A CRITICIDADE ? UM FATOR CRUCIAL NA FORMAÇÃO DO INDIV?DUO, TRABALHAR NA CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO ? ALGO QUE PROFESSORES DEVEM ALMEJAR (BRASIL, 1998, P.7). O CORPUS DESTE TRABALHO FOI FEITO A PARTIR DO PERÍODO DE REGÊNCIA DE PROFESSORES ESTAGI?RIOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA, (DORAVANTE PIBID) EM UM M?DULO ESPEC?FICO NA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE. SENDO ASSIM, ESTA PESQUISA TEM COMO FOCO VERIFICAR COMO A MÚSICA PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS. ESTE TRABALHO ESTÁ FUNDAMENTADO NA PERSPECTIVA DE MACHADO (2002) SOBRE PROFISSÃO DOCENTE E TRABALHO PRESCRITO, DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEYWLY (2004) SOBRE SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LIPMAN (1995), RATHS (1977) E KOCK (1987) SOBRE DESENVOLVIMENTO CRÍTICO, ASSIM COMO AS CONCEPÇÕES DE IDEOLOGIA E PRÁTICA SOCIAL PROPOSTOS POR VAN DJIK (1995) E FAIRCLOUGH (1992) E DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DO ALUNADO PRESENTE NOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN). ESTA PESQUISA, REALIZADA NO ANO DE 2019, SE CARACTERIZA COMO UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO COM CARÁTER DE ESTUDO DE CASO, QUE CONFORME GIL (2008) ? UM ESTUDO QUE INVESTIGA UM FENÔMENO ESPEC?FICO DENTRO DE SEU CONTEXTO ATUAL.CONTUDO, MEDIANTE A PESQUISA DESENVOLVIDA, CONCLUÍMOS QUE A MÚSICA ? UM ARTIFÍCIO EFICAZ PARA TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS DISCENTES.