SABEMOS QUE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ENFRENTOU PROCESSOS, MODIFICAÇÕES E DESAFIOS AO LONGO DOS TEMPOS. NA CONTEMPORANEIDADE, OS DOCENTES DE GEOGRAFIA TAMBÉM ENFRENTAM DESAFIOS MEDIANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM. DESTA FORMA, A PESQUISA OBJETIVA APRESENTAR OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA E NA PRÁTICA DOCENTE TENDO POR BASE UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS ESCOLAS TRABALHADAS PELOS RESIDENTES E PRECEPTORAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA DO CAMPUS III DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. ESPECIFICAMENTE, ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE APONTANDO O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E EXPOR OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS PARTICIPANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. A ESCOLHA DO TEMA SE DEU A PARTIR DA NOSSA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA; PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS ESSES DESAFIOS ORIUNDOS DE NOSSA PRÓPRIA VIVÊNCIA ANTES DO TÉRMINO DO CURSO E NÃO APENAS POR EXPERIÊNCIA DOS OUTROS. O TRABALHO SE UTILIZAR? DO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÍTICO, SEU PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARTE DE AUTORES COMO ANDRADE (2008), CALLAI (2011), MANFIO (2016), CARDOSO (2016) E MAYLSZ (2011); POSTERIORMENTE, TEREMOS A ANÁLISE DOS DADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COM OS RESIDENTES DAS ESCOLAS. O TRABALHO CONTA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TRATANDO-SE DE UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, GUARABIRA/PB E ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO, CUITEGI/PB. A PESQUISA POSSUI RELEVÂNCIA PARA A SOCIEDADE CONTEMPOR?NEA QUE REFLETEM DIANTE A CONJUNTURA EDUCACIONAL E QUE PROCURAM MELHORIAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA ALÉM DE DEMOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO REFERIDO PROGRAMA PARA OS RESIDENTES, APRESENTA OS DESAFIOS MEDIANTE SUAS PRÁTICAS DOCENTES.