ESSE TRABALHO SE CONSTITUI COMO UMA COSTURA DE EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE QUEIMADAS - PB, JUNTO A ARTICULAÇÃO DIRETA COM O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA ? CAPES ? UEPB. A PARTIR DO ANDAMENTO DO PROJETO MURAL PARA CONSCIÊNCIA NEGRA, TECEMOS POSSIBILIDADES PARA O RESPEITO ? DIVERSIDADE ?TNICA NA EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO. ATENTAMO-NOS PARA ÀS CONEX?ES DE MICHEL FOUCAULT (1999) NO QUE DENOMINA A INSURREI??O DOS ?SABERES SUJEITADOS? PARA (RE)SIGNIFICAR OS SABERES DA IDENTIDADE AFRO BRASILEIRA AOS/AS ALUNOS/AS E AS CONSIDERAÇÕES DE SYLVIO GADELHA (2013). REVELANDO COMO ESSES SUJEITOS, EMBORA MARCADOS PELA DIFEREN?A, NÃO SE RESIGNAM PASSIVAMENTE EM SEU LUGAR DE SUBALTERNIDADE E, LOGO, TECEM RESISTÊNCIA AO PRODUZIR SABERES CIENTÍFICOS, LITERÁRIOS, LOCAIS, ETC. NOSSO OBJETIVO ? DESMANTELAR A LÓGICA DAS TECNOLOGIAS DE SUJEIÇÃO DESTE SABER DISSIDENTE, PARI PASSUM, MOSTRANDO NOSSAS ARTICULAÇÕES E ENVOLVIMENTO COM OS/AS ALUNOS/AS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO PARA 20 DE NOVEMBRO; SOBRETUDO, APONTAR COMO AS REVERBERAÇÕES TEM DESEMPENHADO, SIGNIFICATIVAMENTE, SOBRE A REPRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS AFRO-BRASILEIRO, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA.