CADA CULTURA TEM SUA FORMA MITOLÓGICA DE EXPLICAR AS PRIMEIRAS LEITURAS DO MUNDO. MESMO COM SUAS SEMELHANÇAS E DIFEREN?AS, CADA CULTURA POSSUI SUA NARRATIVA DE CRIAÇÃO POR MEIO DE DEUSES E DIVINDADES. ? POSSÍVEL PERCEBER, CLARAMENTE, QUE ALGUMAS MITOLOGIAS GANHAM MAIS ÊNFASE QUE OUTRAS, COMO POR EXEMPLO A MITOLOGIA GREGA VERSUS MITOLOGIA AFRICANA. A ESCOLA COMO UM ESPAÇO RESPONSÁVEL PELA DIFUSÃO DOS DIFERENTES CONHECIMENTOS, SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA MUDANÇAS E QUEBRAS DE PARADIGMAS. MAS PERCEBE-SE QUE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO HÁ UMA CERTA DIFICULDADE EM ACEITAR QUE EM NOSSA FORMAÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL, SOMOS UMA NAÇÃO MULTIRRACIAL E PLURI?TNICA DE GRANDE DIVERSIDADE CULTURAL, QUE MESMO COM A FORTE INFLUÊNCIA DA CULTURA EUROPEIA, NÃO FOI CAPAZ DE APAGAR, DE FORMA DEFINITIVA, A CULTURA AFRICANA E SUAS INFLUÊNCIAS. ? VISANDO ESSA DIFICULDADE QUE O PRESENTE TRABALHO PRETENDE FAZER UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEITURA DAS MITOLOGIAS AFRICANAS NAS ESCOLAS, COMO FORMA DE POSSIBILITAR VIS?ES POSITIVAS ACERCA DA CULTURA NEGRA, E DAR UMA NOVA ÉTICA DE EXISTÊNCIA, NÃO S? AS APREENDIDAS PELO EUROPEU, TIDO SEMPRE COMO O DETENTOR DE TODO UM CONHECIMENTO, MAS TAMBÉM DO POVO NEGRO. OS MITOS AFRICANOS PODEM SER UMA FERRAMENTA PARA A RELAÇÃO ENTRE CULTURA EUROPEIA E DEMAIS CULTURAS. E MESMO QUE O MITO TENHA UM CARÁTER SIMB?LICO E IMAGINÁRIO, ELE ? A ?PREVISÃO? DE MUNDO DE TODAS AS CULTURAS, E MESMO NÃO SENDO REAIS, TRAZEM UMA REALIDADE DE PENSAMENTOS QUE ESTÁ LIGADA A UM POVO. A IDEIA ? QUE O MITO SEJA UMA ESTRATÉGIA PARA DIFUNDIR CONHECIMENTOS CULTURAIS.