ESTE ARTIGO ? DECORRENTE DAS NOSSAS AÇÕES COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO - PB. NA OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS EM QUE ESTAMOS ATUANDO, PERCEBEMOS QUE, EMBORA HAJA PLANEJAMENTO PARA A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS EM CADA BIMESTRE, HÁ CERTA DISPARIDADE ENTRE OS CONTEÚDOS ESCOLHIDOS PARA UMA MESMA AULA OU PARA O CONJUNTO DE AULAS DO BIMESTRE. NESSE SENTIDO, ACREDITAMOS QUE A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PODER? DAR UMA MAIOR COERÊNCIA AOS CONTEÚDOS A SEREM MINISTRADOS E UMA MAIOR UNIDADE ENTRE UMA AULA E OUTRA. ASSIM, TECEREMOS ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ELEMENTO SISTEMATIZADOR DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, UMA VEZ QUE ACREDITAMOS QUE ELA FUNCIONA COMO IMPORTANTE RECURSO DIDÁTICO QUE PODE CONTRIBUIR PARA UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVOS. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO ? CARACTERIZADO UMA PESQUISA AÇÃO, POIS PARTE DA ANÁLISE DAS NOSSAS AÇÕES. COMO LASTRO TEÓRICO, BASEAMO-NOS EM ARAÚJO (2013), ANTUNES (2003), DOLZ ET AL (2004) E GERALDI (2006).