RELATO ETNOGRÁFICO: METODOLOGIA DIALOGADA COMO CONSTRUÇÃO DO INDIV?DUO NA SOCIEDADE
OL?VIA FERNANDES
EMILY MACEDO DOS SANTOS
RESUMO
O PRESENTE ARTIGO ? UM RELATO, FRUTO DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE A FASE DE OBSERVAÇÃO A UMA AULA DE CAMPO, PARTE DO COMPONENTE CURRICULAR DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO. ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DA PRÁTICA DE NOVAS METODOLOGIAS QUE VENHAM A DESCONSTRUIR AS NORMAS EDUCACIONAIS, ESTABELECIDAS COMO PADRÃO NORMATIVO, E QUE REGEM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ESTUDO ETNOGRÁFICO ? EVIDENCIAR AS LACUNAS IDENTIFICADAS NO QUE CONCERNE AO ACOLHIMENTO DE CIDADÃOS ESTUDANTES NA PRIMEIRA FASE DE APRENDIZADO E QUE APRESENTAM UM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR. PARA TANTO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, FORAM UTILIZADOS O CONCEITO DE EDUCAÇÃO, A PARTIR DE TOSTA (2011), QUE INVESTIGA A FORMA COM QUE A EDUCAÇÃO ACONTECE EM CADA INDIV?DUO; E TAMBÉM SE RECORREU A FREIRE (1996), O QUAL ADMITE UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATRAVÉS DOS SABERES DOS INDIV?DUOS DESENVOLVIDOS NA SOCIEDADE. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE O ACOMPANHAMENTO DOS EDUCADORES DEVERÁ OBSERVAR AS RELAÇÕES SOCIAIS DOS/AS ESTUDANTES NO COTIDIANO ESCOLAR, REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ELES/AS E AS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA ESCOLAR DESSES/AS JOVENS.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO RECREATIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA.