EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS RECURSOS
DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS.
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64470 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 249 "titulo" => """ EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS RECURSOS\r\n DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS. """ "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE ATRAVÉS DA PRESENÇA/AUSÊNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. BUSCAMOS APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DESSES RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, PARA A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO E A QUALIDADE DO ENSINO. PARA ISSO, ANALISAMOS ALGUNS POSTULADOS TEÓRICOS COMO OLIVEIRA, PANIAGUA E PAL?CIOS, ENTRE OUTROS. UTILIZAMOS O MÉTODO DE PESQUISA EXPLICATIVA EM DETRIMENTO DA RELEVÂNCIA DO TEMA E PARA ANÁLISE DOS DADOS A ABORDAGEM QUALITATIVA. ENTENDEMOS POR RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS TODOS INSTRUMENTOS INDISSOCI?VEIS A PRÁTICA DOCENTE E FACILITADORES NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, CAPAZES DE ESTIMULAR A CRIANÇA EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER, TAIS COMO APARELHOS MIDIÁTICOS E MATERIAIS CONCRETOS; CARTAZES, JOGOS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ENTRE OUTROS. POR ESSE VIÉS, ANALISAMOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COMO BOLSISTAS DO PIBID/ SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB C?MPUS III, O QUÃO OS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS INFLUENCIAM NA CONSTRUÇÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E NO INTERESSE DOS EDUCANDOS. NESSE SENTIDO, CONSIDERAMOS AS REAIS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA FAZER O BOM USO DESSES MATERIAIS BEM COMO PARA A ADAPTAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DESSES EM SUA AUSÊNCIA. PORTANTO, APRESENTAMOS NESTE TRABALHO A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR LEVAR PARA SALA DE AULA RECURSOS QUE OFERE?AM AS CRIANÇAS UMA VARIEDADE DE INFORMAÇÕES, ONDE POSSAM DESENVOLVER SUAS HABILIDADES MOTORAS, COGNITIVAS, A ORALIDADE, ENTRE OUTROS ASPECTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, RECURSOS DIDÁTICOS, TECNOLOGIAS, PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID249_09102019130208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DA SILVA PONTES DE PAIVA " "autor_nome_curto" => "LARISSA PONTES " "autor_email" => "larissasilva083@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64470 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 249 "titulo" => """ EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS RECURSOS\r\n DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS. """ "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE ATRAVÉS DA PRESENÇA/AUSÊNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. BUSCAMOS APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DESSES RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, PARA A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO E A QUALIDADE DO ENSINO. PARA ISSO, ANALISAMOS ALGUNS POSTULADOS TEÓRICOS COMO OLIVEIRA, PANIAGUA E PAL?CIOS, ENTRE OUTROS. UTILIZAMOS O MÉTODO DE PESQUISA EXPLICATIVA EM DETRIMENTO DA RELEVÂNCIA DO TEMA E PARA ANÁLISE DOS DADOS A ABORDAGEM QUALITATIVA. ENTENDEMOS POR RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS TODOS INSTRUMENTOS INDISSOCI?VEIS A PRÁTICA DOCENTE E FACILITADORES NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, CAPAZES DE ESTIMULAR A CRIANÇA EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER, TAIS COMO APARELHOS MIDIÁTICOS E MATERIAIS CONCRETOS; CARTAZES, JOGOS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ENTRE OUTROS. POR ESSE VIÉS, ANALISAMOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COMO BOLSISTAS DO PIBID/ SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB C?MPUS III, O QUÃO OS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS INFLUENCIAM NA CONSTRUÇÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E NO INTERESSE DOS EDUCANDOS. NESSE SENTIDO, CONSIDERAMOS AS REAIS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA FAZER O BOM USO DESSES MATERIAIS BEM COMO PARA A ADAPTAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DESSES EM SUA AUSÊNCIA. PORTANTO, APRESENTAMOS NESTE TRABALHO A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR LEVAR PARA SALA DE AULA RECURSOS QUE OFERE?AM AS CRIANÇAS UMA VARIEDADE DE INFORMAÇÕES, ONDE POSSAM DESENVOLVER SUAS HABILIDADES MOTORAS, COGNITIVAS, A ORALIDADE, ENTRE OUTROS ASPECTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, RECURSOS DIDÁTICOS, TECNOLOGIAS, PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID249_09102019130208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DA SILVA PONTES DE PAIVA " "autor_nome_curto" => "LARISSA PONTES " "autor_email" => "larissasilva083@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }