O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURGIU COM BASE EM DOIS OBJETIVOS: REFOR?AR A PRÁTICA DOCENTE DURANTE A GRADUAÇÃO E NÃO APENAS NO SEU FIM, COM O ESTÁGIO, E APROXIMAR AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, ESTABELECENDO ASSIM UMA RELAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES M?TUAS PARA O APERFEIÇOAMENTO DE AMBAS. NOSSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO RESSALTAR ESSA APROXIMAÇÃO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI BASEADA NA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS. ESPECIFICAMENTE, AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO ? O CONTATO DIRETO COM A REALIDADE DO PROFESSOR, OU SEJA, A INSERÇÃO DO UNIVERSIT?RIO NO MUNDO DOS DOCENTES E SUA PRÁTICA, PREPARANDO-O ASSIM PARA EXERCER SUA FUNÇÃO FUTURAMENTE. PARA QUE O LICENCIANDO NÃO TENHA CONTATO COM A SALA DE AULA SOMENTE NA ETAPA FINAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO, O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PROPORCIONA QUE ESSE CONTATO SEJA ESTABELECIDO ANTECIPADAMENTE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE O PROCESSO DE ADMISSÃO PARA O PROJETO ? REALIZADO COM ALUNOS DO IV PERÍODO ADIANTE, OU SEJA, ANTES MESMO DE TEREM CUMPRIDO METADE DE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA.