ANÁLISE TEÓRICA E PRÁTICA DO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64399 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 903 "titulo" => "ANÁLISE TEÓRICA E PRÁTICA DO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A REALIDADE DO ENSINO NAS SALAS DE AULAS, VEM SENDO ALGO DE CONSTANTE DISCUSSÃO POR EDUCADORES QUE REFLETEM SOBRE AS PRÁTICAS TRADICIONALISTAS DE ENSINO E AVALIAM SE REALMENTE OCORRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ? NESTE SENTIDO, QUE SURGEM DIVERSAS METODOLOGIAS DE ENSINO, DENTRE ELAS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ? UM DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS DA CAPES DE AÇÃO GOVERNAMENTAL, QUE LEVA OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL A UMA CONSTRUÇÃO DESENVOLVEDORA DO ENSINO, FAZENDO-OS CONHECER O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E LEVAR UMA BAGAGEM DE REFLEXÕES PARA A SALA DE AULA EM SEU FUTURO COMO PROFESSOR EFETIVO. DURANTE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO PROGRAMA, OS RESIDENTES AVALIARAM NESTE PROCESSO, ALGUMAS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PERCEBEU-SE QUE ELAS CENTRAVAM-SE EM CONTEÚDOS DE ANOS ANTERIORES, COMO, PRODUTOS NOTÁVEIS, ÁREAS E VOLUMES DE FIGURAS, PROPRIEDADE DISTRIBUTIVA E ENTRE OUTROS. ASSIM, BASEADO NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DOS AUTORES BRASIL (1998), ONUCHIC(1999) E DANTE (2010), APLICAMOS EM SALA DE AULA O MÉTODO DAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, ENVOLVENDO ALGUNS CONTEÚDOS BÁSICOS EM QUE OS ALUNOS MAIS TINHAM PROBLEMAS E TRATAMOS DESSE MÉTODO, POIS, EXPRIME OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS, SEM QUE O MESMO RECEBA AS RESPOSTAS DO PROFESSOR, OU SEJA, SE TORNA ALGO CONSTRUTIVO DE SE TRABALHAR, EM RAZ?O DE QUE AO APLICAR-SE, PODE-SE OBSERVAR E APRENDER JUNTAMENTE COM OS ALUNOS. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FOI NOSSA ?CARTA NA MANGA?, POR SER EFICAZ E PRODUZIR MUITO EM SEUS EFEITOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID903_19102019225550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARCOS ALMEIDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO MARCOS" "autor_email" => "joaomarcos0120@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64399 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 903 "titulo" => "ANÁLISE TEÓRICA E PRÁTICA DO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A REALIDADE DO ENSINO NAS SALAS DE AULAS, VEM SENDO ALGO DE CONSTANTE DISCUSSÃO POR EDUCADORES QUE REFLETEM SOBRE AS PRÁTICAS TRADICIONALISTAS DE ENSINO E AVALIAM SE REALMENTE OCORRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ? NESTE SENTIDO, QUE SURGEM DIVERSAS METODOLOGIAS DE ENSINO, DENTRE ELAS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ? UM DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS DA CAPES DE AÇÃO GOVERNAMENTAL, QUE LEVA OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL A UMA CONSTRUÇÃO DESENVOLVEDORA DO ENSINO, FAZENDO-OS CONHECER O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E LEVAR UMA BAGAGEM DE REFLEXÕES PARA A SALA DE AULA EM SEU FUTURO COMO PROFESSOR EFETIVO. DURANTE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO PROGRAMA, OS RESIDENTES AVALIARAM NESTE PROCESSO, ALGUMAS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PERCEBEU-SE QUE ELAS CENTRAVAM-SE EM CONTEÚDOS DE ANOS ANTERIORES, COMO, PRODUTOS NOTÁVEIS, ÁREAS E VOLUMES DE FIGURAS, PROPRIEDADE DISTRIBUTIVA E ENTRE OUTROS. ASSIM, BASEADO NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DOS AUTORES BRASIL (1998), ONUCHIC(1999) E DANTE (2010), APLICAMOS EM SALA DE AULA O MÉTODO DAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, ENVOLVENDO ALGUNS CONTEÚDOS BÁSICOS EM QUE OS ALUNOS MAIS TINHAM PROBLEMAS E TRATAMOS DESSE MÉTODO, POIS, EXPRIME OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS, SEM QUE O MESMO RECEBA AS RESPOSTAS DO PROFESSOR, OU SEJA, SE TORNA ALGO CONSTRUTIVO DE SE TRABALHAR, EM RAZ?O DE QUE AO APLICAR-SE, PODE-SE OBSERVAR E APRENDER JUNTAMENTE COM OS ALUNOS. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FOI NOSSA ?CARTA NA MANGA?, POR SER EFICAZ E PRODUZIR MUITO EM SEUS EFEITOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID903_19102019225550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARCOS ALMEIDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO MARCOS" "autor_email" => "joaomarcos0120@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }