE\r\n
      TEM INCIDIDO POSITIVAMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUE ATUA E NAS UNIVERSIDADES QUE\r\n
      DESENVOLVEM SUBPROJETOS VINCULADOS AO PROGRAMA. CABE RESSALTARMOS QUE UMA DAS AÇÕES\r\n
      IMPORTANTES DO PIBID É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA E FAZER COM QUE\r\n
      OS LICENCIANDOS VIVENCIEM SITUAÇÕES CONCRETAS DE ENSINO E POSSAM SE INTEIRAR DA DINÂMICA DE\r\n
      FUNCIONAMENTO DA ESCOLA, DA SALA DE AULA, ENFIM, DA DOCÊNCIA COMO UM TODO. MUITOS DESSES\r\n
      LICENCIANDOS, COMO É O NOSSO CASO, NUNCA TIVERAM EXPERIÊNCIA ALGUMA EM SALA DE AULA DE\r\n
      FORMA QUE A INSERÇÃO NO PIBID É A PRIMEIRA VIVÊNCIA COMO REGENTE DE ENSINO. ISSO É BASTANTE\r\n
      POSITIVO E INCIDE POSITIVAMENTE NA FORMAÇÃO DESSES LICENCIANDOS.\r\n
      COMO ESTA FOI A NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE, ENSEJAMOS REFLETIR NESTE\r\n
      TRABALHO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA COMO BOLSISTA NO REFERIDO PROGRAMA PARA AMPLIAR\r\n
      EM NÓS A NOSSA PERCEPÇÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, AMPLIANDO, ASSIM, A NOSSA PRÓPRIA\r\n
      COMPREENSÃO ACERCA DAS AÇÕES QUE DESENVOLVEMOS E DO PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO\r\n
      DOS ALUNOS. NESSE PROCESSO, VAMOS TRAZER À TONA, PORTANTO, MUITO DE NOSSAS MEMÓRIAS COMO\r\n
      DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL E, À LUZ DO QUE AFIRMA SILVEIRA (2015) SOBRE O PIBID E DO QUE\r\n
      FREIRE (2001) FALA DOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE, VAMOS REFLETIR SOBRE AS\r\n
      CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A NOSSA PRÓPRIA FORMAÇÃO COMO FUTURO DOCENTE DE LÍNGUA\r\n
      PORTUGUESA
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID, DOCENCIA, LINGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA_ID1054_04112019115625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEYSON SILVA ESTENDIO"
    "autor_nome_curto" => "CLEYSON SILVA"
    "autor_email" => "cle8659@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO É DECORRENTE DE NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTA DO PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PROGRAMA QUE VISA MELHORAR E VALORIZAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROMOVENDO A INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, DE MANEIRA QUE SE POSSA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS. O PIBID É, POIS, UMA POLÍTICA PÚBLICA PIONEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE TEM INCIDIDO POSITIVAMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUE ATUA E NAS UNIVERSIDADES QUE DESENVOLVEM SUBPROJETOS VINCULADOS AO PROGRAMA. CABE RESSALTARMOS QUE UMA DAS AÇÕES IMPORTANTES DO PIBID É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA E FAZER COM QUE OS LICENCIANDOS VIVENCIEM SITUAÇÕES CONCRETAS DE ENSINO E POSSAM SE INTEIRAR DA DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA, DA SALA DE AULA, ENFIM, DA DOCÊNCIA COMO UM TODO. MUITOS DESSES LICENCIANDOS, COMO É O NOSSO CASO, NUNCA TIVERAM EXPERIÊNCIA ALGUMA EM SALA DE AULA DE FORMA QUE A INSERÇÃO NO PIBID É A PRIMEIRA VIVÊNCIA COMO REGENTE DE ENSINO. ISSO É BASTANTE POSITIVO E INCIDE POSITIVAMENTE NA FORMAÇÃO DESSES LICENCIANDOS. COMO ESTA FOI A NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE, ENSEJAMOS REFLETIR NESTE TRABALHO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA COMO BOLSISTA NO REFERIDO PROGRAMA PARA AMPLIAR EM NÓS A NOSSA PERCEPÇÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, AMPLIANDO, ASSIM, A NOSSA PRÓPRIA COMPREENSÃO ACERCA DAS AÇÕES QUE DESENVOLVEMOS E DO PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. NESSE PROCESSO, VAMOS TRAZER À TONA, PORTANTO, MUITO DE NOSSAS MEMÓRIAS COMO DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL E, À LUZ DO QUE AFIRMA SILVEIRA (2015) SOBRE O PIBID E DO QUE FREIRE (2001) FALA DOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE, VAMOS REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A NOSSA PRÓPRIA FORMAÇÃO COMO FUTURO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.