AS REAÇÕES QUÍMICAS TEM SE MOSTRADO UM CONTEÚDO COM ALTO GRAU DE ABSTRAÇÃO, ISTO GERA EM MEIO AS AULAS DE QUÍMICA DIFICULDADES PARA O ALUNO ASSIMILAR O CONTEÚDO E ASSOCIA-LO COM SEU DIA A DIA. POR ESTA RAZ?O, BUSCOU-SE VIABILIZAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM EXPERIMENTOS DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS MELHOR COMPREENSÃO PELO ASSUNTO CITADO, EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO REGO EM QUEIMADAS-PB. FOI REALIZADA UMA PRÁTICA, NA QUAL FOI DIVIDIDA EM 2 MOMENTOS: AULA DE REVISÃO ENVOLVENDO A CONCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E AULA EXPERIMENTAL, QUE CONTINHA SEIS EXPERIMENTOS BASTANTE VISUAIS. FOI OBSERVADO QUE TODOS OS ENTREVISTADOS DO PRIMEIRO QUESTIONÁRIO SENTIRAM DIFICULDADES EM DIFERENCIAR UM FENÔMENO QUÍMICO DE UM PROCESSO FÍSICO. APÓS A AULA DE REVISÃO E A PRÁTICA EXPERIMENTAL OS ALUNOS RESPONDERAM UM OUTRO QUESTIONÁRIO DE FORMA SATISFATÓRIA, ASSOCIANDO OS CONTEÚDOS DE SALA DE AULA COM A EXPERIMENTAÇÃO. NOTOU-SE QUE 70% DOS ALUNOS ENTREVISTADOS SE INTERESSARAM BEM MAIS PELA PARTE VISUAL, POIS CONSEGUIRAM ASSIMILAR MELHOR ESSES EXPERIMENTOS COM O CONTEÚDO. DIANTE DO EXPOSTO, A EXPERIMENTAÇÃO ? V?LIDA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS, VISTO QUE, A PRÁTICA EXPERIMENTAL E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO TORNAM AS AULAS MAIS DINÂMICAS, INTERATIVAS E CONSEQUENTEMENTE FAZ COM QUE OS ALUNOS SINTAM MAIOR INTERESSE PELO ASSUNTO.