ESTE TRABALHO ? O RESULTADO DE INTERVENÇÕES DE ALUNOS BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA PIBID NA TURMA DO 7º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL C?NEGO SANDOVAL, NO MUNICÍPIO DE BREJO DO CRUZ- PB. O TEMA, GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIAS LITERÁRIAS, FOI SELECIONADO EM VIRTUDE DE O MESMO ESTAR INCLUSO NA PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DA TURMA OBJETO DA AMOSTRA PARA A PESQUISA. A EXECUÇÃO DO PROJETO EM QUESTÃO TEVE COMO OBJETIVO REVISITAR AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS COM O INTUITO DE DESPERTAR O PRAZER DE CONTAR/RECONTAR ESSES ACONTECIMENTOS PASSADOS. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA CENTRALIZOU-SE NO RECONHECIMENTO DAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS E SUAS CARACTERÍSTICAS; INCENTIVO AO H?BITO DA LEITURA; ESTÍMULO ? ESCRITA POR MEIO DE TEXTOS PRODUZIDOS NESTE GÊNERO. A METODOLOGIA DO TRABALHO BASEOU-SE EM PLANOS DIDÁTICOS REGIDOS PELO LIVRO DAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ?SE BEM ME LEMBRO...? (CENPEC, 2010). OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS MEDIANTE O FEEDBACK DOS ALUNOS SOBRE O QUE FOI EXPOSTO EM SALA DE AULA, PARA EVIDENCIAR QUAIS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS SURGIRAM COM AS PRÁTICAS POSTAS. DESSA FORMA, FOI ALCANÇADO DESEMPENHOS SATISFATÓRIOS ACERCA DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.