A MITOLOGIA AFRICANA COMO ESTRATÉGIA PARA A
EXPANSÃO E DIFUSÃO DAS SUBJETIVIDADES CULTURAIS:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64359 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 482 "titulo" => """ A MITOLOGIA AFRICANA COMO ESTRATÉGIA PARA A\r\n EXPANSÃO E DIFUSÃO DAS SUBJETIVIDADES CULTURAIS:\r\n DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA """ "resumo" => "CADA CULTURA TEM SUA FORMA MITOLÓGICA DE EXPLICAR AS PRIMEIRAS LEITURAS DO MUNDO. MESMO COM SUAS SEMELHANÇAS E DIFEREN?AS, CADA CULTURA POSSUI SUA NARRATIVA DE CRIAÇÃO POR MEIO DE DEUSES E DIVINDADES. ? POSSÍVEL PERCEBER, CLARAMENTE, QUE ALGUMAS MITOLOGIAS GANHAM MAIS ÊNFASE QUE OUTRAS, COMO POR EXEMPLO A MITOLOGIA GREGA VERSUS MITOLOGIA AFRICANA. A ESCOLA COMO UM ESPAÇO RESPONSÁVEL PELA DIFUSÃO DOS DIFERENTES CONHECIMENTOS, SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA MUDANÇAS E QUEBRAS DE PARADIGMAS. MAS PERCEBE-SE QUE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO HÁ UMA CERTA DIFICULDADE EM ACEITAR QUE EM NOSSA FORMAÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL, SOMOS UMA NAÇÃO MULTIRRACIAL E PLURI?TNICA DE GRANDE DIVERSIDADE CULTURAL, QUE MESMO COM A FORTE INFLUÊNCIA DA CULTURA EUROPEIA, NÃO FOI CAPAZ DE APAGAR, DE FORMA DEFINITIVA, A CULTURA AFRICANA E SUAS INFLUÊNCIAS. ? VISANDO ESSA DIFICULDADE QUE O PRESENTE TRABALHO PRETENDE FAZER UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEITURA DAS MITOLOGIAS AFRICANAS NAS ESCOLAS, COMO FORMA DE POSSIBILITAR VIS?ES POSITIVAS ACERCA DA CULTURA NEGRA, E DAR UMA NOVA ÉTICA DE EXISTÊNCIA, NÃO S? AS APREENDIDAS PELO EUROPEU, TIDO SEMPRE COMO O DETENTOR DE TODO UM CONHECIMENTO, MAS TAMBÉM DO POVO NEGRO. OS MITOS AFRICANOS PODEM SER UMA FERRAMENTA PARA A RELAÇÃO ENTRE CULTURA EUROPEIA E DEMAIS CULTURAS. E MESMO QUE O MITO TENHA UM CARÁTER SIMB?LICO E IMAGINÁRIO, ELE ? A ?PREVISÃO? DE MUNDO DE TODAS AS CULTURAS, E MESMO NÃO SENDO REAIS, TRAZEM UMA REALIDADE DE PENSAMENTOS QUE ESTÁ LIGADA A UM POVO. A IDEIA ? QUE O MITO SEJA UMA ESTRATÉGIA PARA DIFUNDIR CONHECIMENTOS CULTURAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "CULTURA NEGRA, DIVINDADES, DIVERSIDADE, MITOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA19_ID482_18102019183713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUYVIA MARCELE LEAL N?BREGA" "autor_nome_curto" => "SUYVIA" "autor_email" => "suyvia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64359 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 482 "titulo" => """ A MITOLOGIA AFRICANA COMO ESTRATÉGIA PARA A\r\n EXPANSÃO E DIFUSÃO DAS SUBJETIVIDADES CULTURAIS:\r\n DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA """ "resumo" => "CADA CULTURA TEM SUA FORMA MITOLÓGICA DE EXPLICAR AS PRIMEIRAS LEITURAS DO MUNDO. MESMO COM SUAS SEMELHANÇAS E DIFEREN?AS, CADA CULTURA POSSUI SUA NARRATIVA DE CRIAÇÃO POR MEIO DE DEUSES E DIVINDADES. ? POSSÍVEL PERCEBER, CLARAMENTE, QUE ALGUMAS MITOLOGIAS GANHAM MAIS ÊNFASE QUE OUTRAS, COMO POR EXEMPLO A MITOLOGIA GREGA VERSUS MITOLOGIA AFRICANA. A ESCOLA COMO UM ESPAÇO RESPONSÁVEL PELA DIFUSÃO DOS DIFERENTES CONHECIMENTOS, SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA MUDANÇAS E QUEBRAS DE PARADIGMAS. MAS PERCEBE-SE QUE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO HÁ UMA CERTA DIFICULDADE EM ACEITAR QUE EM NOSSA FORMAÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL, SOMOS UMA NAÇÃO MULTIRRACIAL E PLURI?TNICA DE GRANDE DIVERSIDADE CULTURAL, QUE MESMO COM A FORTE INFLUÊNCIA DA CULTURA EUROPEIA, NÃO FOI CAPAZ DE APAGAR, DE FORMA DEFINITIVA, A CULTURA AFRICANA E SUAS INFLUÊNCIAS. ? VISANDO ESSA DIFICULDADE QUE O PRESENTE TRABALHO PRETENDE FAZER UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEITURA DAS MITOLOGIAS AFRICANAS NAS ESCOLAS, COMO FORMA DE POSSIBILITAR VIS?ES POSITIVAS ACERCA DA CULTURA NEGRA, E DAR UMA NOVA ÉTICA DE EXISTÊNCIA, NÃO S? AS APREENDIDAS PELO EUROPEU, TIDO SEMPRE COMO O DETENTOR DE TODO UM CONHECIMENTO, MAS TAMBÉM DO POVO NEGRO. OS MITOS AFRICANOS PODEM SER UMA FERRAMENTA PARA A RELAÇÃO ENTRE CULTURA EUROPEIA E DEMAIS CULTURAS. E MESMO QUE O MITO TENHA UM CARÁTER SIMB?LICO E IMAGINÁRIO, ELE ? A ?PREVISÃO? DE MUNDO DE TODAS AS CULTURAS, E MESMO NÃO SENDO REAIS, TRAZEM UMA REALIDADE DE PENSAMENTOS QUE ESTÁ LIGADA A UM POVO. A IDEIA ? QUE O MITO SEJA UMA ESTRATÉGIA PARA DIFUNDIR CONHECIMENTOS CULTURAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "CULTURA NEGRA, DIVINDADES, DIVERSIDADE, MITOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA19_ID482_18102019183713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUYVIA MARCELE LEAL N?BREGA" "autor_nome_curto" => "SUYVIA" "autor_email" => "suyvia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }