PIBID: ENSINANDO E APRENDENDO COM A DOCÊNCIA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64639 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 501 "inscrito_id" => 1054 "titulo" => "PIBID: ENSINANDO E APRENDENDO COM A DOCÊNCIA" "resumo" => """ ESTE TRABALHO É DECORRENTE DE NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTA DO PROGRAMA\r\n INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PROGRAMA QUE VISA MELHORAR E\r\n VALORIZAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA PARA O ENSINO DA\r\n EDUCAÇÃO BÁSICA, PROMOVENDO A INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA DAS\r\n ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, DE MANEIRA QUE SE POSSA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA\r\n QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS.\r\n O PIBID É, POIS, UMA POLÍTICA PÚBLICA PIONEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE\r\n TEM INCIDIDO POSITIVAMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUE ATUA E NAS UNIVERSIDADES QUE\r\n DESENVOLVEM SUBPROJETOS VINCULADOS AO PROGRAMA. CABE RESSALTARMOS QUE UMA DAS AÇÕES\r\n IMPORTANTES DO PIBID É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA E FAZER COM QUE\r\n OS LICENCIANDOS VIVENCIEM SITUAÇÕES CONCRETAS DE ENSINO E POSSAM SE INTEIRAR DA DINÂMICA DE\r\n FUNCIONAMENTO DA ESCOLA, DA SALA DE AULA, ENFIM, DA DOCÊNCIA COMO UM TODO. MUITOS DESSES\r\n LICENCIANDOS, COMO É O NOSSO CASO, NUNCA TIVERAM EXPERIÊNCIA ALGUMA EM SALA DE AULA DE\r\n FORMA QUE A INSERÇÃO NO PIBID É A PRIMEIRA VIVÊNCIA COMO REGENTE DE ENSINO. ISSO É BASTANTE\r\n POSITIVO E INCIDE POSITIVAMENTE NA FORMAÇÃO DESSES LICENCIANDOS.\r\n COMO ESTA FOI A NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE, ENSEJAMOS REFLETIR NESTE\r\n TRABALHO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA COMO BOLSISTA NO REFERIDO PROGRAMA PARA AMPLIAR\r\n EM NÓS A NOSSA PERCEPÇÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, AMPLIANDO, ASSIM, A NOSSA PRÓPRIA\r\n COMPREENSÃO ACERCA DAS AÇÕES QUE DESENVOLVEMOS E DO PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO\r\n DOS ALUNOS. NESSE PROCESSO, VAMOS TRAZER À TONA, PORTANTO, MUITO DE NOSSAS MEMÓRIAS COMO\r\n DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL E, À LUZ DO QUE AFIRMA SILVEIRA (2015) SOBRE O PIBID E DO QUE\r\n FREIRE (2001) FALA DOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE, VAMOS REFLETIR SOBRE AS\r\n CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A NOSSA PRÓPRIA FORMAÇÃO COMO FUTURO DOCENTE DE LÍNGUA\r\n PORTUGUESA """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PIBID, DOCENCIA, LINGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA_ID1054_04112019115625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEYSON SILVA ESTENDIO" "autor_nome_curto" => "CLEYSON SILVA" "autor_email" => "cle8659@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64639 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 501 "inscrito_id" => 1054 "titulo" => "PIBID: ENSINANDO E APRENDENDO COM A DOCÊNCIA" "resumo" => """ ESTE TRABALHO É DECORRENTE DE NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTA DO PROGRAMA\r\n INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PROGRAMA QUE VISA MELHORAR E\r\n VALORIZAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA PARA O ENSINO DA\r\n EDUCAÇÃO BÁSICA, PROMOVENDO A INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA DAS\r\n ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, DE MANEIRA QUE SE POSSA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA\r\n QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS.\r\n O PIBID É, POIS, UMA POLÍTICA PÚBLICA PIONEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE\r\n TEM INCIDIDO POSITIVAMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUE ATUA E NAS UNIVERSIDADES QUE\r\n DESENVOLVEM SUBPROJETOS VINCULADOS AO PROGRAMA. CABE RESSALTARMOS QUE UMA DAS AÇÕES\r\n IMPORTANTES DO PIBID É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA E FAZER COM QUE\r\n OS LICENCIANDOS VIVENCIEM SITUAÇÕES CONCRETAS DE ENSINO E POSSAM SE INTEIRAR DA DINÂMICA DE\r\n FUNCIONAMENTO DA ESCOLA, DA SALA DE AULA, ENFIM, DA DOCÊNCIA COMO UM TODO. MUITOS DESSES\r\n LICENCIANDOS, COMO É O NOSSO CASO, NUNCA TIVERAM EXPERIÊNCIA ALGUMA EM SALA DE AULA DE\r\n FORMA QUE A INSERÇÃO NO PIBID É A PRIMEIRA VIVÊNCIA COMO REGENTE DE ENSINO. ISSO É BASTANTE\r\n POSITIVO E INCIDE POSITIVAMENTE NA FORMAÇÃO DESSES LICENCIANDOS.\r\n COMO ESTA FOI A NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE, ENSEJAMOS REFLETIR NESTE\r\n TRABALHO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA COMO BOLSISTA NO REFERIDO PROGRAMA PARA AMPLIAR\r\n EM NÓS A NOSSA PERCEPÇÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, AMPLIANDO, ASSIM, A NOSSA PRÓPRIA\r\n COMPREENSÃO ACERCA DAS AÇÕES QUE DESENVOLVEMOS E DO PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO\r\n DOS ALUNOS. NESSE PROCESSO, VAMOS TRAZER À TONA, PORTANTO, MUITO DE NOSSAS MEMÓRIAS COMO\r\n DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL E, À LUZ DO QUE AFIRMA SILVEIRA (2015) SOBRE O PIBID E DO QUE\r\n FREIRE (2001) FALA DOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE, VAMOS REFLETIR SOBRE AS\r\n CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A NOSSA PRÓPRIA FORMAÇÃO COMO FUTURO DOCENTE DE LÍNGUA\r\n PORTUGUESA """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PIBID, DOCENCIA, LINGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA_ID1054_04112019115625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEYSON SILVA ESTENDIO" "autor_nome_curto" => "CLEYSON SILVA" "autor_email" => "cle8659@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }