A REALIDADE DO ENSINO NAS SALAS DE AULAS, VEM SENDO ALGO DE CONSTANTE DISCUSSÃO POR EDUCADORES QUE REFLETEM SOBRE AS PRÁTICAS TRADICIONALISTAS DE ENSINO E AVALIAM SE REALMENTE OCORRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ? NESTE SENTIDO, QUE SURGEM DIVERSAS METODOLOGIAS DE ENSINO, DENTRE ELAS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ? UM DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS DA CAPES DE AÇÃO GOVERNAMENTAL, QUE LEVA OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL A UMA CONSTRUÇÃO DESENVOLVEDORA DO ENSINO, FAZENDO-OS CONHECER O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E LEVAR UMA BAGAGEM DE REFLEXÕES PARA A SALA DE AULA EM SEU FUTURO COMO PROFESSOR EFETIVO. DURANTE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO PROGRAMA, OS RESIDENTES AVALIARAM NESTE PROCESSO, ALGUMAS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PERCEBEU-SE QUE ELAS CENTRAVAM-SE EM CONTEÚDOS DE ANOS ANTERIORES, COMO, PRODUTOS NOTÁVEIS, ÁREAS E VOLUMES DE FIGURAS, PROPRIEDADE DISTRIBUTIVA E ENTRE OUTROS. ASSIM, BASEADO NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DOS AUTORES BRASIL (1998), ONUCHIC(1999) E DANTE (2010), APLICAMOS EM SALA DE AULA O MÉTODO DAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, ENVOLVENDO ALGUNS CONTEÚDOS BÁSICOS EM QUE OS ALUNOS MAIS TINHAM PROBLEMAS E TRATAMOS DESSE MÉTODO, POIS, EXPRIME OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS, SEM QUE O MESMO RECEBA AS RESPOSTAS DO PROFESSOR, OU SEJA, SE TORNA ALGO CONSTRUTIVO DE SE TRABALHAR, EM RAZ?O DE QUE AO APLICAR-SE, PODE-SE OBSERVAR E APRENDER JUNTAMENTE COM OS ALUNOS. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FOI NOSSA ?CARTA NA MANGA?, POR SER EFICAZ E PRODUZIR MUITO EM SEUS EFEITOS.