O PRESENTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR E ANALISAR COMO O PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO E A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS NO EXERCÍCIO DE SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL E APRESENTAR AS DIFICULDADES DE ATUAÇÃO QUE ELES ENFRENTARAM NO MOMENTO DA EXPERIÊNCIA, OBTENDO TAIS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE RELATOS PESSOAIS. COMO EVIDENCIA HUBERMAN (2000), O DESENVOLVER-SE DO SUJEITO DENTRO DE UMA PROFISSÃO ACONTECE DE FORMA PROCESSUAL E NÃO COM SUCESSIVOS ACONTECIMENTOS, E CADA SUJEITO APRESENTA FORMAS DIFERENTES DE LIDAR COM ESSE PROCESSO. A FORMAÇÃO DOCENTE TAMBÉM SE TORNA ALGO COM PERSPECTIVA DE PROCESSO, QUE ESTÁ EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO, ATRAVÉS DAS REVIS?ES NECESSÁRIAS PERANTE O TRABALHO QUE SE EXERCE, SENDO ASSIM, ELA ? CONSTRUÍDA E RECONSTRUÍDA DIVERSAS VEZES DE ACORDO COM AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS, COMO AFIRMA PIMENTA (1996). OS RESULTADOS OBTIDOS, A PARTIR DE RELATOS ANALISADOS, PRODUZIDOS POR RESIDENTES, MOSTRARAM QUE A VIVÊNCIA PRÁTICA ESTÁ INTERLIGADA COM A TEORIA, COMO MOSTRA O ESTUDO DE HUBERMAN (2000), NO QUE CONCERNE AO PROCESSO PELO QUAL O PROFESSOR INICIANTE VIVENCIA. CONSTATOU-SE, COM BASE NOS EXCERTOS DOS SEUS RELATOS, QUE AS RESIDENTES PASSARAM POR FASES QUE HUBERMAN (2000) CHAMA DE SOBREVIVÊNCIA E DESCOBERTA, TENDO A MAIORIA DOS RESIDENTES NA PRIMEIRA FASE E APENAS UM NA SEGUNDA, COM OLHARES DISTINTOS SOBRE O EXERCER DA PROFISSÃO.