MATEMATICAMENTE LENDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAG?GICA SOBRE O USO DE POEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64541 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 316 "inscrito_id" => 276 "titulo" => "MATEMATICAMENTE LENDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAG?GICA SOBRE O USO DE POEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA" "resumo" => """ A EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR OS ALUNOS DO 3º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB A COMPREENDER COMO SE D? O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA SIMPLES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO MODELO DE GRÁFICO PICT?RICO. TENDO EM VISTA AS RECOMENDAÇÕES FEITAS NOS DOCUMENTOS NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO, E QUE, POR VEZES, O APRENDIZADO DE ESTATÍSTICA PODE SER VISTO PELOS ALUNOS COMO ENFADONHO E CANSATIVO, FOI PROPOSTO UMA AULA INTERDISCIPLINAR QUE ARTICULASSE CONTEÚDOS DA ÁREA DE LINGUAGENS, COMO O GÊNERO TEXTUAL POEMA E A FLEXÃO NUMÉRICA DOS SUBSTANTIVOS, AO OBJETIVO PROPOSTO NO PROJETO.\r\n UTILIZANDO O POEMA ?O GIRASSOL? DE VIN?CIUS DE MORAIS, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A IDENTIFICAR QUAIS OS INSETOS PRESENTES NO TEXTO E ESTIPULAR A QUANTIDADE DOS REFERIDOS PARA, ASSIM, PRODUZIR UMA TABELA SIMPLES, RECONHECENDO, COM O AUXÍLIO DAS RESIDENTES, AS CARACTERÍSTICAS DE UM GRÁFICO PICT?RICO E DA TABELA SIMPLES EM SI.\r\n CONCLUÍMOS, ANALISANDO A AÇÃO DE FORMA GERAL, QUE O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA PODE E DEVE SER FEITO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, POIS ALÉM DE AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER O USO PR?TICO NOS DIVERSOS CONTEXTOS, ESTIMULA O PRAZER NO AMBIENTE EDUCACIONAL. A PARTICIPAÇÃO ATIVA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZADO E DEMONSTRASSEM AVANÇOS POSITIVOS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "ESTATÍSTICA, POEMA, TABELA SIMPLES, GRÁFICO PICT?RICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA_ID276_25112019084136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMA ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GILMA ALVES" "autor_email" => "gilmaaf_28@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64541 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 316 "inscrito_id" => 276 "titulo" => "MATEMATICAMENTE LENDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAG?GICA SOBRE O USO DE POEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA" "resumo" => """ A EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR OS ALUNOS DO 3º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB A COMPREENDER COMO SE D? O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA SIMPLES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO MODELO DE GRÁFICO PICT?RICO. TENDO EM VISTA AS RECOMENDAÇÕES FEITAS NOS DOCUMENTOS NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO, E QUE, POR VEZES, O APRENDIZADO DE ESTATÍSTICA PODE SER VISTO PELOS ALUNOS COMO ENFADONHO E CANSATIVO, FOI PROPOSTO UMA AULA INTERDISCIPLINAR QUE ARTICULASSE CONTEÚDOS DA ÁREA DE LINGUAGENS, COMO O GÊNERO TEXTUAL POEMA E A FLEXÃO NUMÉRICA DOS SUBSTANTIVOS, AO OBJETIVO PROPOSTO NO PROJETO.\r\n UTILIZANDO O POEMA ?O GIRASSOL? DE VIN?CIUS DE MORAIS, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A IDENTIFICAR QUAIS OS INSETOS PRESENTES NO TEXTO E ESTIPULAR A QUANTIDADE DOS REFERIDOS PARA, ASSIM, PRODUZIR UMA TABELA SIMPLES, RECONHECENDO, COM O AUXÍLIO DAS RESIDENTES, AS CARACTERÍSTICAS DE UM GRÁFICO PICT?RICO E DA TABELA SIMPLES EM SI.\r\n CONCLUÍMOS, ANALISANDO A AÇÃO DE FORMA GERAL, QUE O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA PODE E DEVE SER FEITO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, POIS ALÉM DE AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER O USO PR?TICO NOS DIVERSOS CONTEXTOS, ESTIMULA O PRAZER NO AMBIENTE EDUCACIONAL. A PARTICIPAÇÃO ATIVA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZADO E DEMONSTRASSEM AVANÇOS POSITIVOS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "ESTATÍSTICA, POEMA, TABELA SIMPLES, GRÁFICO PICT?RICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA_ID276_25112019084136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMA ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GILMA ALVES" "autor_email" => "gilmaaf_28@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }