EXPERIMENTAÇÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATÉRIAS ALTERNATIVOS.
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64495 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 849 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATÉRIAS ALTERNATIVOS." "resumo" => "AS REAÇÕES QUÍMICAS TEM SE MOSTRADO UM CONTEÚDO COM ALTO GRAU DE ABSTRAÇÃO, ISTO GERA EM MEIO AS AULAS DE QUÍMICA DIFICULDADES PARA O ALUNO ASSIMILAR O CONTEÚDO E ASSOCIA-LO COM SEU DIA A DIA. POR ESTA RAZ?O, BUSCOU-SE VIABILIZAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM EXPERIMENTOS DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS MELHOR COMPREENSÃO PELO ASSUNTO CITADO, EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO REGO EM QUEIMADAS-PB. FOI REALIZADA UMA PRÁTICA, NA QUAL FOI DIVIDIDA EM 2 MOMENTOS: AULA DE REVISÃO ENVOLVENDO A CONCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E AULA EXPERIMENTAL, QUE CONTINHA SEIS EXPERIMENTOS BASTANTE VISUAIS. FOI OBSERVADO QUE TODOS OS ENTREVISTADOS DO PRIMEIRO QUESTIONÁRIO SENTIRAM DIFICULDADES EM DIFERENCIAR UM FENÔMENO QUÍMICO DE UM PROCESSO FÍSICO. APÓS A AULA DE REVISÃO E A PRÁTICA EXPERIMENTAL OS ALUNOS RESPONDERAM UM OUTRO QUESTIONÁRIO DE FORMA SATISFATÓRIA, ASSOCIANDO OS CONTEÚDOS DE SALA DE AULA COM A EXPERIMENTAÇÃO. NOTOU-SE QUE 70% DOS ALUNOS ENTREVISTADOS SE INTERESSARAM BEM MAIS PELA PARTE VISUAL, POIS CONSEGUIRAM ASSIMILAR MELHOR ESSES EXPERIMENTOS COM O CONTEÚDO. DIANTE DO EXPOSTO, A EXPERIMENTAÇÃO ? V?LIDA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS, VISTO QUE, A PRÁTICA EXPERIMENTAL E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO TORNAM AS AULAS MAIS DINÂMICAS, INTERATIVAS E CONSEQUENTEMENTE FAZ COM QUE OS ALUNOS SINTAM MAIOR INTERESSE PELO ASSUNTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, REAÇÕES QUÍMICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID849_19102019192001.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY GLEDSTON GOUVEIA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "WESLLEY" "autor_email" => "weslleyseiya@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64495 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 849 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATÉRIAS ALTERNATIVOS." "resumo" => "AS REAÇÕES QUÍMICAS TEM SE MOSTRADO UM CONTEÚDO COM ALTO GRAU DE ABSTRAÇÃO, ISTO GERA EM MEIO AS AULAS DE QUÍMICA DIFICULDADES PARA O ALUNO ASSIMILAR O CONTEÚDO E ASSOCIA-LO COM SEU DIA A DIA. POR ESTA RAZ?O, BUSCOU-SE VIABILIZAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA EM EXPERIMENTOS DE REAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS MELHOR COMPREENSÃO PELO ASSUNTO CITADO, EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO REGO EM QUEIMADAS-PB. FOI REALIZADA UMA PRÁTICA, NA QUAL FOI DIVIDIDA EM 2 MOMENTOS: AULA DE REVISÃO ENVOLVENDO A CONCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E AULA EXPERIMENTAL, QUE CONTINHA SEIS EXPERIMENTOS BASTANTE VISUAIS. FOI OBSERVADO QUE TODOS OS ENTREVISTADOS DO PRIMEIRO QUESTIONÁRIO SENTIRAM DIFICULDADES EM DIFERENCIAR UM FENÔMENO QUÍMICO DE UM PROCESSO FÍSICO. APÓS A AULA DE REVISÃO E A PRÁTICA EXPERIMENTAL OS ALUNOS RESPONDERAM UM OUTRO QUESTIONÁRIO DE FORMA SATISFATÓRIA, ASSOCIANDO OS CONTEÚDOS DE SALA DE AULA COM A EXPERIMENTAÇÃO. NOTOU-SE QUE 70% DOS ALUNOS ENTREVISTADOS SE INTERESSARAM BEM MAIS PELA PARTE VISUAL, POIS CONSEGUIRAM ASSIMILAR MELHOR ESSES EXPERIMENTOS COM O CONTEÚDO. DIANTE DO EXPOSTO, A EXPERIMENTAÇÃO ? V?LIDA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS, VISTO QUE, A PRÁTICA EXPERIMENTAL E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO TORNAM AS AULAS MAIS DINÂMICAS, INTERATIVAS E CONSEQUENTEMENTE FAZ COM QUE OS ALUNOS SINTAM MAIOR INTERESSE PELO ASSUNTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, REAÇÕES QUÍMICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID849_19102019192001.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY GLEDSTON GOUVEIA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "WESLLEY" "autor_email" => "weslleyseiya@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }