AS TECNOLOGIAS SÃO PRODUTOS DOS SISTEMAS IDEOLÓGICO-SOCIAIS CRIADOS COM O OBJETIVO DE AUXILIAR A SOCIEDADE HUMANA EM SUAS ATIVIDADES. SUAS FORMAS RECENTES SÃO CHAMADAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), CUJAS CONSEQUÊNCIAS SÃO AMPLAS, OBEDECENDO AO PARADIGMA DE INSEPARABILIDADE ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA). LOGO, A EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA, OU PARA QUALQUER OUTRA CIÊNCIA, DEVE CAPACITAR O ALUNO ? CIDADANIA, INCLUSIVE PERPASSANDO O USO DAS TECNOLOGIAS DE SUA ÉPOCA DE MANEIRA EFETIVA. PARA TANTO, DIVERSOS ESTUDOS TEÓRICOS E PR?TICOS SÃO NECESSÁRIOS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE ? FORMAÇÃO DOCENTE QUE PERMITA UTILIZAR TAIS MÉTODOS DE MANEIRA ADEQUADA. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE VISA EXPOR E DISCUTIR AS INFORMAÇÕES QUANTO ? EDUCAÇÃO CONTEMPOR?NEA, COM FOCO NO USO DAS TICS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, RESSALTANDO OS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS E ATIVAS NO SÉCULO XXI. NÃO OBSTANTE, PERCEBE-SE QUE AS TICS SÃO ALTERNATIVAS VALIOSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E EXIGEM UMA FORMAÇÃO DOCENTE COMPETENTE, ALÉM DE PLANEJAMENTO E ADEQUAÇÃO AO CONTEXTO DE SALA. SÃO EXEMPLOS DESSAS FERRAMENTAS, EM PARTE DOMINADAS PELOS DISCENTES, OS SMARTPHONES, TABLETS, JOGOS E APLICATIVOS EDUCACIONAIS, ALÉM DE RECURSOS MULTIMÍDIA. POR FIM, FICA CLARA A NECESSIDADE DE MAIS ESTUDOS PR?TICOS NA ÁREA A FIM DE CONSOLIDAR COMPREENS?ES E PERMITIR AÇÕES EFICIENTES NA EDUCAÇÃO.