O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS MINHAS EXPERIÊNCIAS COMO ALUNA DE GRADUAÇÃO E ALUNA BOLSISTA DE ALGUNS PROJETOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. PARA TANTO, É NECESSÁRIO QUE ENTENDAMOS QUE A LIGAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA SEMPRE FOI UM GRANDE DESAFIO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, MAS NÃO EXCLUSIVAMENTE NELA. EXISTE UMA DISTÂNCIA ENTRE O PENSAR E O FAZER ALGO QUE PODE SER VENCIDA E UM DOS CAMINHOS PARA A SUPERAÇÃO DESSA SITUAÇÃO É A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. CONTEXTOS ESSES QUE CONSTROEM CONHECIMENTO COM ÊNFASE NA PRÁTICA, SEM PERDER DE VISTA, PORÉM, A BASE TEÓRICA. UM CONTEXTO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA É, POIS, UMA OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR SITUAÇÕES CONCRETAS E SIGNIFICATIVAS, BASEADA NO TRIPÉ: SENTIR/PENSAR/AGIR, COM OBJETIVOS PEDAGÓGICOS. EM OUTRAS PALAVRAS, NUM CONTEXTO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA OCORRE APROPRIAÇÃO, CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS, DE FORMA ATIVA E REFLEXIVA.
PARA MIM, O PRINCIPAL OBJETIVO DOS CONTEXTOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA É O DE OFERECER AOS PARTICIPANTES UM DESENVOLVIMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO DOS FUTUROS PROFESSORES COM A APROPRIAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS. EMÍLIA