A FORMAÇÃO DOCENTE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS VEM GERANDO GRANDES DISCUSSÕES E PROBLEMÁTICAS, A QUAL SE OBSERVA QUE A DOCÊNCIA TEM SE TORNADO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL, PRINCIPALMENTE QUANDO O ASSUNTO ? ESCOLA, ALUNOS E PREPARAÇÃO PARA A REALIDADE DOS SUJEITOS. PENSANDO SOBRE ESSA INTERAÇÃO, ESTE TRABALHO DÊ-SE MEDIANTE A UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA DA REDES ESTADUAL DE ENSINO NO ESTADO DA PARAÍBA, EM QUE PARTE, DE AÇÕES DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO PIBID-UEPB. PARA TANTO, UTILIZAMOS DO CAMPO DA MEMÓRIA, DIALOGANDO COM A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL DE CARTAS DE MEMÓRIA, CONSEGUIMOS ASSIMILAR DOS ALUNOS ATRAVÉS DA ESCRITA, DIFICULDADES NO PROCESSO FORMATIVO, TAIS COMO LACUNAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. CONTUDO, NO DECORRER DO CAMPO DA MULTIDISCIPLINAR, CONSEGUIMOS COMPREENDER TAMBÉM O QUANTO O PAPEL DO PROFESSOR ? DESAFIADOR, NA MEDIDA QUE ELE PRECISA ESTÁ COMPROMETIDO NA CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS COM OS CONTEÚDOS, ELE ACABA CERCADO PELA A CONVIVÊNCIA FAMILIAR QUE CADA ALUNO TRAZ PARA O COTIDIANO ESCOLAR. SENDO ASSIM, PROBLEMATIZAMOS O CONCEITO DE MEMÓRIA E A IMPORTÂNCIA QUE ELA TRAZ NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE SUA IDENTIDADE, ENTENDENDO ASSIM, SUA RELAÇÃO COM A FAM?LIA, A ESCOLA, OS SONHOS E A EDUCAÇÃO. TORNANDO-SE DESSA FORMAR UM GRANDE DESAFIO PARA O PROFESSOR, CONCILIAR TODAS ESSAS QUESTÕES COM O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO.