Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MATEMATICAMENTE LENDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAG?GICA SOBRE O USO DE POEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA

Palavra-chaves: ESTATÍSTICA, POEMA, TABELA SIMPLES, GRÁFICO PICT?RICO Pôster (PO) GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64541
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 316
    "inscrito_id" => 276
    "titulo" => "MATEMATICAMENTE LENDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAG?GICA SOBRE O USO DE POEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA"
    "resumo" => """
      A EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR OS ALUNOS DO 3º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB A COMPREENDER COMO SE D? O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA SIMPLES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO MODELO DE GRÁFICO PICT?RICO. TENDO EM VISTA AS RECOMENDAÇÕES FEITAS NOS DOCUMENTOS NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO, E QUE, POR VEZES, O APRENDIZADO DE ESTATÍSTICA PODE SER VISTO PELOS ALUNOS COMO ENFADONHO E CANSATIVO, FOI PROPOSTO UMA AULA INTERDISCIPLINAR QUE ARTICULASSE CONTEÚDOS DA ÁREA DE LINGUAGENS, COMO O GÊNERO TEXTUAL POEMA E A FLEXÃO NUMÉRICA DOS SUBSTANTIVOS, AO OBJETIVO PROPOSTO NO PROJETO.\r\n
      UTILIZANDO O POEMA ?O GIRASSOL? DE VIN?CIUS DE MORAIS, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A IDENTIFICAR QUAIS OS INSETOS PRESENTES NO TEXTO E ESTIPULAR A QUANTIDADE DOS REFERIDOS PARA, ASSIM, PRODUZIR UMA TABELA SIMPLES, RECONHECENDO, COM O AUXÍLIO DAS RESIDENTES, AS CARACTERÍSTICAS DE UM GRÁFICO PICT?RICO E DA TABELA SIMPLES EM SI.\r\n
      CONCLUÍMOS, ANALISANDO A AÇÃO DE FORMA GERAL, QUE O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA PODE E DEVE SER FEITO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, POIS ALÉM DE AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER O USO PR?TICO NOS DIVERSOS CONTEXTOS, ESTIMULA O PRAZER NO AMBIENTE EDUCACIONAL. A PARTICIPAÇÃO ATIVA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZADO E DEMONSTRASSEM AVANÇOS POSITIVOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ESTATÍSTICA, POEMA, TABELA SIMPLES, GRÁFICO PICT?RICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA_ID276_25112019084136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMA ALVES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GILMA ALVES"
    "autor_email" => "gilmaaf_28@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64541
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 316
    "inscrito_id" => 276
    "titulo" => "MATEMATICAMENTE LENDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAG?GICA SOBRE O USO DE POEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA"
    "resumo" => """
      A EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR OS ALUNOS DO 3º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB A COMPREENDER COMO SE D? O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA SIMPLES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO MODELO DE GRÁFICO PICT?RICO. TENDO EM VISTA AS RECOMENDAÇÕES FEITAS NOS DOCUMENTOS NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO, E QUE, POR VEZES, O APRENDIZADO DE ESTATÍSTICA PODE SER VISTO PELOS ALUNOS COMO ENFADONHO E CANSATIVO, FOI PROPOSTO UMA AULA INTERDISCIPLINAR QUE ARTICULASSE CONTEÚDOS DA ÁREA DE LINGUAGENS, COMO O GÊNERO TEXTUAL POEMA E A FLEXÃO NUMÉRICA DOS SUBSTANTIVOS, AO OBJETIVO PROPOSTO NO PROJETO.\r\n
      UTILIZANDO O POEMA ?O GIRASSOL? DE VIN?CIUS DE MORAIS, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A IDENTIFICAR QUAIS OS INSETOS PRESENTES NO TEXTO E ESTIPULAR A QUANTIDADE DOS REFERIDOS PARA, ASSIM, PRODUZIR UMA TABELA SIMPLES, RECONHECENDO, COM O AUXÍLIO DAS RESIDENTES, AS CARACTERÍSTICAS DE UM GRÁFICO PICT?RICO E DA TABELA SIMPLES EM SI.\r\n
      CONCLUÍMOS, ANALISANDO A AÇÃO DE FORMA GERAL, QUE O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA PODE E DEVE SER FEITO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, POIS ALÉM DE AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER O USO PR?TICO NOS DIVERSOS CONTEXTOS, ESTIMULA O PRAZER NO AMBIENTE EDUCACIONAL. A PARTICIPAÇÃO ATIVA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZADO E DEMONSTRASSEM AVANÇOS POSITIVOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ESTATÍSTICA, POEMA, TABELA SIMPLES, GRÁFICO PICT?RICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA_ID276_25112019084136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMA ALVES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GILMA ALVES"
    "autor_email" => "gilmaaf_28@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR OS ALUNOS DO 3º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB A COMPREENDER COMO SE D? O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA SIMPLES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO MODELO DE GRÁFICO PICT?RICO. TENDO EM VISTA AS RECOMENDAÇÕES FEITAS NOS DOCUMENTOS NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO, E QUE, POR VEZES, O APRENDIZADO DE ESTATÍSTICA PODE SER VISTO PELOS ALUNOS COMO ENFADONHO E CANSATIVO, FOI PROPOSTO UMA AULA INTERDISCIPLINAR QUE ARTICULASSE CONTEÚDOS DA ÁREA DE LINGUAGENS, COMO O GÊNERO TEXTUAL POEMA E A FLEXÃO NUMÉRICA DOS SUBSTANTIVOS, AO OBJETIVO PROPOSTO NO PROJETO. UTILIZANDO O POEMA ?O GIRASSOL? DE VIN?CIUS DE MORAIS, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A IDENTIFICAR QUAIS OS INSETOS PRESENTES NO TEXTO E ESTIPULAR A QUANTIDADE DOS REFERIDOS PARA, ASSIM, PRODUZIR UMA TABELA SIMPLES, RECONHECENDO, COM O AUXÍLIO DAS RESIDENTES, AS CARACTERÍSTICAS DE UM GRÁFICO PICT?RICO E DA TABELA SIMPLES EM SI. CONCLUÍMOS, ANALISANDO A AÇÃO DE FORMA GERAL, QUE O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA PODE E DEVE SER FEITO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, POIS ALÉM DE AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER O USO PR?TICO NOS DIVERSOS CONTEXTOS, ESTIMULA O PRAZER NO AMBIENTE EDUCACIONAL. A PARTICIPAÇÃO ATIVA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZADO E DEMONSTRASSEM AVANÇOS POSITIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.