Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPERIMENTAÇÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATÉRIAS ALTERNATIVOS.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, REAÇÕES QUÍMICAS Pôster (PO) GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64495
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 394
    "inscrito_id" => 849
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATÉRIAS ALTERNATIVOS."
    "resumo" => "AS REAÇÕES QUÍMICAS TEM SE MOSTRADO UM CONTEÚDO COM ALTO GRAU DE ABSTRAÇÃO, ISTO GERA EM MEIO AS AULAS DE QUÍMICA DIFICULDADES PARA O ALUNO ASSIMILAR O CONTEÚDO E ASSOCIA-LO COM SEU DIA A DIA. POR ESTA RAZ?O, BUSCOU-SE VIABILIZAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM EXPERIMENTOS DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS MELHOR COMPREENSÃO PELO ASSUNTO CITADO, EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO REGO EM QUEIMADAS-PB. FOI REALIZADA UMA PRÁTICA, NA QUAL FOI DIVIDIDA EM 2 MOMENTOS: AULA DE REVISÃO ENVOLVENDO A CONCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E AULA EXPERIMENTAL, QUE CONTINHA SEIS EXPERIMENTOS BASTANTE VISUAIS. FOI OBSERVADO QUE TODOS OS ENTREVISTADOS DO PRIMEIRO QUESTIONÁRIO SENTIRAM DIFICULDADES EM DIFERENCIAR UM FENÔMENO QUÍMICO DE UM PROCESSO FÍSICO. APÓS A AULA DE REVISÃO E A PRÁTICA EXPERIMENTAL OS ALUNOS RESPONDERAM UM OUTRO QUESTIONÁRIO DE FORMA SATISFATÓRIA, ASSOCIANDO OS CONTEÚDOS DE SALA DE AULA COM A EXPERIMENTAÇÃO. NOTOU-SE QUE 70% DOS ALUNOS ENTREVISTADOS SE INTERESSARAM BEM MAIS PELA PARTE VISUAL, POIS CONSEGUIRAM ASSIMILAR MELHOR ESSES EXPERIMENTOS COM O CONTEÚDO. DIANTE DO EXPOSTO, A EXPERIMENTAÇÃO ? V?LIDA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS, VISTO QUE, A PRÁTICA EXPERIMENTAL E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO TORNAM AS AULAS MAIS DINÂMICAS, INTERATIVAS E CONSEQUENTEMENTE FAZ COM QUE OS ALUNOS SINTAM MAIOR INTERESSE PELO ASSUNTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, REAÇÕES QUÍMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID849_19102019192001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLLEY GLEDSTON GOUVEIA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "WESLLEY"
    "autor_email" => "weslleyseiya@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64495
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 394
    "inscrito_id" => 849
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATÉRIAS ALTERNATIVOS."
    "resumo" => "AS REAÇÕES QUÍMICAS TEM SE MOSTRADO UM CONTEÚDO COM ALTO GRAU DE ABSTRAÇÃO, ISTO GERA EM MEIO AS AULAS DE QUÍMICA DIFICULDADES PARA O ALUNO ASSIMILAR O CONTEÚDO E ASSOCIA-LO COM SEU DIA A DIA. POR ESTA RAZ?O, BUSCOU-SE VIABILIZAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM EXPERIMENTOS DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS MELHOR COMPREENSÃO PELO ASSUNTO CITADO, EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO REGO EM QUEIMADAS-PB. FOI REALIZADA UMA PRÁTICA, NA QUAL FOI DIVIDIDA EM 2 MOMENTOS: AULA DE REVISÃO ENVOLVENDO A CONCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E AULA EXPERIMENTAL, QUE CONTINHA SEIS EXPERIMENTOS BASTANTE VISUAIS. FOI OBSERVADO QUE TODOS OS ENTREVISTADOS DO PRIMEIRO QUESTIONÁRIO SENTIRAM DIFICULDADES EM DIFERENCIAR UM FENÔMENO QUÍMICO DE UM PROCESSO FÍSICO. APÓS A AULA DE REVISÃO E A PRÁTICA EXPERIMENTAL OS ALUNOS RESPONDERAM UM OUTRO QUESTIONÁRIO DE FORMA SATISFATÓRIA, ASSOCIANDO OS CONTEÚDOS DE SALA DE AULA COM A EXPERIMENTAÇÃO. NOTOU-SE QUE 70% DOS ALUNOS ENTREVISTADOS SE INTERESSARAM BEM MAIS PELA PARTE VISUAL, POIS CONSEGUIRAM ASSIMILAR MELHOR ESSES EXPERIMENTOS COM O CONTEÚDO. DIANTE DO EXPOSTO, A EXPERIMENTAÇÃO ? V?LIDA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS, VISTO QUE, A PRÁTICA EXPERIMENTAL E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO TORNAM AS AULAS MAIS DINÂMICAS, INTERATIVAS E CONSEQUENTEMENTE FAZ COM QUE OS ALUNOS SINTAM MAIOR INTERESSE PELO ASSUNTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, REAÇÕES QUÍMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID849_19102019192001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLLEY GLEDSTON GOUVEIA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "WESLLEY"
    "autor_email" => "weslleyseiya@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

AS REAÇÕES QUÍMICAS TEM SE MOSTRADO UM CONTEÚDO COM ALTO GRAU DE ABSTRAÇÃO, ISTO GERA EM MEIO AS AULAS DE QUÍMICA DIFICULDADES PARA O ALUNO ASSIMILAR O CONTEÚDO E ASSOCIA-LO COM SEU DIA A DIA. POR ESTA RAZ?O, BUSCOU-SE VIABILIZAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM EXPERIMENTOS DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS MELHOR COMPREENSÃO PELO ASSUNTO CITADO, EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO REGO EM QUEIMADAS-PB. FOI REALIZADA UMA PRÁTICA, NA QUAL FOI DIVIDIDA EM 2 MOMENTOS: AULA DE REVISÃO ENVOLVENDO A CONCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E AULA EXPERIMENTAL, QUE CONTINHA SEIS EXPERIMENTOS BASTANTE VISUAIS. FOI OBSERVADO QUE TODOS OS ENTREVISTADOS DO PRIMEIRO QUESTIONÁRIO SENTIRAM DIFICULDADES EM DIFERENCIAR UM FENÔMENO QUÍMICO DE UM PROCESSO FÍSICO. APÓS A AULA DE REVISÃO E A PRÁTICA EXPERIMENTAL OS ALUNOS RESPONDERAM UM OUTRO QUESTIONÁRIO DE FORMA SATISFATÓRIA, ASSOCIANDO OS CONTEÚDOS DE SALA DE AULA COM A EXPERIMENTAÇÃO. NOTOU-SE QUE 70% DOS ALUNOS ENTREVISTADOS SE INTERESSARAM BEM MAIS PELA PARTE VISUAL, POIS CONSEGUIRAM ASSIMILAR MELHOR ESSES EXPERIMENTOS COM O CONTEÚDO. DIANTE DO EXPOSTO, A EXPERIMENTAÇÃO ? V?LIDA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS, VISTO QUE, A PRÁTICA EXPERIMENTAL E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO TORNAM AS AULAS MAIS DINÂMICAS, INTERATIVAS E CONSEQUENTEMENTE FAZ COM QUE OS ALUNOS SINTAM MAIOR INTERESSE PELO ASSUNTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.