A EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR OS ALUNOS DO 3º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB A COMPREENDER COMO SE D? O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA SIMPLES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO MODELO DE GRÁFICO PICT?RICO. TENDO EM VISTA AS RECOMENDAÇÕES FEITAS NOS DOCUMENTOS NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO, E QUE, POR VEZES, O APRENDIZADO DE ESTATÍSTICA PODE SER VISTO PELOS ALUNOS COMO ENFADONHO E CANSATIVO, FOI PROPOSTO UMA AULA INTERDISCIPLINAR QUE ARTICULASSE CONTEÚDOS DA ÁREA DE LINGUAGENS, COMO O GÊNERO TEXTUAL POEMA E A FLEXÃO NUMÉRICA DOS SUBSTANTIVOS, AO OBJETIVO PROPOSTO NO PROJETO.
UTILIZANDO O POEMA ?O GIRASSOL? DE VIN?CIUS DE MORAIS, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A IDENTIFICAR QUAIS OS INSETOS PRESENTES NO TEXTO E ESTIPULAR A QUANTIDADE DOS REFERIDOS PARA, ASSIM, PRODUZIR UMA TABELA SIMPLES, RECONHECENDO, COM O AUXÍLIO DAS RESIDENTES, AS CARACTERÍSTICAS DE UM GRÁFICO PICT?RICO E DA TABELA SIMPLES EM SI.
CONCLUÍMOS, ANALISANDO A AÇÃO DE FORMA GERAL, QUE O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA PODE E DEVE SER FEITO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, POIS ALÉM DE AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER O USO PR?TICO NOS DIVERSOS CONTEXTOS, ESTIMULA O PRAZER NO AMBIENTE EDUCACIONAL. A PARTICIPAÇÃO ATIVA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZADO E DEMONSTRASSEM AVANÇOS POSITIVOS.