O ESTUDO DOS CONECTORES EM SALA DE AULA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64572 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 375 "titulo" => "O ESTUDO DOS CONECTORES EM SALA DE AULA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O ENSINO GRAMATICAL ? UM IMPORTANTE PILAR DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. POR ESSA RAZ?O, TORNA-SE, MUITAS VEZES, PREDOMINANTEMENTE METALINGUÍSTICO NESSAS AULAS. ESSA ÊNFASE FOI HISTORICAMENTE CONSTRUÍDA E CONTINUA SENDO REITERADA NAS ESCOLAS ATRAVÉS DE UM ESTUDO RESTRITO A CLASSIFICAÇÕES MORFOLÓGICAS E SINTÁTICAS. EM VISTA DISSO, ? QUE SE FAZ NECESSÁRIA A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA PROPICIAR REFLEXÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA. CONSIDERANDO A ESSENCIALIDADE DESSA PRÁTICA EM SALA DE AULA, ESTE RESUMO EXPANDIDO CENTRA-SE NA APRESENTAÇÃO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES CONCENTRADAS NO ESTUDO DE CONECTORES, RECONHECENDO-OS EM SUAS FUNÇÕES SINTÁTICAS E SEM?NTICAS. O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DE UMA INTERVENÇÃO COMO BOLSISTA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A QUAL REALIZAMOS NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES EM MONTEIRO-PB EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE UMA SEMANA. O TRABALHO COM ESSE ASSUNTO FOI DETERMINADO PELO PLANO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUE TEVE COMO BASE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COBRADAS PELA PROVA BRASIL. NOSSO OBJETIVO ? REITERAR A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO CONTEXTUALIZADO DA LÍNGUA E REFLETIR SOBRE A RELEVÂNCIA DOS CONECTORES NO PROCESSO DE CONEXÃO LÓGICO-DISCURSIVO ENTRE AS PARTES DO TEXTO. PARA TANTO, APOIAMO-NOS TEORICAMENTE EM ANTUNES (2005, 2014), BEZERRA E REINALDO (2013) E SOARES (2002). OS RESULTADOS DA NOSSA PROPOSTA MOSTRARAM-SE SATISFATÓRIOS, UMA VEZ QUE PROMOVEU A REFLEXÃO DE TERMOS QUE USAMOS COTIDIANAMENTE, INSTIGOU O PENSAMENTO DOS ALUNOS ACERCA DA FUNÇÃO DOS CONECTORES E PROMOVEU PARTICIPAÇÃO E INTERESSE PELAS AULAS DE PORTUGUÊS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ANÁLISE LINGUÍSTICA, CONECTORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID375_20102019163151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA DA SILVA NÁRIO" "autor_nome_curto" => "ANA SILVA" "autor_email" => "anna_sillva@live.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64572 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 375 "titulo" => "O ESTUDO DOS CONECTORES EM SALA DE AULA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O ENSINO GRAMATICAL ? UM IMPORTANTE PILAR DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. POR ESSA RAZ?O, TORNA-SE, MUITAS VEZES, PREDOMINANTEMENTE METALINGUÍSTICO NESSAS AULAS. ESSA ÊNFASE FOI HISTORICAMENTE CONSTRUÍDA E CONTINUA SENDO REITERADA NAS ESCOLAS ATRAVÉS DE UM ESTUDO RESTRITO A CLASSIFICAÇÕES MORFOLÓGICAS E SINTÁTICAS. EM VISTA DISSO, ? QUE SE FAZ NECESSÁRIA A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA PROPICIAR REFLEXÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA. CONSIDERANDO A ESSENCIALIDADE DESSA PRÁTICA EM SALA DE AULA, ESTE RESUMO EXPANDIDO CENTRA-SE NA APRESENTAÇÃO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES CONCENTRADAS NO ESTUDO DE CONECTORES, RECONHECENDO-OS EM SUAS FUNÇÕES SINTÁTICAS E SEM?NTICAS. O PRESENTE TRABALHO ? FRUTO DE UMA INTERVENÇÃO COMO BOLSISTA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A QUAL REALIZAMOS NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES EM MONTEIRO-PB EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE UMA SEMANA. O TRABALHO COM ESSE ASSUNTO FOI DETERMINADO PELO PLANO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUE TEVE COMO BASE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COBRADAS PELA PROVA BRASIL. NOSSO OBJETIVO ? REITERAR A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO CONTEXTUALIZADO DA LÍNGUA E REFLETIR SOBRE A RELEVÂNCIA DOS CONECTORES NO PROCESSO DE CONEXÃO LÓGICO-DISCURSIVO ENTRE AS PARTES DO TEXTO. PARA TANTO, APOIAMO-NOS TEORICAMENTE EM ANTUNES (2005, 2014), BEZERRA E REINALDO (2013) E SOARES (2002). OS RESULTADOS DA NOSSA PROPOSTA MOSTRARAM-SE SATISFATÓRIOS, UMA VEZ QUE PROMOVEU A REFLEXÃO DE TERMOS QUE USAMOS COTIDIANAMENTE, INSTIGOU O PENSAMENTO DOS ALUNOS ACERCA DA FUNÇÃO DOS CONECTORES E PROMOVEU PARTICIPAÇÃO E INTERESSE PELAS AULAS DE PORTUGUÊS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ANÁLISE LINGUÍSTICA, CONECTORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID375_20102019163151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA DA SILVA NÁRIO" "autor_nome_curto" => "ANA SILVA" "autor_email" => "anna_sillva@live.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }