DESAFIOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESCOLAS PARCEIRAS DO CENTRO DE HUMANIDADES ? UEPB.
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64450 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 70 "inscrito_id" => 145 "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESCOLAS PARCEIRAS DO CENTRO DE HUMANIDADES ? UEPB." "resumo" => "SABEMOS QUE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ENFRENTOU PROCESSOS, MODIFICAÇÕES E DESAFIOS AO LONGO DOS TEMPOS. NA CONTEMPORANEIDADE, OS DOCENTES DE GEOGRAFIA TAMBÉM ENFRENTAM DESAFIOS MEDIANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM. DESTA FORMA, A PESQUISA OBJETIVA APRESENTAR OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA E NA PRÁTICA DOCENTE TENDO POR BASE UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS ESCOLAS TRABALHADAS PELOS RESIDENTES E PRECEPTORAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA DO CAMPUS III DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. ESPECIFICAMENTE, ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE APONTANDO O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E EXPOR OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS PARTICIPANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. A ESCOLHA DO TEMA SE DEU A PARTIR DA NOSSA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA; PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS ESSES DESAFIOS ORIUNDOS DE NOSSA PRÓPRIA VIVÊNCIA ANTES DO TÉRMINO DO CURSO E NÃO APENAS POR EXPERIÊNCIA DOS OUTROS. O TRABALHO SE UTILIZAR? DO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÍTICO, SEU PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARTE DE AUTORES COMO ANDRADE (2008), CALLAI (2011), MANFIO (2016), CARDOSO (2016) E MAYLSZ (2011); POSTERIORMENTE, TEREMOS A ANÁLISE DOS DADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COM OS RESIDENTES DAS ESCOLAS. O TRABALHO CONTA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TRATANDO-SE DE UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, GUARABIRA/PB E ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO, CUITEGI/PB. A PESQUISA POSSUI RELEVÂNCIA PARA A SOCIEDADE CONTEMPOR?NEA QUE REFLETEM DIANTE A CONJUNTURA EDUCACIONAL E QUE PROCURAM MELHORIAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA ALÉM DE DEMOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO REFERIDO PROGRAMA PARA OS RESIDENTES, APRESENTA OS DESAFIOS MEDIANTE SUAS PRÁTICAS DOCENTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, GEOGRAFIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID145_10102019011149.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GILMARA SILVA " "autor_email" => "gilmarasilvageo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64450 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 70 "inscrito_id" => 145 "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESCOLAS PARCEIRAS DO CENTRO DE HUMANIDADES ? UEPB." "resumo" => "SABEMOS QUE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ENFRENTOU PROCESSOS, MODIFICAÇÕES E DESAFIOS AO LONGO DOS TEMPOS. NA CONTEMPORANEIDADE, OS DOCENTES DE GEOGRAFIA TAMBÉM ENFRENTAM DESAFIOS MEDIANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM. DESTA FORMA, A PESQUISA OBJETIVA APRESENTAR OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA E NA PRÁTICA DOCENTE TENDO POR BASE UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS ESCOLAS TRABALHADAS PELOS RESIDENTES E PRECEPTORAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA DO CAMPUS III DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. ESPECIFICAMENTE, ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE APONTANDO O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E EXPOR OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS PARTICIPANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. A ESCOLHA DO TEMA SE DEU A PARTIR DA NOSSA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA; PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS ESSES DESAFIOS ORIUNDOS DE NOSSA PRÓPRIA VIVÊNCIA ANTES DO TÉRMINO DO CURSO E NÃO APENAS POR EXPERIÊNCIA DOS OUTROS. O TRABALHO SE UTILIZAR? DO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÍTICO, SEU PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARTE DE AUTORES COMO ANDRADE (2008), CALLAI (2011), MANFIO (2016), CARDOSO (2016) E MAYLSZ (2011); POSTERIORMENTE, TEREMOS A ANÁLISE DOS DADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COM OS RESIDENTES DAS ESCOLAS. O TRABALHO CONTA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TRATANDO-SE DE UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, GUARABIRA/PB E ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TOMAZ DE AQUINO, CUITEGI/PB. A PESQUISA POSSUI RELEVÂNCIA PARA A SOCIEDADE CONTEMPOR?NEA QUE REFLETEM DIANTE A CONJUNTURA EDUCACIONAL E QUE PROCURAM MELHORIAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA ALÉM DE DEMOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO REFERIDO PROGRAMA PARA OS RESIDENTES, APRESENTA OS DESAFIOS MEDIANTE SUAS PRÁTICAS DOCENTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, GEOGRAFIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID145_10102019011149.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GILMARA SILVA " "autor_email" => "gilmarasilvageo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }