ESTE TRABALHO OBJETIVA-SE EM ANALISAR A EXECUÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CAMPO DA GEOGRAFIA DA ESCOLA JOSÉ TOMAZ DE AQUINO NO MUNICÍPIO DE CUITEGI- PB , NÃO S? PELA DIMENSÃO PEDAGÓGICA MAS TAMBÉM SOB O ENFOQUE E RELEVÂNCIA DADA ÀS AULAS DE GEOGRAFIA DURANTE ? EXECUÇÃO DO PROGRAMA PARA OS 08 GRADUANDOS CAMPUS ?III- GUARABIRA-PB , QUE PUDERAM ACOMPANHAR , CONTRIBUIR E VIVENCIAR O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE FORMA COMPROMETIDA , RESPONSÁVEL E DINÂMICA DIANTE DA OFERTA EDUCACIONAL QUE A REFERIDA ESCOLA DESEMPENHA. ESTA ANÁLISE TEM POR JUSTIFICATIVA MOSTRAR COMO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PÔDE CONTRIBUIR E ESTIMULAR A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA , DA UEPB DO CAMPUS III RECONHECENDO A ESCOLA MUNICIPAL JOSE TOMAZ DE AQUINO COMO TERRITÓRIO DE APRENDIZAGEM E DE TRABALHO FORMATIVO PARA OS ESTUDANTES . OS MEIOS METODOLÓGICOS FORAM OS MOMENTOS VIVENCIADOS ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÃO E DAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA .OS AUTORES MENCIONADOS NESTE RESUMO FORAM AMORIM; COSTA(2012), CASTROGIOVANI (2000), CALLAI (2013),CAMARGO(2012),FREIRE(1992),GARCIA(2002) E GHEDIN (2008) POR ENFATIZAM A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE COMO UMA RIQUEZA DE CONHECIMENTOS QUE JUNTAMENTE COM AS SUAS VIVÊNCIAS, ASSUME O PONTO DE PARTIDA DE QUALQUER PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO DOCENTE E CURRICULAR DO MEIO EDUCACIONAL.